terça-feira, 17 de julho de 2012

Deck Review - Fabled Divine Performance

OLHA O DECK REVIEW AÍ GENTE! CHORA CAVACO!

E aí, pessoal. Depois de tantas boas notícias na semana passada, hora de mais um deck review. Eu sei que prometi a vocês um deck de Photon. Mas... permita-lhes contar uma historinha.


Lá estava eu, na minha rodinha de discussão com a turma de DCZ (o que isso significa não é relevante). Um dos meus amigos de lá, o Feliphe, pediu para eu consertar o deck Fabled Dark World dele. Infelizmente, depois de um teste, descobri que é meio inviável juntar esses dois decks, porque os estiles de descartes e jogo de ambos são bem diferentes (é possível que eu esteja errado, se alguém tiver uma boa list de Fabled DW, passe-me no DN, minhas contas são The MNZ e (God of Death) G-Rio). Daí eu pedi a ele para separar o deck em dois. Fiz o Fabled pra ele, e... ELE FICOU MUITO FOD*! O DECK FEZ UMA DIVINE PERFORMANCE NO PRIMEIRO TESTE! VEJAM VOCÊS MESMOS:


OITO SYNCHROS NO MESMO TURNO, QUASAR, LEVIATHAN E IA TER MAIS SE EU NÃO TIVESSE ESQUECIDO A INTO THE VOID! É PRA ACABAR!

Depois eu fiz mais alguns duelos com esse deck, e em quase todos, quando eu pegava o First Turn eu fazia Quasar.


E por essas e outras, em vez de um Photon, hoje teremos o review do deck Fabled! (nota: está um pouco menor que os outros, mas Fabled tem uma estratégia muito variável e que é fácil de entender. Dei apenas uma explicação básica sobre cada carta. Além disso, tem menos imagens porque tive problemas de formatação ao colocá-las)


Deck Name: Sete águas revelaram em sete cores... que a beleza é a missão de todo artista! (Vila Isabel 1993)

Monsters: (21)

x3 Fabled Grimro
x3 Fabled Krus
x3 Fabled Lurrie
x3 The Fabled Ganashia
x3 The Fabled Cerburrel
x3 The Fabled Chawa
x2 The Fabled Nozoochee
x1 Fabled Kushano

Spells: (18)

x1 Card Destruction
x1 Dark Hole
x1 Heavy Storm
x1 Monster Reborn
x2 Mystical Space Typhoon
x1 Pot of Avarice
x2 Magical Stone Excavation
x3 Upstart Goblin
x3 Into the Void
x3 Monster Reincarnation

Traps: (1)

x1 The Transmigration Prophecy

Extra Deck: (15)

x1 Shooting Quasar Dragon
x1 Fabled Leviathan¹
x1 Mist Wurm
x1 Scrap Dragon
x1 Stardust Dragon
x1 Ancient Sacred Wyvern
x1 Black Rose Dragon
x1 Brionac, Dragon of the Ice Barrier
x3 Fabled Ragin²
x1 T.G. Hyper Librarian
x1 Ally of Justice Catastor
x1 The Fabled Kuddabi³
x1 Formula Synchron

Fabled Leviathan
LIGHT/Level 10
Fiend/Synchro/Effect
3000 ATK/2000 DEF
1 "Fabled" Tuner + 1 or more non-Tuner monster.
When this card on the field is destroyed and sent to the Graveyard, you can select up to 3 "Fabled" monsters in your Graveyard. Add them to your hand.
Quando essa carta em campo é destruída e enviada ao cemitério: Você pode fazer alvo em até 3 monstros "Fabled" em seu cemitério; adicione-os para sua mão.

Fabled Ragin
LIGHT/Level 5
Fiend/Synchro/Effect
1 "Fabled" Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
When this card is Synchro Summoned, if you have 1 or less cards in your hand, you can draw until you have 2 cards in your hand.
Quando essa carta é invocada por Synchro: Você pode comprar cartas até ter 2 em sua mão. Você deve ter 1 ou menos cartas na mão para ativar e resolver esse efeito.

The Fabled Kuddabi
LIGHT/Level 4
Beast/Synchro/Effect
1 "Fabled" Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
This card gains the following effect based on the number of cards in your hand:
● 0: This card cannot be destroyed by battle or card effects.
● 3 or more: Destroy this card during the End Phase.
Esta carta ganha um dos seguintes efeitos de acordo com a quantidade de cartas na sua mão:
● 0: Esta carta não pode ser destruída.
● 3 ou mais: Destrua essa carta durante a End Phase.













