Blz ?
Depois de um bom tempo sem postar este quadro, trarei para vocês agora mais um Archetype Analysis, e falaremos um pouco sobre o arquetipo Mermail, que é bem recente. Vamos ver? Acompanhem:
Os Mermail são um arquetipo lançado no box Abyss Rising, sendo que todos são monstros WATER do tipo Fish, Aqua e Sea-Serpent. Lançados em um box dedicado em sua esmagadora maioria ao atributo WATER, os Mermail encontram suportes dentro de outros arquetipos, como os Abyss e os Atlantean.
O arquetipo está conquistanto muitos fãs no oriente, o que justifica uma excelente e orquestrada jogabilidade, e veremos mais abaixo. Não disponível até então para o TCG.
Aparência:
É muito evidente que os Mermail foram inspirados em criaturas dos mares, sejam simples peixes ou criaturas mitológicas.
Basicamente, vemos criaturas metade peixe e metade humano, sendo que do tronco para baixo, é a metade peixe, e parte superior do corpo representa a parte humada dos monstros. As criaturas femininas representam sereias, e as criaturas masculinas remetem a tritão, filho de Poseidon.
Já que falamos em Poseidon, vemos acima a carta Mermail - Gaioabyss. Aquele tridente na mão direita do monstro já entrega tudo, até mesmo aparência de um viril. É o deus Poseidon da mitologia grega, o supremo deus dos mares. Vejam que a parte inferior do corpo do Gaioabyss é de um monstro. Repararam que é o Poseidra the Atlantean Dragon?
Voltando aos Mermail, veremos que mesmo, em tese, representando mesma criatura mítica, vemos que todos os monstros têm caldas diferentes. Suas caldas representam um peixe, e no caso do monstro Mermail - Abyssturge, sua calda representa o peixe chamado Esturjão. Veremos a relação completa de qual monstro, representa tal peixe mais ao fim da postagem.
Finalizando esta parte da postagem, vemos que todos os monstros do arquetipo têm em sua posse, através da arte, diversas armas que são usadas geralmente na pesca. Estas armas justificam o nome Mermail.
Jogabilidade:
A base do jogo dos Mermail é descartar seus monstros para ganhar efeitos diversos. Na maioria das vezes, os Mermail Level 3 serão descartados, e vão trazer outro monstro por Special Summon. Os monstros Mermail de Level 4 ativam seus efeitos quando são Normal ou Special Summoned, e este efeito descartará um monstro WATER (garantindo o efeito dos Mermal Level 3) e permitirá a busca de um monstro WATER de Level inferior.
Mermail Abyssmegalo
WATER/Sea Serpent - Effect/7/2400/1900
During your Main Phase: You can discard 2 WATER monsters, except this card; Special Summon this card from your hand. When this card is Special Summoned by this effect: Add 1 "Abyss" Spell or Trap Card from your Deck to your hand. You can Tribute 1 other face-up Attack Position WATER monster you control; this turn, this card can attack twice during the Battle Phase.
O bom de se jogar com este arquetipo é que ele consegue se manter sozinho, e a maior prova disso pra mim é o Mermail Abyssmegalo. Para ao campo, da sua mão, por Special Summon, você poderá descartar 2 monstros WATER para tanto. Isso por si só já pode desencadear os mais diversos combos que o arquetipo dispõe.
Outro ponto muito interessante no Abyssmegalo é se segundo efeito, que permite que o mesmo ataque duas vezes durante a Battle Phase, para isso, você deve pagar o custo de tributar 1 monstro WATER em posição de ataque. Sendo assim, muitas vezes, ele pode decidir o jogo sozinho.
Outra prova de que o arquetipo se mantém muito bem sozinho são seus suportes, ainda pouco explorados pelos jogadores que os usam. Começaremos com a primeira carta da esquerda para a direita, chamada Abyssphere. Esta carta pode fazer o Special Summon de um Mermail diretamente do seu Deck. É destruída na End Phase do oponente, e quando deixa o campo, destrói o monstro que veio ao campo por seu efeito. Ruim? Ao contrário, uma vez que podemos ativar antes da End Phase do oponente, usando-a para trazer a carta Mermail - Abysslinde, que quando deixar o campo pelo efeito da Abyssphere, vai poder fazer o Special Summon de um monstro Mermail de seu Deck.
