terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Archetype Analysis - Gravekeeper's

Yoo Minaa o/
Blz ?

Agora vou trazer para vocês mais uma análise de arquetipo, com tudo que tem direito! Acompanhem:














Os Gravekeeper's são uma série de monstros tipo Spellcaster e com o atributo DARK (excessão da carta Gravekeeper's Commandant), que ganharam reforços recentemente no Starstrike Blast, mas já estavam no jogo por meio de outros Sets, como por exemplo Absolute Powerforce, Force of the Breaker dentre outros.

Aparência:
Os Gravekeeper's lembram supostos habitantes do antigo Egito, que tinham como legado o dever de proteger a tumba do Faraó, que era a figura mais importante do Egito antigo. Se formos comparar os Gravekeeper's com algo mais moderno, podemos dizer que eles se parecem com o personagem de Oded Fehr no filme "A Múmia" (The Mummy), que podemos ver abaixo, quando o mesmo esta caracterizado de Ardeth Bay, seu personagem no filme. Vejam:

Como podemos perceber também, nas artes dos Gravekeeper's, podemos notar que os mesmos usam roupas mais longas, parecidas com um sobre-tudo, que é uma das características de parte do povo egípcio, para que os mesmo possam/pudessem se proteger dos efeitos dos raios solares do calor escaldante do deserto ou de regiões próximas. Alguns adornos que parecem ser ouro nos remetem também ao antigo Egito, onde o ouro fazia parte de vários objetos ligados a arte ou a qualquer objeto de cobiça dos poderosos do antigo Egito.

Jogabilidade:
Num passado não muito distante, os Gravekeeper's eram daquelas série de monstros que muitos consideram um conjunto fraco, o que fazia com que os mesmos fossem esquecidos e/ou deixados de lados por muitos duelistas. Um dos poucos Gravekeeper's que eram usados, era o Gravekeeper's Spy, que tinha seu efeito aproveitado primeito ao Gravekeeper's Guard e mais recentemente pelo Gravekeeper's Descendant.

Com o passar do tempo, os Gravekeeper's foram ganhando um formato mais definido, primeiro com o Gravekeeper's Visionary, que era considerado um dos melhores Gravekeeper's até então. Para nós do TCG, a vinda do Startrike Blast significou uma das novas eras do duelo moderno, onde começamos a usar com nossas próprias mãos o Accel Synchro, mas para os que esperavam uma certa renovação dos Gravekeeper's, com a vinda do seu mais novo e um dos mais fortes membros, o Gravekeeper's Recruiter. Junto com a Pot of Duality, o Gravekeeper's Recruiter proporcionou uma bela virada de jogo para os Gravekeeper's, fazendo com os mesmos funcionassem bem e com uma velocidade incomum e única, pois proporcionavam buscas rápidas de opções no deck, com uma forte força de ataque contra o seu oponente.

Esse poder foi melhor testado frete ao YCS Atlata, onde Frazier Smith ganhou o torneio usando este novo formato do deck Gravekeeper's, mostrando e apresentando ao mundo a frase que se os Gravekeeper's falassem, iriam com certeza dizer: Vim, ganhei e sou foda! (Fuck Yea!)

Depois disso não se viu muito os Gravekeeper's em grandes torneios, mas podem ter certeza que eles vão vir e com tudo. Claro, que os Gravekeeper's vão ficar na mão da Banlist de Março, que vai decidir se os mesmos vão, ou não perder cartas importantes para o andamento do deck, como por exemplo Solemn Warning e Pot of Duality.

Analisando os suportes dos Gravekeeper's mais separadamente, vamos com certeza falar de cartas como Necrovalley, que o Field Spell Card que é suporte dos mesmos, que vai impedir o uso por parte do seu oponente de cartas como Monster Reborn e Call of the Haunted, que são cartas que vamos ver em quase todos os decks atuais. Outra carta interessante é a Royal Tribute, que fez com que o Frazier Smith ganhasse o YCS brincando, pois a mesma tirava muitas opções do oponente, fazendo com que você traga o jogo mais para o seu lado e cadencie o mesmo, fazendo com que ambos os jogadores descartem todos os monstros da mão se a Necrovalley estiver em campo e como os Gravekeeper's usam poucos monstros, quem se prejudicava mais era o oponente, pois muitos decks usam muitos monstros, tais como Debris-Dandy (media de 20-23 monstros) e QuickDandy-Warrior (media de 20-23 monstros).

Se por um acaso vocês descartarem monstros Gravekeeper's com a Royal Tribute, Gravekeeper's Stele pode buscar 2 Gravekeeper's Monster do cemitério, fazendo com que vocês possam recuperar cartas como Gravekeeper's Recruiter, que pode também buscar 1 Gravekeeper's com 1500 ou menos de DEF no deck, sendo considerado assim a Witch of the Black Forest dos Gravekeeper's.

