domingo, 26 de agosto de 2012

TOP 10 #32 - Banlist Sept/2012

Yoo Rapeize. Beleza ?

Trago a todos um TOP 10 sobre a Banlist de Setembro/2012, com a minha humilde opinião sobre as mudanças que vieram. Bom, sem mais, vamos ao TOP:

10º Lugar: Ultimate Offering


Eu achei interessante essa mudança, pois como em toda Banlist sempre vemos decks sendo arruinados com as mudanças, como nesse caso foi para Machina Gadget Offering, obrigados a usar agora 3 Cópias de Double Summon e 1 de Offering, como vemos, raramente, mas vemos, decks que mal chegaram ao jogo sendo totalmente destruídos, como nesse caso foi o Madolche Offering. Porém, nós no final desse formato vimos o potencial desse deck, com vários Loops, incluindo um Infinity Loop, onde se deixassem solto, o metagame ficaria desnivelado, já que estamos em um tempo de transição e descoberta de novos meta decks e a lentidão dos antigos metas.


9º Lugar: Brionac, Dragon of the Ice Barrier


Lá se vai mais um Synchro da família Ice Barrier embora. Quando muitos achavam que ele nunca iria depois da Banlist de Março/2012, já que seu irmão Trishula se foi e ele ficou, ele finalmente vai para o saco. Mas, se perguntam o porque de ele ir logo agora ? Simples, Abyss Rising deu aquele Up no atributo Water trazendo dois arquetipos ótimos, Mermail e Atlantean, que embora ainda não estejam no metagame, com a facilidade que hoje invocamos Synchro graças às muitas Special Summon que vem dominando o jogo, graças aos Xyz Monster, Brionac iria trazer um estrago junto a eles por não ter uma invocação específica e seu efeito ser infinito. Sem contar com as outras possibilidades que essa Banlist nos trouxe que veremos mais a frente. Agora teremos que viver de Uruquizas ou Gaia, até mesmo Gravity Warrior. Bem, sobraram só Gungnir e Dewloren da família, vejamos o que eles podem aprontar com esse novo formato e o Up dos Water.


8º Lugar: Future Fusion


A carta que tinha o aparente objetivo de chamar aquele Fusion poderoso e de complicada invocação depois de duas rodadas de ativação dessa carta, teve outro objetivo para os players, encher o cemitério de monstros, não é Chaos Dragons ? Eu sou Chaos Dragon Player e com essa carta na primeira mão, era OTK na certa, colocando Gustaph Max, Gaia Dragoon sobreposto no Atum, Red-Eyes Darkness Metal Dragon e Lightpulsar Dragon dependendo da mão. Essa apelação tinha que ser cortada e com isso ela teve que ir, porém creio que ela voltará um dia, principalmente quando Lightpulsar e Darkflare forem pegos pela Banlist, já que Chaos Dragon é o único combo que assusta e apela ao extremo dessa carta hoje em dia.


7º Lugar: Wind-Up Carrier Zenmaity

Senhores, nossas mãos estão parcialmente salvas. Quem achou que o Wind-Up Hunter iria para ser banido diretamente por seu efeito vai precisar se acustumar com os Wind-Up e seu principal Exceed a 1. Com isso, poderemos realmente jogar nossos duelos tranquilos e sem ter que rezar para ter um Effect Veiler em mãos. Os brinquedinhos agora ficarão realmente combatíveis e poderemos ver mais players gostando de sua jogabilidade e inventando mais opções para eles.


6º Lugar: Rescue Rabbit


Para muitos o principal responsável pelo deck Dino Rabbit ser o que é hoje, para outros é o que deixa o jogo mais variado e propício criação de novos decks, mas o fato é que a Konami só quer saber do Metagame e para ela não é viável no momento banir o Coelho mais odiado do mundo, por vários motivos, principalmente dinheiro. Então teremos que aturar Dino Rabbit ainda, mesmo que lento.