Geralmente eu falo dos monstros do Main Deck primeiro, mas nesse caso, vou abrir uma exceção. O deck de Fabled não tem como jogar só com o Main Deck como outros decks apresentados aqui. Eles TÊM que fazer Synchro. Então falaremos dos Synchros antes. 3 Ragin são as cartas chave do deck. Cada um deles te garante a draw power que você precisa para completar as suas jogadas. Duas cartas da sua mão são o suficiente para fazer mais um Synchro.

Considerando que em muitos casos o deck invoca a mão toda no primeiro turno e que se T.G. Hyper Librarian estiver em campo você ainda puxa uma a mais, é fácil invocar um swarm de monstros level 5. Some a isso Formula Synchron para ter um super-turbo Quasar First Turn Deck. Se você começa o duelo com uma mão de uns 5 monstros, pode dizer um "Já Era" pro seu oponente.

Um Quasar backado por Stardust e alguns Typhoons (que você puxa e seta para manter a mão no zero) é basicamente sem volta, a menos que seu oponente abra com 3 Soul Taker e Rescue Rabbit. Mas isso só acontece com as pessoas que tem sorte do Brian (daquelas que ativam Duality, revelam 3 Broken Bamboo Sword, ativam uma Golden Bamboo Sword e puxam as outras 2 Broken Bamboo Sword, ativam Mallet pra devolver essas Swords ao deck e puxam as mesmas 2 Bamboo Sword xD).


Leviathan é outro Synchro que pode ser usado para fazer seu oponente ficar de queixo caído. Mesmo que ele detone seu campo, você ainda terá jogada, com 3 Fabled na mão. Mais que o suficiente para fazer um belo comeback. Kudabbi tem dupla função: fazer stall e servir como ponte de Synchro. Além de poder ser revivido por Krus. Ancient Sacred Wyvern é um finisher forte para o caso de Quasar não bastar. Como fazer Synchros level 5 é fácil, basta somar um Cerburrel para fazê-lo.



O procedimento para fazer Synchros (leia-se Ragin) se divide em vários métodos. Alguns incluem Ganashia + Cerburrel, Noozochee + Lurrie + Cerburrel, Chawa + Krus no Grimro/Kudabbi, etc. O que importa é que esse enxame de synchros é que nem a fase adulta: depois que começa, só para quando a vida estiver zerada. Chawa, Noozochee e Kushano são os monstros que descartam outros Fableds de sua mão.


Chawa, além de se invocar da mão, é um tuner level 1 que dá ao deck a possibilidade de fazer Formula Synchron e, consequentemente, Quasar. Noozochee tem o mesmo efeito, mas além de ter um bônus de poder invocar um monstro da mão, é um não-tuner level 2, para poder invocar Ragin num turno gastando três cartas na mão. Parece ruim, mas lembre-se que você precisa de menos de duas para ativar seu efeito. Kushano é o menos útil dos três, porque gasta a Normal Summon. Porém, comba com Noozochee, Excavation e outros. Além de ser o único tuner level 3 do deck Fabled.

Para serem descartados, Krus, Lurrie, Ganashia e Cerburrel são os alvos, além do já mencionado acima Kushano. Lurrie, apesar de só servir na maioria das vezes para complementar o Chawa e fazer o Formula, também pode adicionar um nível numa Synchro Summon qualquer. Ganashia tem uma drawback penosa que me faz invocá-lo normalmente para ter um alvo não tuner level 3 para o Krus. Ele é essencial porque às vezes é necessário muitos níveis em campo e o Grimro não aparece.

O Fabled Cerburrel é a peça que completa o Ganashia. Faz a Synchro perfeita, o "bomb has been planted do deck", o T.G. Hyper Librarian combinado ao Ragin. 3 cartas para cada Ragin é algo que você com certeza vai querer. Também contamos com Krus, que pode transformar qualquer monstro do deck num Cerburrel. E não é só porque ele não pode se reviver que ele é ruim: simplesmente faça alvo em outra cópia se quiser ele em campo. Fechando a conta, Grimro é a deck thinner e comba com um bocado de cartas, além de te ajudar a escolher um combo para prosseguir. Além disso, a arte dela, além de ser fod*, é muito linda (joguem Fabled Grimro no Google Images para mais informações).


