domingo, 26 de dezembro de 2010

Archtype Analysis - Ojamas

Yoo Minaa o/
Blz ?
Agora vamos trazer mais um Archtype Analysis! Acompanhem:














Os Ojamas são um arquetipo um pouco tradicional no jogo e era usado por Chazz Princeton, que é um dos personagens do anime Yu-Gi-Oh! GX, que por sua vez introduziu o arquetipo no mundo de Yu-Gi-Oh!

Aparência:
Se aparência ganhasse duelos, quem usa Ojamas iria perder até no par ou ímpar. Os carinhas são feios e o pior tipo que tem: Feios que fazem careta, pra ajudar ainda mais no diagnóstico de baixa beleza dos mesmos. Eu diria que eles são o cão chupando alho, com vinagre e sal. As poses não ajudam nada também, como podemos citar a mais feia de todas: A pose do Ojama Yellow. O que aquele infeliz esta fazendo? Alguém pode me dizer ?

Jogabilidade:
Quando formos montar um deck Ojama, não podemos contar de cara com a força bruta, já que todos contam com baixos 0 pontos de ATK, o que pode fazer muita gente descarta-los logo de cara. Mesmo com reforços, dificilmente você vai ver este arquetipo em um YCS por exemplo, mas se for para se divertir, tudo vale, correto?

Quando você quer jogar com um arquetipo considerado fraco, a primeira coisa que você tem que fazer, é analisar os reforços do arquetipo e isso pelo menos os Ojamas tem. Podemos citar cartas como Ojamagic, Ojama Country etc.

Depois disso, temos que procurar reforços, que não é nada mais que cartas que combinem com o Tipo, Atributo ou com outras características em comum do arquetipo, como ATK e DEF. No caso dos Ojamas, todos são do atributo LIGHT, todos tem 0 de ATK e 1000 de DEF (exceto os Fusion Monsters) e o tipo Beast.

O Atributo LIGHT nos permite pensar em cartas como Honest, que vai aumentar o poder de fogo do deck e ajudar até aspecto defensivo, se formos pensar que uma ofensiva dos Ojamas é quase que uma auto-destruição. Mesmo com o uso do Honest, sera difícil uma batalha em que os Ojamas vão ficar em pé, já que os mesmo apresentam 0 de ATK, então nas maiorias das vezes o Honest ia apenas equilibrar as batalhas dando o mesmo ataque dos monstro que vão atacar os Ojamas.

O 0 de ATK nem sempre será um problema, uma vez que isso vai facilitar o uso do Debris Dragon, para posteriormente trazer o Iron Chain Dragon Dragon. Seu nível 2 também é interessante para o uso do Junk Synchron, que pode trazer cartas como Ally of Justice Catastor e Magical Android. O Junk Warrior pode ser interessante também, mas se usado de formas ainda mais específicas.

Cartas como Creature Swap pode deixar seu oponente com muita raiva e com vontade de nunca mais encontrar um Ojama na sua frente, pois você pode trocar os monstros mais fortes que ele possui, por seus Ojamas que não vão passar de 0 de ATK, o que se torna uma baita combo a seu favor.

Agora vou citar a carta Ojama Country, que é um dos reforços específicos para os Ojamas, mas que podem fazer um ótimo estrago associado com outras cartas. Com ele, vocês podem descartar uma carta "Ojama" para trazer um Ojama do seu cemitério por Special Summon. O mais interessante nem é renascer o monstro do cemitério e sim descartar a Ojamagic, que vai permitir ao ser descartada trazer 1 cópia dos Ojamas Black, Green e Red. Quando um Ojama esta em campo, o Ojama Country inverte o ATK e DEF de todos os monstros em campo, então nesta hora o Debris Dragon ganha mais uma utilidade, pois pode ser um monstro com 2000 ATK que ainda pode trazer outro Ojama do cemitério. Uma carta que pode ser invocada com a ajuda do Debris Dragon que pode ser bem interessante é o Ancient Fairy Dragon, que pode ficar com 3000 de ATK caso seu ATK e DEF sejam invertidos pelo campo Ojama Country.

Outra carta que se tornou um reforço e tanto para os Ojamas, é o Ojama Blue, que pode buscar 2 cartas com "Ojama" no nome, inclusive os suportes do arquetipo, aumentando suas possibilidades de buscas não só para monstros, assim podemos buscar cartas como Ojama Country e Ojamagic mais facilmente.

O Ojama Red também ajuda muito com o deck, de modo que podemos Special Summon até 4 Ojamas de nossas mãos quando jogamos em campo o Ojama Red por Normal Summon, o que associado a Ojama Country pode se tornar um dano e tanto ao oponente.