5º Lugar: Inzektor Hornet e Dragonfly


Muitos como eu estão amando essa banlist só pelo fato de os Inzektors terem sido os principais afetados nessas mudanças. Claro, o deck não está morto, assim como os metas antigos também não estão, mas claramente D.D. Crow será mais efetivo em Hornet, já que com Tour Guide a 2, Leviair demorará a fazer a reciclagem do zangão e o Effect Veiler pegará Dragonfly de uma vez por todas.


4º Lugar: Red-Eyes e Gustkraken


Senhores, nossas mãos estão parcialmente salvas. Repito o que eu disse no 7º Lugar para o caso do Gustkraken, pois graças ao Gishki Hand Control, vulgarmente chamado de Gishki Hieratic, que abusava do efeito desse monstro usando como tributo um Hieratic e depois trazendo um Level 6 para o campo e depois Messier 7, que renovava o combo graças ao efeito dele e da Aquamirror, fazendo o oponente ficar sem mão no fim do turno. É um Loop muito pior que dos Wind-Up, pois invés de ir para o cemitério, as cartas voltavam ao deck, e o oponente fica sem mão e sem cemitério, então o combo merecia ser amenizado. Red-Eyes Darkness Metal Dragon... Hopeless Dragon, Disaster Dragon, Chaos Dragon, muitos decks dragon desabam diante dessa mudança, de fato esse monstro tem um ar OP por reviver um dragon do grave ou mão, mas até Chaos Dragon, que foi o meta que demorou a engrenar, mas com um poder e velocidades impressionantes, ele não incomodava ninguém. Agora sua ida foi emergencial, mesmo depois de muitos estarem pedindo a ida do Lightpulsar Dragon ou/e Darkflare Dragon, que mudaram o destino do mais poderoso dos Red-Eyes.


3º Lugar: Synchros Deck de volta?


Quem diria que a Konami iria ceder tão rapidamente no caso da Earth ? E o Spore ? Sem contar o Kalut, Honest dos Blackwing a 2! Dentre essas mudanças o que eu vejo com mais chances de voltar são os Blackwing, pois a Konami até então sem motivo, solta um Synchro Level 5 novo para eles, que traz um Level 4 ou menor da mão, negando seus efeitos, reforçando o velho Vayu turbo. Agora com Kalut a 2, defensivamente o deck ganha muito e ainda vai dar o que falar. Spore de volta não muda muita coisa, mas pode ser o começo da volta dos decks Synchrocentric, lembrando que o Dandylion ainda está presente em decks Synchro. Earth é uma maneira de os Fairy voltarem a ser competitivos e Master Hyperion voltar a deixar muito player puto da vida. São possibilidades que só podemos confirmar no andamento desse formato.


2º Lugar: Tsukuyomi


Quem esperava ? Se alguém disser que esperava sua volta, está mentindo. Foi mais uma das surpresas da Konami e a prova que cartas como essa, que eram poderosíssimas antigamente, hoje são Staples, não é Black Luster Soldier ? Mesmo podendo ser uma carta que pode decidir um duelo, temos que analisar que temos várias cartas aí que decidem duelos sozinhas e nem por isso estão na Banlist. Seu Loop hoje é bem lento e ela pode combater cartas chatas como Thunder King Rai-Oh e Laggia. Mais uma carta que ajudará HERO e Dark World, que tem tudo para assumir o Metagame no formato que está vindo.

1º Lugar: Mirror Force


Preparem suas Starlights Road e Stardust Dragons! Mirror Force está semi-limitada! A armadilha mais famosa de monstros de duelo, talvez uma das mais poderosas, se não a mais poderosa, semi-limitada vai permitir aos players uma defesa maior de seus decks e um maior número de Blefes, que hoje são comuns em duelos, por isso pensar que o adversário tem uma mirror e descobrir que ela é uma MST vai acontecer mais vezes conosco. Me perguntaram o motivo dela ter sido alterada depois de tanto tempo, e eu respondi que no metagame atual, onde controle de campo é muito importante e o número de Traps foi reduzido para a entrada de mais monstros e os decks hoje são equipados com 3 MST, algumas cartas que só ativam na Battle Phase, como o caso da Mirror e do Cylinder que foi a 3, podem ser facilmente combatidas, assim tendo seu poder de destruição reduzido. Porém, isso não se aplica a decks Stall, que provavelmente irão voltar a dar trabalho a todos que os enfrentarem.