Podemos contar o atributo DARK dos mesmos, usando cartas como Allure of Darkness, para que possamos assim puxar 2 cartas por remover de jogo 1 DARK monster. Dark Armed Dragon também é interessante, uma vez que o deck usa poucos monstros e a maioria DARK, fazendo com que fique fácil invocar o DAD. Também podemos lembrar de cartas como Spirit Reaper, para que possamos segurar mais o jogo.

Os decks Gravekeeper's Style, ganharam também um ar mais Anti-Meta pois usam muitas Trap, fazendo com que o arquetipo fique ainda mais equilibrado, podendo enfrentar tranquilamente arquetipos como os Lightsworn, Gladiator Beasts e X-Sabers.

Concluindo, podemos lembrar que o TOP 4 do YCS Atlanta contava com 3 decks Gravekeeper's, então posso afirmar que foi apenas um aperitivo do que eles nos reservam para esse ano de 2011, claro, se a Banlist permitir.

Curiosidades:
Gravekeeper's vem de "Guarda do Túmulo", nos lembrando de um personagem do próprio Yu-Gi-Oh!, o Marik Ishtar, antes de mais nada, acompanhem a imagem abaixo:

O Marik era uma especia de "Protetor da Tumba", assim como sua família em si, tendo o dever de revelar a tatuagem em suas costas (no anime em Inglês) e também de guardar o local da tumba do faraó Atem, onde o mesmo leva Yugi e o Atem para ter o duelo final, para que o faraó Atem saiba se pode finalmente passar para a outra vida sabendo que o Yugi estara preparado para seguir sozinho.

Gameplay:

Deck(s) Recomendado(s) e Estratégias: Frazier Smith Gravekeeper's Deck 14 Monstros 3x Gravekeeper’s Spy 3x Gravekeeper’s Commandant 3x Gravekeeper’s Descendant 3x Gravekeeper’s Recruiter 2x Gravekeeper’s Assailant 15 Mágicas 3x Pot of Duality 3x Book of Moon 3x Royal Tribute 2x Necrovalley 2x Gravekeeper’s Stele 1x Dark Hole 1x Allure of Darkness 11 Armadilhas 2x Solemn Warning 2x Bottomless Trap Hole 2x Starlight Road 2x Dimensional Prison 1x Mirror Force 1x Compulsory Evacuation Device 1x Solemn Judgment SIDE 2x Malefic Stardust Dragon 2x Cyber Dragon 2x Effect Veiler 2x Mystical Space Typhoon 2x Nobleman of Crossout 2x Smashing Ground 1x Necrovalley 1x Compulsory Evacuation Device 1x Royal Oppression EX DECK 3x Stardust Dragon 1x Arcanite Magician 1x Black Rose Dragon 1x Goyo Guardian 1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier 1x Scrap Dragon 1x Armory Arm 1x Ally of Justice Catastor 1x Colossal Fighter 1x Magical Android 1x Mist Wurm 2x Chimeratech Fortress Dragon Gravekeeper’s Spy: Serve para ser uma defesa mais forte, pois tem 2000 DEF e também pode buscar o GK Descendant, para que ainda possa ser usado como tributo para o efeito do mesmo. Gravekeeper’s Recruiter: Junto com a Pot of Duality, renoviu e deu uma cara totalmente diferente aos Gravekeeper's, dando mais velocidade e por de busca para os mesmos. Malefic Stardust Dragon: Pode ser interessante, uma vez que o deck usa 2 Necrovalley no Main Deck e 1 no Side Deck, para que ele possa ser uma saida para ter uma opção de ATK forte. Gravekeeper’s Stele: Pode buscar os poucos monstros contidos neste deck, o que pode ser interessante para renovar combos ou demais estratégias. Royal Tribute: Uma carta FDP com toda certeza, pois vai fazer seu oponente dar pulos de raiva com toda certeza, uma vez que ele pode perder os monstros na mão dele muito rápido, fazendo com que ele não conte com jogadas principais do seu deck.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Aew no ultimo video que plataforma de duelo era essa? parece um joey the passion

    ResponderExcluir
  2. Eu estou montando meu deck... mas, espero que fique bom... gostei das explicações... me ajudou ainda em umas coisas que eu estava em dúvida... agora é só arrumar as cartas 9a parte dificil)... flw!

    ResponderExcluir
  3. oi galera sei que nao tem nada a ver com o poste do nosso amigo Jão mas sera que vcs podiam me ajudar como eu jogo yugioh online eu ja tenho cadastro no site e tudo

    ResponderExcluir
  4. otimo post. surigo falar dos Mist valley na proxima vez

    ResponderExcluir
  5. Acho que seria interessante um Archtype analysis de um arquetipo pouco usado, eu sugiro pro próximo Archtyper Analysis usarem o arquetipo Cloudian, aquele que o Adrian Geko (Yu-gi-oh GX)usava, eram monstros nuvens.

    ResponderExcluir