Em seguida, vemos a Equip Spell Card chamada Abysscale - Kraken. Tem um efeito interessante, que irá dar 400 ATK para o monstro equipado e negará qualquer efeito (o primeiro que) seu oponente ativar, e para isso, você a envia ao Graveyard. Pode funcionar como uma Effect Veiler, mas não é bem aproveitada, por questão de espaço.
Por último vemos a carta Abyssquall, que funciona como uma como um Monster Reborn em massa para os Mermail. Você pode usá-la pra fazer o Special Summon de 3 monstros Mermail de seu Graveyard, virados para cima em posição de defesa. Isso pode ser bem interessante, pois pode permitir aqueles Xyz Summon de monstros que exijam 3 Overlay Unit, como por exemplo o Number 32: Shark Drake (e por tanto, pode-se usar o Number C32: Shark Drake Vice) e o Number 16: Shock Master.
Toda a estratégia com este arquetipo, não funcionaria sem monstros WATER que pudessem enviar os Mermail certos para o Graveyard, e claro, sem aquelas cartas que possam se aproveitar da quantidade de monstros WATER no Graveyard.
Um claro exemplo é o Abyss Warrior, que permite o descarta de um monstro WATER para que se possa retornar um monstro de qualquer Graveyard ao respectivo Deck. Excelente contra Inzektor e Frog por exemplo. Seu uso, no atual formato, seria mais frequente contra o Grapha, Dragon Lord of Dark World.
Seguindo, vemos o Genex Undine, que é muito usado com os Mermail/Atlantean, uma vez que ele permite o envio de um monstro WATER do Deck para o Graveyard, então, poderemos adicionar 1 "Genex Controller" do nosso Deck para nossa mão. Pode-se usar o Genex Controller para dar um ar de Synchro Summon para a plataforma, usando monstros expecíficos como o Hydro Genex e o Genex Ally Triarm.
Por último vemos o Elemental Lord dedicado ao atributo WATER, o Moulinglacia the Elemental Lord. Deve ser invocado quando houver exatamente 5 monstros WATER em seu Graveyard, e quando invocado, faz com que seu oponente descarte 2 cartas aleatórias da mão dele. Não é um efeito que irá te ajudar em todos os casos, então, fiquem espertos, já que se ele sair de campo você fica sem sua próxioma Battle Phase.
Encontramos estes agentes "descartadores" de monstros WATER dentro dos próprios Mermail. São eles monstros Level 4, e como já dito (também), que podem descartar monstros WATER ou menor para buscar monstros do Deck ou do Graveyard, sendo eles também monstros de Level 3 ou menor. Descartam monstros apartir de seu Normal ou Special Summon, então, pode ser interessante o uso da Ultimate Offering.
O primeiro que vemos na imagem acima se chama Mermail - Abysspike. Este tem o efeito que lhe permite descartar 1 WATER de Level 3 ou menor, para que você possa então buscar um 1 WATER de Level 3 ou menor de seu Deck.
Depois, vemos o Mermail - Abyssturge, que tem o mesmo efeito do Abysspike, mas com a diferença de que a carta busca virá do seu Graveyard, não do seu Deck. Isso permite combos que alucinantes, que deixam, na maioria das vezes, o oponente sem reação.
Temos aqueles que descartam, e também, como já citado, aqueles que serão descartados dentro do arquetipo Mermail. São monstros WATER Level 3 (com a excessão da Mermail - Abysslinde) e ao serem descartados, ativam seus respectivos efeitos.
A primeira é a Mermail - Abyssgunde, que ao ser descartada permite o Special Summon de 1 Mermail do seu Graveyard. Lembrando que os monstros Mermail de Level 4 (os agentes "descartadores") ativam seu efeito ao serem Special Summoned, o que nos dá uma margem boa para possíveis combos.