Acabar com os espaços de Zona de Monstros do oponente também é uma característica interessamte dos Fusion Monster do arquetipo, como por exemplo o Ojama King, que inutiliza 3 Zonas de Monstros do oponente, o que pode tornar o duelo ainda mais fácil. O Ojama King também é interessante junto com o Ojama Coutry, assim como seu parente Ojama Knight, que é um Fusion Monster com 2500 de DEF e que por sua vez inutiliza 2 Zonas de Monstros do oponente.

Cartas como Shining Angel e Sangan podem buscar e invocar (caso do Angel) facilmente monstros Ojamas no deck e podem acelerar muito o deck. No caso do Shining Angel, podemos trazer o Honest e depois leva-lo para nossas mãos com seu efeito, para assim aproveitar o seu efeito mais forte.

Algo mais:
Um dos Ojamas seguia o Chazz no anime como um espiríto de duelo, mais especificamente o Ojama Yellow (também conhecido como lacraia com dor de barriga). Caso parecido com o Yugi, que era seguido pelo Kuriboh e também com o do Jaden, que era perseguido pelo Winged Kuriboh.

Aqui, uma imagem do Ojama Yellow junto com seus irmãos Ojamas e mais no fundo o Chazz:


Outra curiosidade que tenho que citar dos Ojamas, é a origem de seus nomes. O nome "Ojama" vem da frase japonesa Ojamashimasu (お邪魔します) que significa "Desculpem-me intrometer" e normalmente é dito por pessoas que entram em uma sala de forma inesperada. Seu nome também pode vir da palavra "Jama", que significa "obstáculo" em japonês. (fonte: Yu-Gi-Oh! Wikia).

Os Ojamas também ganharam cartas poderosas no anime (ACG), mas que infelizmente não vieram para o TCG, como por exemplo a carta Ojamandala, que por um custo de 1000 LP pode trazer os Ojamas Yellow, Green e Black do cemitério, o que junto com o Rescue Cat poderia ser um dos combos mais fortes do deck, pois ai viriam os X-Sabers Airbellum. Isso não seria possível hoje em dia, não só por a Ojamandala ser ACG, mas também pelo fato do Rescue Cat estar banido. Outras cartas interessantes apareceram no anime, como por exemplo Mecha Ojama King Transformation, Mecha Ojama King e Ojamachine Yellow.

Deck(s) Recomendado(s) e Estratégias:

Ojama Synchro Deck
22 Monstros
2x Ojama Yellow
2x Ojama Green
2x Ojama Black
3x Ojama Blue
2x Ojama Red
1x Sangan
2x Key Mouse / 2x Ryko, Lightsworn Hunter
3x X-Saber Airbellum
1x Rescue Cat (formato tradicional)
2x Junk Warrior
2x Debris Dragon

16 Mágicas
2x Mystical Space Typhoon
2x Polymerization
1x Future Fusion
1x Cold Wave
3x Ojama Country
1x Ojamagic (ou 2x)
2x Hand Destruction
1x Card Destruction (opcional)
1x Dark Hole
1x Monster Reborn
1x Pot of Avarice

5 Armadilhas
1x Call of the Haunted
1x Solemn Judgment
1x Limit Reverse
1x Attack of the Cornered Rat
1x Karma Cut

SIDE
3x Chain Dog
3x Ryko, Lightsworn Hunter
2x Honest
1x Super-Nimble Mega Hamster
1x Giant Trunade
1x Ojamagic
1x Ojama Delta Hurricane!!
1x Super Polymerization
2x Limit Reverse

EX DECK
3x Ojama Knight
2x Ojama King
1x Black Rose Dragon
1x Ancient Fairy Dragon
2x Iron Chain Dragon
1x Scrap Dragon
1x Stardust Dragon
1x Junk Warrior
1x Magical Android
1x Ally of Justice Catastor
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier

Ojama Country: Neste Deck, Ojama Country tem um papel importante, o de renascer os Ojamas para reforçar os níveis dos Synchro Summon, complementando para facilitar a invocação de outro monstros e ainda enviando mais um para o cemitério, ou a Ojamagic, que também é interessante.

Future Fusion: Além de trazer os Ojamas Fusion Monster mais fácil, pode enviar os Ojama para o cemitério, assim facilitando os efeitos do Junk Synchron e do Debris Dragon.

Ryko, Lightsworn Hunter: Pode até ser usado no Main Deck, mas geralmente em decks Ojama Synchro fica no Side, para se preciso ser usado no segundo duelo de um Match. É interessante para por os Ojamas no cemitério para facilitar os efeitos de Ojama Country, Junk Synchron e Debris Dragon.

Hand Destruction: Envia monstro Ojamas ou a Ojamagic para combos diversos e ajuda a renovar a mão.

Card Destruction: Esta carta pode usar a mesma função da Hand Destruction só que em escala maior, o que pode ser bom, principalmente para cartas como Limit Reverse, Call of the Haunted, Monster Reborn, Ojama Country, Junk Synchron, Debris Dragon e Pot of Avarice.