Card Destruction não é uma carta indispensável no deck. Pelo contrário, se você quiser jogar sem ela, não há problema algum. Uso ela porque dá uma acelerada no deck, além de ajudar com uma segunda condição de vitória do deck: se seu oponente usar Maxx "C" nos seus combos, continue-os focando mais nas Special Summons (Brionac pode fazer alguns loops infinitos de Special, como 2 Cerburrel ou 3 Krus) e dê Card Destruction. Seu oponente provavelmente ficará com umas 20 cartas na mão, e descartá-la para puxar uma nova de mesmo valor significa basicamente um fim de jogo. Deck Out. Problem Dino Rabbit netdecker?

Upstart Goblin significa jogar com 37 cartas no deck, e ganhar 1000 pontos de vida nesse deck não faz a mínima diferença com todo o potencial de OTK. Into the Void também puxa uma carta, mas sua condição de ativação tira um pouco do seu brilho. O descarte de end turn não é necessariamente um problema: mesmo que você não possa fazer nada com esses monstros, dificilmente seu oponente vai tentar derrubá-los com um Quasar esperando ele. Derrubar o Delta Accel se torna a prioridade dele.
Pequena curiosidade: Num dos testes, ativei Upstart e puxei Void, ativei Void e puxei Void, ativei Void e puxei Upstart, ativei Upstart e puxei Void... acreditam?

Magical Stone Excavation e Monster Reincarnation são spells que descartam cartas para ajudar os monstros, e seus verdadeiros efeitos também ajudam. Reincarnation tem o Grimro como seu alvo favorito para aumentar mais ainda o deck thinning. Magical Stone Excavation geralmente faz alvo numa spell qualquer, mas os alvos mais úteis são Monster Reborn por motivos óbvios e Pot of Avarice, porque esse deck gasta os monstros muito rapidamente. Num formato com 3 Avarice, eles seriam muito roubados.

Nas traps, apenas Transmigration Prophecy, porque além de funcionar como um D.D. Crow, pode ser usada para reciclar suas próprias cartas OP como Excavation e a já citada Avarice.

VÍDEO:

Hoje, excepcionalmente nessa edição, postaremos um vídeo da gameplay do deck, cortesia do nosso colega SIlas. Ele ganhou os outros dois duelos do match, mas o único em que eu ganhei foi o suficiente para provar o poder que esse deck tem se pegar o First Turn:

Nota 1: reinanmoto10 = dantcn, o cara que ficava ofendendo a mim e ao SIlas nos comments do blog Nota 2: Esse é o segundo duelo do match, porque no duelo 1 o SIlas convidou o ser acima a assistir o duelo e eu confessei a ele que saí com uma mão ruim, então ele deu admit e reiniciou o duelo. Resumo: 1 - O First Turn desse deck é bem mais fod* do que o dos metas chatos. Quasar e mais alguns monstros fod* a gosto do cliente. 2 - Você tem mais de 9000 maneiras de jogar, mas todas envolvem sair sacando cartas com o efeito dos Synchros Librarian, Ragin e Formula. 3 - Maxx "C" não serve para atrapalhar esse deck. Serve para dar outra condição de vitória a ele. 4 - Um bom Side Deck é necessário, principalmente contra excesso de backrow. Nesse caso, Decree, Forbidden Lance, Prohibition e Night Beam são algumas boas escolhas. PIADA DA SEMANA:
Nota: deck do oponente do Apoca = Inzektor. É isso. Agradeço a sua audiência, e boa noite!
"Cigano rei... mineiro iluminado...
O mundo não vai esquecer...
Plantou no solo brasileiro...
A realização do amanhecer...
É uma nova era... ô, ô...
A magia da sorte chegou!"
(sim, este é o mesmo samba que eu mencionei no vídeo)
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Música satánica que toca no fundo do video: Devil Laught's (uma versão Loopada dela).

    Deck FDP... Fez quasar e nem me deu chance de defesa.

    ResponderExcluir
  2. cara só não entendi uma coisa essa carta :The Transmigration Prophecy,
    me explica pra que ela ?

    ResponderExcluir
  3. Eu expliquei ali que ela serve para reciclar suas cartas uma vez que o deck de Fabled joga quase todo o deck no cemitério no primeiro turno. Também serve como um D.D. Crow se necessário, voltando monstros malditos do oponente para o deck (alguém disse Inzektor Hornet?). Se não gostar, opções incluem Treacherous Trap Hole, Forbidden Lance, The Huge Revolution is Over e Starlight Road.

    ResponderExcluir
  4. Yo sou novo no DN começei agora q vi seu post xD poderia dar uma ajuda la n intendo mto da mecanica nova dos decks xD

    ResponderExcluir
  5. The MNZ, por que não se usa o Raven nesse deck?

    ResponderExcluir