Em seguida vem a Mermail - Abysshilde, que ao ser descartada por um monstros do atributo WATER permite o Special Summon de um Mermail da sua mão. Pode colocar mais de um Level 4 em campo facilmente, assim como a Abyssgunde, o que pode facilitar a parte Xyz Summon da plataforma.
Existem outras cartas, arquetipos do mesmo atributo WATER que jogam parecido ou que no mínimo favorecem o estilo de jogo dos Mermail. Um destes arquetipos são os Atlantean, que também ativam seus efeitos ao serem enviados (por descarte descrito no efeito ou não) por monstros do atributo WATER.
O primeiro que vemos na imagem acima é o Atlantean Dragoons. Permite que todos os monstros Sea Serpent de Level 3 ou menor ataquem diretamente. Ao ser descartado por um monstro WATER, permite que busquemos 1 monstro Sea Serpent do Deck.
O segundo é o Atlantean Heavy Infantary, que quando está virado para cima em campo permite que você faça outro Normal Summon, só que o monstro invocado terá que ser do tipo Sea Serpent. Sim, se você pensou na Deep Sea Diva, você está 100% certo. Ao ser enviado ao Graveyard por um monstro WATER, você pode selecionar como alvo uma carta virada pra cima do oponente e destrui-la.
Agora veremos o último monstro da imagem acima, o Atlantean Marksman. Se ele infligir danos de batalha ao seu oponente, vocês poderão invocar do seu Deck 1 monstro Sea Serpent Atlantean de Level 4 ou menor. Como vimos, comba muito bem com o primeiro efeito do Atlantean Dragoons. Ao ser enviado ao Graveyard por um monstro WATER, você pode selecionar como alvo e destruir uma carta virada para baixo do seu oponente.
Salvage
Normal Spell Card
Select 2 WATER monsters with 1500 or less ATK in your Graveyard, and add them to your hand.
O bom de se jogar com o atributo o WATER é ter a disposição a carta Salvage, que é simplesmente uma das engrenagens principais para fazer o esquema Mermail/Atlantean funcionar.
As cartas que serão descartadas para ativar seus respectivos efeitos, têm menos de 1500 ATK, então, são automaticamente um prato cheio para o uso da Salvage, que vai servir como uma excelente e indispensável solução para a renovação de combos.
Se o formato Mermail/Atlantean vingar, creio que esta carta tem grandes chances de ir para na Banlist, só não tenho ideia da proporção que ela tem aos olhos da Konami, sendo assim, não sei classifica-la na lista. Enquanto isso não ocorre, podemos aproveitar o uso indiscriminado desta excelente carta.
Lemuria, the Forgotten City
Field Spell Card
This card's name is treated as "Umi". All WATER monsters gain 200 ATK
and DEF. Once per turn, during your Main Phase: While this card is
face-up on the field, you can increase the Level of each WATER monster
you control by the number of WATER monsters you control, until the End
Phase.
Esta carta foi bem vista a priori, mas não vi muitos estilos que adotaram esta carta de vez. Lemuria, the Forgotten City é uma carta que é adorada por uns e dispensada por muitos. Não que ela seja ruim, mas é aquele velho papo, onde temos que prezar cada espaço no Deck no Metagame atual.
Combina muito bem com o jogo dos Mermail, principalmente se combinada com a carta Abyssquall, que dá todo o sentido possível se formos pensar na combinação Lemuria e Mermail.
Abyssquall
Normal Spell Card
Target 3 "Mermail" monsters in your Graveyard; Special Summon those
targets in face-up Defense Position. Their effects are negated, they
cannot attack, and they are destroyed during the End Phase.
Quando mais monstros WATER, melhor. Pensaremos principalmente no estilo Xyz Summon (apesar que a Deep Sea Diva pode aproveitar muito bem o efeito da Lemuria), e esta carta pode proporcionar o Xyz Summon de monstros de Rank alto. Podemos trazer desde monstros Rank 5 até monstros Rank 9, isso se tratando dos Mermail.