Attack of the Cornered Rat: Pode ajudar a equilibrar forças em um duelo, ainda mais se a Ojama Country estiver ao seu lado e pode ou não custar parte importante dos seus Life Points, mas por uma boa causa: VENCER!!

Ojama Beatdown
20 Monstros
2x Ojama Yellow
2x Ojama Green
2x Ojama Black
3x Ojama Blue
3x Destiny Hero - Defender
3x King of the Swamp
2x Snowman Eater
2x Elemental Hero Woodsman
1x Sangan

16 Mágicas
3x Polymerization
1x Future Fusion
1x Reinforment of the Army
1x Ojamagic
3x Ojama Country
1x Terraforming
2x Mystical Space Typhoon
1x Giant Trunade
2x Miracle Fusion
1x Dark Hole

7 Armadilhas
3x Reckless Greed
1x Solemn Judgment
1x Mirror Force
2x Dimensional Prison

SIDE
1x Elemental Hero Stratos
1x Treeborn Frog
2x Honest
3x Ojama Red
3x Caius the Shadow Monarch
1x Level Limit - Area B
2x Hand Destrucion / 1x Destiny Draw e 1x Allure of Darkness
2x Solemn Warning / 2x Limit Reverse

EX DECK
3x Elemental Hero Absolute Zero
1x Elemental Hero Great Tornado
3x Elemental Hero the Shining
2x Elemental Hero Terra Firma
3x Ojama Knight
2x Ojama King

Elemental Heto Terra Firma e Elemental Hero Absolute Zero: Os dois são fortes e podem fazer uma jogada mortal, onde você tributa o Absolute Zero para acrescentar o seu ATK ao Terra Firma e de sobra, destrói todos os monstros do oponente.

Elemental Hero Woodsman e King of the Swamp: Ao contrário do que muitos pensam, os dois podem sim ser usados juntos em um deck, de modo que o Woodsman busca as Polymerization do deck, assim como o King of the Swamp, mas neste deck o King of the Swamp substitue Materiais de Fusão do Ojama King e é um WATER, o que também pode ser usado para facilitar o Absolute Zero.

Reckless Greed, Terraforming e Reinforcement of the Army: Todas aceleram o deck, uma puxando cartas, outra buscando a Ojama Country e outra buscando os Warriors do deck.

Ojama Fusion Deck
21 Monstros
3x Ojama Yellow
3x Ojama Green
3x Ojama Black
3x Ojama Blue
2x Ojama Red
2x Shining Angel
1x Sangan
2x King of the Swamp
2x Honest

17 Mágicas
3x Polymerization
1x Future Fusion
3x White Elephant's Gift
3x Ojama Country
2x Ojamagic
1x Terraforming
2x Mystical Space Typhoon
1x Giant Trunade
1x Ojama Delta Hurricane!!

6 Armadilhas
2x Broken Blocker
1x Call of the Haunted
2x Limit Reverse
1x Mirror Force

SIDE
3x Green Baboon, Defender of the Forest
1x Dark Hole
1x Monster Reborn
2x Natural Tune
2x Dark Factory of Mass Production
1x Limit Reverse
3x Solemn Warning
1x Solemn Judgment
1x Torrential Tribute

EX DECK
3x Ojama Knight
3x Ojama King
2x Armory Arm
1x Magical Android
1x Ally of Justice Catastor
1x Stardust Dragon
1x Scrap Dragon
1x Black Rose Dragon
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1x Goyo Guardian

Broken Blocker: Pode buscar facilmente Ojamas no deck e joga-los no campo. Depois o uso da White Elephant's Gift, para puxar cartas do deck.

Green Baboon, Defender of the Forest: Uso interessante para Side Deck, ainda mais em deck que não contam com a força constante de Synchro Monsters e claro, que usem Beast-Type monsters.

Ojama Country e Ojamagic: Ojama Country pode ser de muita utilidade descartando a Ojamagic, já que temos 3 cópias de cada Normal Monster do arquetipo Ojama.

Mudem os decks aos seus gostos, uma vez que existem outros suportes e outras estratégias que podem e devem ser usadas por vocês!

Por hora é só yugiohzeiros o/
Flw'z
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. muito bom,os ojamas ate que sao legais.....ei jao o que acha de falar sobre os kuribons na proxima,fica ae a sugestao.

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de saber komo a konami teve tanta criatividade(ou burrice) pra criar os ojamas que cara, vai ver que la os desiners tem que ter uma cota de projetos de cartas ai o cara pra completa fez os ojamas

    ResponderExcluir
  3. e o ojama amarelo parece que ta fazendo pose pra dança musica egipcia

    ResponderExcluir
  4. O próximo acho que seria legal usar as Crystal Beast.

    ResponderExcluir