terça-feira, 18 de dezembro de 2012

20 e contando...

Fala chapas! Como estão vocês?

Já que estamos nesse clima maneiro de fim do mundo e etc, essa semana eu vou fazer mais uma análise, mas dessa vez de uma carta especifica e bem conhecida, muitos usam Decks baseados nela e só assim pode-se jogar com ela. É a carta que faz você ter um Deck forte e competitivo mas em contrapartida pode vir a te deixar sem amigos e quem joga sabe disso. Vamos ir na contagem regressiva e conhecer a... 


Isso mesmo! A carta que possui até mesmo a sua própria trilha sonora! FINAL COUNTDOWN!


Essa carta é velha. Sua primeira tiragem foi no nono booster de Yu-Gi-Oh! TCG em 2003, no Dark Crisis como uma carta comum e se manteve comum nos outros dois boosters em que saiu, o Dark Revelation Volume 1 (2005) e Champion Pack: Game One (2006). Algo que acho incrível é ela só ter comum, uma carta "Boss" de Deck e não tem nem uma Rare que seja, é uma pena. Se bem que agora a Konami tá numa vibe de reprints, então quem sabe né?

Um pouco de Trivia (Made in YugiWikia), falando em ela só ter comum, não só isso ela é a única carta até hoje do tipo 'vitória automática' a só ter nessa raridade. A face que vem caindo do céu lembra a carta Invasion of Flames. Essa carta pode também significar a contagem regressiva para End of the World por causa do seu nome original sugestivo e pelo fato de no jogo Yu-Gi-Oh! World Championship 2009 você pode desbloquear como oponentes Demise, King of Armageddon e Ruin, Queen of Oblivion.

Dando fim as curiosidades, vamos para o jogo real. 

Ultimamente temos visto em muitos torneios por ai esse Deck sendo usado e conseguindo alguns Tops e em poucos até mesmo vencendo. Como todo Deck ele tem as suas falhas e graças a elas essa plataforma não consegue passar talvez de um Tier 2 e manter-se apenas em um Top 4 estourando a boca do balão. Eu listo os defeitos, em qualquer tipo de Build, do Deck Final Countdown em 3, o primeiro é ter a certeza de uma Dead Draw a qualquer momento, pois a partir que você ativa a primeira, sabe que as outras duas Final Countdowns no Deck são inúteis, se você comprá-las é uma draw completamente perdida. O segundo defeito é o próprio controle de cartas. Se o Deck é uma contagem regressiva pro oponente pro dono do Deck também é, geralmente possui uma Draw Power considerável mas mesmo assim se você ativar uma carta na hora errada  a partida toda pode estar comprometida. O terceiro defeito já é algo mais contando com o azar que é  a fraqueza contra diversos tipos de Deck, como Dark World e Six Samurai, que podemos encontrar facilmente em qualquer torneio mas principalmente contra Chain Burn, esse ai é quase impossível de se vencer com um Final Countdown. Fora Decks que usem em suas Builds Royal Decree, Trap Stun ou até mesmo 3 Mystical Space, Dust Tornado e Night Beam. Cartas também cada vez mais comuns. 

O Deck também tem muitos pontos fortes consideráveis! Depende de jogador pra jogador, claro, mas esse pode ser um Deck muito barato ou muito caro. No que eu pretendo montar (um dia) eu organizei uma Build bem econômica e eficiente, a não ser que aconteça o que citei acima, dificilmente perco um duelo nesse formato. Vou compartilhar com vocês a minha Build.

Monstros: 9
Zero Gardna x3
Swift Scarecrow x3
Battle Fader x3

Mágicas: 19
Reinforcement the Army
One Day of Peace x3
Dark Hole
Swords of the Revealing Light x3
Gold Sarcophagus x3
Monster Reborn
The Warrior Returning Alive x2
Final Countdown x3
Pot of Duality x2

Armadilhas: 13
Waboku x3
Thunder of Ruler x3
Pyro Clock of Destiny x3
Threatening Roar x3
Solemn Judgment

Sinceramente não consigo imaginar Build mais econômica que essa, mas se estiverem dispostos a algo mais elaborado, podem ver em qualquer Deck List Top de algum torneio e verá lá uns Card Car D deixando o Deck mais carinho XD Mas só com isso vemos as engines básicas que o fazem rodar.

No caso do meu Deck eu procurei fazer algo com mais poder de Search do que de Draw, mas geralmente como disse antes o Deck possui uma Draw Power considerável, pode não parecer mas ele é um Deck bem rápido pro estilo defensivo dele. Eu gosto de pensar que não é necessariamente o Deck que é rápido mas sim ele que deixa o jogo mais lento para ser rápido. Isso é o óbvio mas é também a grande característica e vantagem dele, defesa! Esse Deck possui a coletania de cartas mais chatas do jogo e mais irritantes pra se manter em uma defensiva rígida enquanto o oponente fica louco vendo os turnos passando e ele não fazendo nada!