Acima vemos alguns exemplo de monstro que a carta Lemuria, the Forgotten City pode trazer junto ao arquetipo Mermail. Com 2 Level 4 ou 3 Level 3 WATER em campo, os mesmos poderão ser considerados Level 6, e um exemplo de monstro que podemos trazer é o Photon Strike Bounzer, que pode negar efeitos de monstros poderosos e ainda aplicar 1000 pontos de dano ao oponente.
Se tivermos 3 monstros WATER Level 4 em campo, deremos trazer Xyz Monsters com o Rank 7, por exemplo o Number 11: Big Eye. Poderemos tomar o controle de um monstro oponente. Não poderemos atacar no mesmo turno com o monstro que pegarmos do oponente, mas poderemos ativar seu efeito. Com sorte, vocês podem tomar o controle de monstros como o Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning ou o Judgment Dragon.
Com 4 monstros WATER, pelo menos 2 de Level 4, poderemos trazer o Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis. É uma boa opção, principalmente se ouver alguma carta no campo do oponente te incomodando, uma vez que se pode destruir esta carta com o efeito deste monstro. Só lembrando que não é nada difícil ter 4 monstros WATER em campo jogando com Mermail, já que você pode conseguir o primeiro através de um Normal Summon ou da carta Abyssphere, sendo que o resto virá facilmente através da Abyssquall.
Mermail - Gaioabyss
WATER/Aqua - Xyz - Effect/Rank 7/2800/1600
2 Level 7 WATER monters
While this card is face-up on the field with Xyz Material, Level 5 or higher monsters cannot attack. Once per turn, during either player's turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; negate the effects of all monsters your opponent controls whose ATK is lower than this card's ATK, until the End Phase.
A combinação Lemuria e Mermail pode trazer facilmente o carro chefe do arquetipo, o Mermail - Gaioabyss. Este monstros pode ser letal para o oponente dentro deste estilo de jogo, já que é um monstro com excelente ATK para o Rank 7 que possui, sem contar o efeito que possui.
Com ele em campo, monstros de Level 5 ou maior não podem atacar. Uma vez por turno, durante o turno de qualquer jogador, por destacar 1 Xyz Material, podemos negar o efeito de todos os monstros cujo ATK seja menor que o ATK do Gaioabyss.
Usá-lo vai parar a estratégia de oponentes que contam com cartas poderosas, como o Master Hyperion ou Chaos Sorcerer. Ele é feito para isso. Lembrando que sempre é melhor usá-lo ao lado de outros Xyz Monsters.
É um símbolo de força, e percebemos isso em seu efeito. Para por em prática, é outra coisa, já que não o acho o melhor, mas as vezes, o vejo como indispensável. Tudo depende da situação do duelo, então, acredito que vocês sempre devem ter o Mermail - Gaioabyss por perto.
Chegamos ao momento final desta parte da postagem, que é onde falamos mais um pouco sobre o arquetipo em si. O que falar dos Mermail neste momento do jogo? Recentes, porém, funcionais e consistentes.
Acredito que os formatos que vemos hoje no OCG não sejam o definitivo para os Mermail. Eu ainda o vejo como desequilibrado, e acho que alguns de vocês também já devem ter tido a mesma imapressão. Admito que já é excelente do jeito que está, mas creio que ainda tem muita coisa pra ser escrita na página Mermail do jogo.
Dentro do arquetipo, encontramos um swarm de monstros impressionante, mas em terra de Mirror Force e Torrential Tribute, nem sempre isso é tudo. No tema aquático do jogo, é de enxer os olhos, mas devemos aproveitar bem as características positivas do arquetipo.
Se misturarmos com os Atlantean, teremos um poder de destruição maior. Creio que é o melhor formato para os Mermail, já que podemos limpar o campo antes de começarmos a invocar monstros desenfreadamente.