Bom, para quem achava que o TOP 10 terminava por aqui, temos uma novidade! O tema falado no TOP 10 sempre terá um complemento, para deixar os Players mais dentro ainda do assunto discutido, que vamos chamar de Informação TOP. Algumas vezes essa Informação TOP falará de algo que faltou no TOP 10 ou fornecerá dicas e curiosidades do tema do TOP.



!Informação TOP: Destiny Draw e Emergency Teleport.


Não esqueci dessas duas importantes alterações, que representam bem o que será esse próximo formato. Destiny Draw é a tentativa de evitar o esquecimento dos Destiny HERO, agora que HERO Arrive faz sucesso entre os japoneses e é um meta deck consagrado. Porém, junto a isso, ela chega para tentar reviver um meta antigo, o Tele-DAD, que tinha uma base dividida em Destiny HERO, principalmente abusando do Malicious e do Diamond Dude, sem contar com a presença do Plasma e a outra parte dos Psychics com a carta Emergency Teleport, que fazia invocações Synchro importantes e deixava o deck rápido, e também ressalto a tentativa de volta dos Psychic decks que depois da ida do Mind Master não foram os mesmos. Mas, para muitos esse deck não vai voltar, pois pode ser muito bem combatido e o fato do ás do deck, Dark Armed Dragon, estar limitado e facilmente ser alvo de Bottomless’ e Solemns. Ou seja, esse formato chega com um ar de indefinição e ansiedade para definição dos decks que se sobressairão no jogo, assim como essas cartas e o uso que os players darão a elas.



Então por hora é só galera. Esse é meu TOP 10 das Banlist. Vocês concordam ? Discordam ? Deixem seus comentários e seu TOP 10 nos comentários, e o que esperam desse novo formato e do futuro do jogo.


Flw's
#L.G
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. muito bem pensado, talvez mudasse uma posição aqui e ali, mas seria por opnião própria, hater será sempre hater, adorei o wind-up carrier limitado, esse foi o melhor fato da banlist na minha opnião, o resto é o resto...

    Odeio wind-up loop =/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu mudei a posição muitas vezes até definir que critério máximo eu ia seguir e cheguei a conclusão em colocar o que afetariam mais a nós com relação a escolha de decks a jogar nos torneios, qual a mudança nós veremos mais, qual deck veremos mais daqui pra frente e etc.. ou seja, eu pensei no jogo no geral.Mas, quando fiz o primeiro TOP hornet/dragonfly estava em primeiro, odeio inzektor. --'

    ResponderExcluir
  4. Eu sei kkkkk, acredito que vc foi mais imparcial com essa escolha aih, é sempre complicado fazer top de qualquer coisa tentando deixar a sua opnião de fora, e colocando o bem comum em evidência, por isso acho que mandou bem mano!

    ResponderExcluir
  5. Boa lista, mas o tenso é você botar o REDMD limitado no TOP4, ainda mais que tu não queria que ele fosse entrar na lista, já que você é um Dragon player (E eu achei o REDMD limitado justo, pois 2 REDMD deixava o deck bem OPs).

    Concordom com o Ermegency e Teleport não terem entrado no lista, afinal mesmo que os caras queiram voltar com Tele-DAD, o DAD ainda está limitado (e não deve sair dai cedo), e ainda o tele-DAD ficou famoso numa época que não tinha Veiler e Warning para ferrar com os combos

    ResponderExcluir
  6. Eu achei o fato de ele ter sido banido e as peças que fizeram ele se tornar apelão não, por isso o 4º Lugar, sem contar com o Gishki Control que precisava ser parado. OP, ele realmente é, porém ele não era apelão até a vinda do Pulsar e Darkflare. Lembrando que uma carta pode ter um Efeito OP mas não ser apelão por seu efeito não ter um uso de grande destruição de jogo.

    ResponderExcluir