 



Esse trio é o responsável pela presença de campo com o Zero Gardna e Trap Hands com os conhecidos Battle Fader e Swift Scarecrow. Por mais que pareça muito pouco só nove monstros em um Deck, é a quantidade ideal pra esse estilo de jogo, se preferir arredondar pra 10, aconselho sempre um Gorz básicão e talz. Eu queria era deixar um belo destaque pro Zero Gardna, essa carta é muito, muito boa! Um efeito simples e muito difícil de parar, nem Effect Veiler ou Skill Drain nega o efeito e como seu ATK é 0 Bottomless é o menor dos problemas. O efeito dele também pode ser ativada quando é mirado por um ataque, geralmente isso gera discussão por causa de Rullings e blá, blá, blá, o efeito só não pode ser usado durante a Damage Step, mas fora isso pode fazer seguro o efeito nessa hora. 



One Day of Peace parece até que foi feita de propósito para Final Countdown, tanto que foi logo depois dessa carta que o Deck começou a pipocar pelos torneios afora, foi uma grande ajuda sendo uma carta em que dava um turno de graça e ainda te aumentava uma Draw. Indispensável em qualquer tipo de Build de Final Countdown. 
Swords of Revealing Light nem preciso dizer nada né? Se é carta que o Yugi usava é óbvio que é boa. Mas sem dúvidas ela ter sido tirada da Banlist foi uma bela mão na roda pra esse Deck. 




Eis ai mais uma tríade de cartas bem irritantes que vai te deixar sem amigos a não ser que você use outro Deck! Só de olhar essas cartas alguns riem e outros choram. Waboku, Roar e Thunder, todas três possuem a mesma função (irritar) parar os ataques do seu oponente o deixando com a sensação de turno perdido. Mas mesmo com uma função em comum cada uma tem sua particularidade, Waboku não vai deixar seus monstros serem destruidos, Thunder of Ruler é uma mais estratégica, em que é aconselhável usar quando oponente já tiver algum monstro em campo, pois ela só pode ser ativada na Standby e como ninguém é adivinho, não é bom perder o efeito da carta. Roar tá ai para impedir ataques também mas como bem sabem só pode ser usada durante a Main Phase.

Para terminar essa análise do Deck Final Countdown eu quero dar um destaque a uma carta muito pouco vista senão conhecida e que mesmo que não seja tão necessária assim eu pelo menos gosto sempre de por no Deck.


Admito que as vezes essa carta pode vir em uma hora errada e que talvez fosse melhor até usar outras cartas pra aumentar ainda mais a defesa, mas eu acho tão legal usar a Pyro que não consigo tirá-la do Deck, talvez eu fosse fazer quando for jogar na real e ver que tenho que melhorar o Deck, mas só pra ser for fun online, dá pra brincar. O efeito dela simplesmente faz o contador da Final Countdown ir mais rápido. Só isso. Você apenas tem que setar ela, passar e assim que seu oponente comprar, bam! Já é menos um turno pra ele. É melhor ainda se você as segurar um pouco na mão e ativar 3 ao mesmo tempo. Quando o oponente acha que ainda tem alguns turnos pra fazer algo você avança o tempo e lhe tira 3 turnos pra pensar. O que me leva a dizer a última característica que me faz ter tanto interesse nesse Deck, o terror psicológico que você pode causar. Nada mais divertido do que você ter tamanha sensação de controle, de estar pressionando seu oponente e acreditem, isso é real. Muitos chegam até a fazer jogadas erradas tentando ser rápidos, querendo terminar o duelo antes da contagem regressiva acabar e cometem erros fatais que podem te garantir a vitória muito antes dos 20 turnos de bobear.

Bem, chapas, encerro por aqui e vamos aguardar a contagem regressiva para dia 21XD

Lembrem-se de comentar e deixar suas opiniões, criticas e sugestões.

Abraço a todos.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Seu deck é bom, mas eu adicionaria Upsart Goblin para mais draw e Frozen soul para mais defesa

    ResponderExcluir
  2. countdown deve ganhar o premio de deck mais chato do yugioh MESMO os decks metas genericos com a mesma mecanica para vencer sao mais " movimentados " do que o countdown AHUAHAUAHUHUHUHUHU É UMA TORTURA USAR E EFRENTAR 1 DECK DESSE (y) muito interessante o post a 1 tempim queria saber como era uma versao mais barata do countdown sem o cardcar D etc (zero gardna ja imaginava) nao concordo com a sword cada ves existe mais cartas que destroi " cartas " sem especificaçao SEM MENCIONAR inzektors os novos fire kings tem 1 poder de destruiçao por eff absurdo chega assusta O.o KONAMI SEMPRE FUDEN... com o jogo mas enfim mais uma ves otimo post até o proximo ^^

    ResponderExcluir
  3. é legal,quando no turno do oponente for o turno 17, ativa 3 pyro clock e ganha o jogo

    ResponderExcluir
  4. "Roar tá ai para impedir ataques também mas como bem sabem só pode ser usada durante a Main Phase."

    '-' errado, pode ativar battle step também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ativar Threatening Roar em resposta a um ataque, o ataque não vai ser negado. O oponente não vai poder declarar um segundo ataque, mas o primeiro conecta normalmente. Ou seja, é melhor ativar na Main Phase pra não tomar porrada.

      Excluir
  5. Cyber Valley também seria outra opção de monstro: além de segurar uma Battle Phase, você ainda compra uma carta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é. Mas ainda sim o Zero Gardna é melhor pelo fato que pro Cyber Valley fazer efeito ele precisa ser atacado, já o Zero Gardna não, você pode usar o efeito dele em corrente a muita coisa.

      Excluir