Agora, se misturarmos com os Abyss (arquetipo que está diretamente ligado ao arquetipo Mermail) teremos estilos de jogo mais alternativos, digamos assim. Creio que é algo mais para deixar no Side Deck. Com o Abyss Warrior, combatemos arquetipos como os Inzektor por exemplo. Com o Abyss Soldier, tiramos cartas do campo do oponente que estejam incomodando.
O que eu gosto neste arquetipo, é como aproveitamos as cartas que são originais, vindas do do próprio arquetipo. Digo que são a maioria do Deck, sendo que só completamos com staples, aquelas cartas indispensáveis.
As cartas acima representam o que eu quero dizer com staples, em questão do arquetipo Mermail. O Maxx "C" vem para suprir a parte de Draw Power, que é bem deficiente no estilo de jogo do Mermail, o que é maquiado pelo excelente poder de busca do arquetipo.
Já a Dark Hole representa aquelas que são quase que 100% indispensáveis. Faz a diferença sempre que acionada.
Por último, Deep Sea Diva. Pouco citada na postagem, mas muito necessária no jogo dos Mermail. Pode ser o produto da busca dos monstros do arquetipo, acrescentando o Synchro Summon ou até mesmo o Xyz Summon ao arquetipo.
Encerrando, podemos concluir que é um arquetipo que vem ganhando o seu espaço, não sei se no formato mais adequado, mas contra fatos não existem argumentos.
Curiosidades:
- Todos os monstros Level 3 dos Mermail são do tipo Aqua, todos os Level 4 são do tipo Fish e todos os Level 7 são do tipo Sea Serpent. O Rank 7 e único Xyz Monster do arquetipo é Aqua.
- O nome da carta Mermail - Abysshilde pode ter vindo de uma valquéria chamada Hildr, da mitologia nórdica. Alguma ligação? Nenhuma que eu pude encontrar.
- A Mermail - Abyssgunde foi inspirada em um peixe-palhaço. Sim, aquele mesmo do filme "Procurando Nemo".
- A carta Mermail Abyssturge teve seu nome e arte baseado no peixe Sturgeon, ou Esturjão em nosso país.
- A carta Mermail - Abysspike é baseada no peixe Pike, conhecido como Lúcio em nosso país.
- A carta Mermail - Abysslange foi baseada nos peixes conhecidos como Lungfish. Possuem características mais primitivas, o que pode explicar este efeito mais "pesado" e menos útil, digamos assim.
- O Mermail Abyssmegalo foi baseado em uma espécie que pode ser denominada como Megalodone ou Tubarão-Branco Gigante.
Já extinto, viveu entre 20 e 1,6 milhões de anos atrás e só seus dentes
mediam quase 18 metros de comprimento. Ele media entre 15 e 20 metros
de comprimento, pesando umas 50 toneladas. Por ser o maior peixe, isso
passou para o Mermail - Megaloabyss o segundo maior ataque do arquetipo, com 2400 ATK.
Gameplay:
Deck(s) Recomendado(s) e Estratégia(s):
Mermail
23 Monstros
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[3] Mermail Abyssmegalo
[3] Mermial - Abysslinde
[3] Mermail - Abysspike
[3] Mermail - Abyssturge
[2] Mermail - Abyssgunde
[2] Mermail - Abysshilde
[3] Atlantean Marksman
[3] Deep Sea Diva
9 Mágicas
[1] Heavy Storm
[2] Mystical Space Typhoon
[3] Salvage
[1] Dark Hole
[1] Monster Reborn
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[3] Mermail Abyssmegalo
[3] Mermial - Abysslinde
[3] Mermail - Abysspike
[3] Mermail - Abyssturge
[2] Mermail - Abyssgunde
[2] Mermail - Abysshilde
[3] Atlantean Marksman
[3] Deep Sea Diva
9 Mágicas
[1] Heavy Storm
[2] Mystical Space Typhoon
[3] Salvage
[1] Dark Hole
[1] Monster Reborn
[1] Book of Moon / 1x Pot of Avarice
8 Armadilhas
[3] Abyssphere
[2] Torrential Tribute
[1] Fiendish Chain
[1] Solemn Judgment
[1] Ultimate Offering
[3] Abyssphere
[2] Torrential Tribute
[1] Fiendish Chain
[1] Solemn Judgment
[1] Ultimate Offering
SIDE
[2] Maxx "C"
[2] Effect Veiler
[2] Atlantean Heavy Infantary
[2] Cyber Dragon
[2] Closed Forest
[2] Compulsory Evacuation Device
[1] Mirror Force
[2] Solemn Judgment
EX DECK
[1] Chimeratech Fortress Dragon
[1] Ally of Justice Catastor
[1] T.G. Hyper Librarian
[1] Flamvell Uruquizas
[1] Black Rose Dragon
[1] Scrap Dragon
[1] Stardust Dragon
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Number 30: Acid Golem of Destruction
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 50: Black Corn
[1] Steelswarm Roach
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Wind-Up Zenmaines
[2] Maxx "C"
[2] Effect Veiler
[2] Atlantean Heavy Infantary
[2] Cyber Dragon
[2] Closed Forest
[2] Compulsory Evacuation Device
[1] Mirror Force
[2] Solemn Judgment
EX DECK
[1] Chimeratech Fortress Dragon
[1] Ally of Justice Catastor
[1] T.G. Hyper Librarian
[1] Flamvell Uruquizas
[1] Black Rose Dragon
[1] Scrap Dragon
[1] Stardust Dragon
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Number 30: Acid Golem of Destruction
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 50: Black Corn
[1] Steelswarm Roach
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Wind-Up Zenmaines
T.G. Hyper Librarian: Temos a Ultimate Offering, e com a Deep Sea Diva, podem sair mais de um Synchro Summon. Aproveitar e puxar uma carta cada vez que ocorrer, não faz mal nenhum.
Ultimate Offering: Se dermos sorte, e puxarmos esta carta rápido, poderemos abusar dos efeitos dos Mermail.
Atlantean Marksman: Efeito bom ao ser descartado por um monstro WATER e pode chamar com seu efeito uma Deep Sea Diva, podendo depois fazer um Synchro Summon junto com a mesma.
Mermail Hand Destruction
22 Monstros
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[2] Mermail - Abysspike
[2] Mermail - Abyssturge
[1] Mermail - Abysshilde
[2] Mermail - Abyssgunde
[3] Mermail Abysslinde
[3] Mermail Abyssmegalo
[3] Atlantean Marksman
[2] Atlantean Heavy Infantary
[3] Deep Sea Diva
7 Mágicas
[1] Heavy Storm
[3] Salvage
[1] Monster Reborn
[1] Dark Hole
[1] Book of Moon
11 Armadilhas
[3] Drop Off
[3] Spiritual Water Art - Aoi
[2] Mind Crush
[3] Abyssphere
SIDE
[1] Mermail - Abyssgunde
[2] Maxx "C"
[2] Effect Veiler
[2] Compulsory Evacuation Device
[2] Pot of Duality
[2] Dragged Down into the Grave
[2] Mirror Force
[2] Torrential Tribute
EX DECK
[1] Armory Arm
[1] Ally of Justice Catastor
[1] Dewloren, Tiger King of the Ice Barrier
[1] Gungnir, Dragon of the Ice Barrier
[1] Black Rose Dragon
[1] Scrap Dragon
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Daigusto Phoenix
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Number 30: Acid Golem of Destruction
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 50: Black Corn
[1] Steelswarm Roach
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Wind-Up Zenmaines
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[2] Mermail - Abysspike
[2] Mermail - Abyssturge
[1] Mermail - Abysshilde
[2] Mermail - Abyssgunde
[3] Mermail Abysslinde
[3] Mermail Abyssmegalo
[3] Atlantean Marksman
[2] Atlantean Heavy Infantary
[3] Deep Sea Diva
7 Mágicas
[1] Heavy Storm
[3] Salvage
[1] Monster Reborn
[1] Dark Hole
[1] Book of Moon
11 Armadilhas
[3] Drop Off
[3] Spiritual Water Art - Aoi
[2] Mind Crush
[3] Abyssphere
SIDE
[1] Mermail - Abyssgunde
[2] Maxx "C"
[2] Effect Veiler
[2] Compulsory Evacuation Device
[2] Pot of Duality
[2] Dragged Down into the Grave
[2] Mirror Force
[2] Torrential Tribute
EX DECK
[1] Armory Arm
[1] Ally of Justice Catastor
[1] Dewloren, Tiger King of the Ice Barrier
[1] Gungnir, Dragon of the Ice Barrier
[1] Black Rose Dragon
[1] Scrap Dragon
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Daigusto Phoenix
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Number 30: Acid Golem of Destruction
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 50: Black Corn
[1] Steelswarm Roach
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Wind-Up Zenmaines
Spiritual Water Art - Aoi: Para este efeito, tentem tributar 1 monstro que possa voltar posteriormente com a Salvage. Olhem então a mão do oponente e descartem 1 carta de sua escolha.
Mind Crush: Olharam a mão do oponente com a Aoi? Agora usem esta carta, e faça com que o oponente perca mais uma carta.
Drop Off: Oponente com poucas cartas pós os efeitos respectivos (assim espero) da Spiritual Water Art - Aoi e da Mind Crush? Agora, faça ele perder a carta que tirou na Draw Phase.
Dragged Down into the Grave: Caso achem necessário olhar e retirar mais cartas da mão do oponente, usem esta carta. Perfeito se a carta que seu oponente escolher ativar seu efeito ao ser descartada, como por exemplo a Mermail - Abyssgunde.
SHRIEK OCG - Genex Sea Emperor Mermail
27 Monstros
[2] Atlantean Heavy Infantary
[2] Maxx "C"
[3] Atlantean Marksman
[3] Genex Undine
[3] Mermail - Abysslinde
[3] Atlatean Dragoons
[2] Mermail - Abysspike
[2] Mermail Abyssmegalo
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[1] Moulinglacia the Elemental Lord
[2] Genex Controller
[3] Deep Sea Diva
6 Mágicas
[1] Heavy Storm
[1] Salvage
[1] Monster Reborn
[1] Pot of Avarice
[1] Dark Hole
[1] Allure of Darkness
[2] Atlantean Heavy Infantary
[2] Maxx "C"
[3] Atlantean Marksman
[3] Genex Undine
[3] Mermail - Abysslinde
[3] Atlatean Dragoons
[2] Mermail - Abysspike
[2] Mermail Abyssmegalo
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[1] Moulinglacia the Elemental Lord
[2] Genex Controller
[3] Deep Sea Diva
6 Mágicas
[1] Heavy Storm
[1] Salvage
[1] Monster Reborn
[1] Pot of Avarice
[1] Dark Hole
[1] Allure of Darkness
8 Armadilhas
[2] Torrential Tribute
[2] Mirror Force
[3] Abyssphere
[1] Ultimate Offering
SIDE
[1] Maxx "C"
[3] Cyber Dragon
[2] Tragoedia
[3] Mystical Space Typhoon
[2] Compulsory Evacuation Device
[2] Mind Crush
[2] Royal Decree
EX DECK
[1] Chimeratech Fortress Dragon
[1] Armory Arm
[1] Ally of Justice Catastor
[1] T.G. Hyper Librarian
[1] Dewloren, Tiger King of Ice Barrier
[1] Gungnir, Dragon of the Ice Barrier
[1] Black Rose Dragon
[1] Scrap Dragon
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Daigusto Phoenix
[1] Submersible Carrier Aero Shark
[1] Wind-Up Zenmaines
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Bahamut Shark
[1] Number 11: Big Eye
[2] Torrential Tribute
[2] Mirror Force
[3] Abyssphere
[1] Ultimate Offering
SIDE
[1] Maxx "C"
[3] Cyber Dragon
[2] Tragoedia
[3] Mystical Space Typhoon
[2] Compulsory Evacuation Device
[2] Mind Crush
[2] Royal Decree
EX DECK
[1] Chimeratech Fortress Dragon
[1] Armory Arm
[1] Ally of Justice Catastor
[1] T.G. Hyper Librarian
[1] Dewloren, Tiger King of Ice Barrier
[1] Gungnir, Dragon of the Ice Barrier
[1] Black Rose Dragon
[1] Scrap Dragon
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Daigusto Phoenix
[1] Submersible Carrier Aero Shark
[1] Wind-Up Zenmaines
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Bahamut Shark
[1] Number 11: Big Eye
Genex Undine: Excelente carta para o forma, já que pode ativar os efeitos dos Atlatean e também pode ser recuperada com a Salvage.
Moulinglacia the Elemental Lord: Boa carta para aproveitar do alto número de WATER no Deck, o que pode significar vida fácil pra esta carta.
Allure of Darkness: Boa carta pra dar uma utilida ao Genex Undine, que nem sempre pode ser aproveitado.
Gungnir, Dragon of the Ice Barrier: Melhor carta pra dar uma utilidade ao Genex Under (Tuner). É WATER, e descarta monstros pra ativar seu efeito. Não preciso falar mais, certo?
Terminamos por aqui. Lembrando que os Decks aqui presentes são somente recomendações, sendo que o melhor é que vocês produzam os seus próprios, com sua cara e estilo de jogo. Comentem!
Por hora é só yugiohzeiros o/
Flw'z
Postado por Jão



















Outra carta pra combar é o Dragon Ice (http://yugioh.wikia.com/wiki/Dragon_Ice).
ResponderExcluirBaita post Jão, os Mermail realmente tão se mostrando muito fortes no OCG, e como tu falo(escreveu na verdade^^), ainda não se tem um formato certo, apesar que pelo que tenho visto, a build com atlanteans e genex parece que tem se mostrado um pouco mais consistente.
ResponderExcluirParabéns e para o próximo, podia ser de um archtype mais antigo que tenha recebido algum suporte atual.
Archetype Analysis voltou!!!! Ae Jão, excelente trabalho, aprendi muito do que sei sobre vários arquetipos lendo seus posts, vlw ae!
ResponderExcluirExcelente post cara, gostei mesmo de verdade, mas houveram alguns erros:
ResponderExcluir-Você esqueceu de comentar que quando Abyssmegalo é Special Summon pelo próprio efeito, você adiciona uma carta Spell/Trap "Abyss" para a sua mão, e isso faz o deck rodar completamente ainda mais se é um deck Mermail puro.
-Com o efeito de Abysspike você pode descartar 1 monstro WATER (de qualquer nível) para adicionar um WATER Level 3 (exatamente Level 3), e por isso comba bem com Genex Undine.
-O efeito de Abyssturge você também pode descartar um WATER de qualquer nível.
-Abyssgunde não precisa ser descartada por um monstro WATER, só precisa ser descartada tanto por efeito quanto por custo de uma carta.
-Abysshilde só precisa ser enviada para o cemitério (da mão, deck ou campo) para ativar o seu efeito, pode ser por batalha, tributo, descarte, custo e etc.
-Atlantean Dragoons adiciona qualquer Sea Serpent de qualquer nível do seu deck para sua mão.
-Atlantean Marksman só invoca um Sea Serpent "ATLANTEAN" Level 4 ou menor do seu deck.
-Esqueceu de comentar mais sobre o efeito de Abysslinde que o coração do deck indispensável à 3.
-Xyz Rank 7 são facilmente feitos em um deck Mermail por causa de Maloabyss e Abyssphere que salva de muitos OTKs além derodar bem o deck quando se traz Abysslinde.
Fora isso tá tudo ótimo, só to falando mesmo pra que você possa corrigir algumas coisas, já que algumas dessas são cruciais. Boa Sorte cara e continue com posts excelentes como esses ;)
otimo post /o/
ResponderExcluir@Bruno, obrigado, irei corrigir agora. Admito que fiz muito corrido e fiquei sem tempo pra revisar os erros.
ResponderExcluir