terça-feira, 19 de junho de 2012

Deck Review - Gusto

OLHA O DECK REVIEW AÍ GENTE! CHORA CAVACO!

Meu deck X-Saber tirou 2º no PSD dessa semana, então estou felicíssimo. Hoje, no deck review, apresentarei o potencial do deck de Gusto. Um deck do Duel Terminal de monstros WIND, tipos Psychic, Winged-Beast e Thunder, focado em monstros flutuadores para manter controle de campo. No fórum, esse é um deck BEEM temido, porque um de nossos testers da Taverna 5D's, o Walker, levou os "papagaios verdes" ao top 50 do Dueling Network no último formato. Isso quer dizer que eles não são de se jogar fora, né?





Deck Name: O vento cortando os Pampas, bordando a esperança... nesse rincão brasileiro! (Beija-Flor 2005)

Monsters: (20)

x3 Gusto Gulldo
x3 Gusto Egul
x3 Winda, Priestess of Gusto
x3 Caam, Serenity of Gusto
x3 Krebons (Apelido: ~Joker~)
x2 D.D. Crow (Apelido: F.D.D.P. Crow Hogan)
x2 Wind-Up Juggler¹
x1 Dark Simorgh (Apelido: Simorgh Negão)

Spells: (15)

x3 Mystical Space Typhoon
x2 Creature Swap
x2 Pot of Duality
x2 Miracle Synchro Fusion
x2 Emergency Teleport (Apelido: Krebons Call)
x1 Dark Hole
x1 Heavy Storm
x1 Monster Reborn
x1 Pot of Avarice

Traps: (5)

x2 Phoenix Wing Wind Blast
x2 Torrential Tribute
x1 Return from the Different Dimension

Extra Deck: (15)

x1 Ultimate Axon Kicker (Apelido: Jogador de Futebol Americano Final)
x1 Daigusto Falcos
x1 Daigusto Gulldos
x1 Daigusto Sphreez²
x1 Daigusto Elgus
x1 Psychic Nightmare
x1 Psychic Lifetrancer
x1 Hyper Psychic Blaster
x1 Ally of Justice Catastor
x1 T.G. Hyper Librarian (NERD!)
x1 Brionac, Dragon of the Ice Barrier
x1 Black Rose Dragon
x1 Stardust Dragon
x1 Scrap Dragon
x1 Mist Wurm

Side Deck: (15)

x3 Effect Veiler
x2 Maxx "C"
x2 Gozen Match
x1 D.D. Crow
x2 Chain Disappearance
x3 Royal Decree
x2 Closed Forest


Wind-Up Juggler
WIND/Level 4
Psychic/Effect
1700 ATK/1000 DEF
After damage calculation, if this card battled an opponent's monster: You can destroy the opponent's monster. This effect can only be used once while this card is face-up on the field.
Depois do cálculo de dano, se esta carta batalhou com monstro do oponente: Você pode destruir o monstro do oponente. Este efeito só pode ser usado uma vez enquanto esta carta está virada para cima no campo.

Daigusto Sphreez
WIND/Level 6
Psychic/Synchro/Effect
2000 ATK/1300 DEF
1 Tuner + 1 or more non-Tuner "Gusto" monsters
When this card is Synchro Summoned: You can target 1 "Gusto" card in your Graveyard; add that target to your hand. Your opponent takes any Battle Damage you would take from battles involving a face-up "Gusto" monster you control. This card cannot be destroyed by battle.
Quando esta carta é invocada por Synchro: Você pode fazer alvo em 1 carta "Gusto" em seu cemitério; adicione aquele alvo para sua mão. Seu oponente leva qualquer dano de batalhas envolvendo monstros "Gusto" que você controla. Esta carta não pode ser destruída por batalha.



O foco do deck Gusto é ficar levando ataque até encher o saco do seu oponente ou até você ter um combo pronto. Pode levar muito ou pouco tempo para fazer a setup para seus combos, dependendo se seu oponente joga com um Scrap Stun ou um Six Samurai da vida. Seu oponente vai atacando, e você só tem o trabalho de escolher a melhor carta para a situação. A jogada básica do deck é o loop com Gusto Gulldo, Gusto Egul e Winda, Priestess of Gusto. Mesmo com praticamente o mesmo efeito, cada um tem a sua função. A Winda, pra começar, só serve pra pagar de vela (WTF?) e fechar o loop. Ela não é tuner e não pode ativar seu efeito se ela se matar com um monstro do oponente, ao contrário dos outros. Talvez você invoque ela uma vez ou outra para fazer synchro, mas é raro. O Gulldo é meu favorito. Pode ser destruído de qualquer jeito. Traz qualquer um dos outros dois. É tuner e faz tanto Elgus quanto Gulldos, além de outros synchros fortes. Nada mal, não? E o Egul é quase a mesma coisa que o Gulldo, com as diferenças de que precisa ser destruído em batalha e que não pode trazer tuners. Se ele fosse como o Gulldo eu até arriscaria One for One no deck.



No outro lado da parte monstro do deck, temos Caam, que é uma das cartas chave. Seus 1700 de ataque não batem em muita coisa, mas o que importa é que ela é a principal não-tuner do deck. Tune com Gulldo para Elgus e com Egul para Gulldos(irônico, não?). Seu efeito de reciclagem permite que o deck jogue quase infinitamente, ao contrário de alguns decks que dependem de Pot of Avarice ou que usam apenas Emeral a 1 cópia. Wind-Up Juggler foi uma escolha interessante que apareceu quando eu precisava de um Psychic level 4 além da Caam. Quando eu estava fazendo o deck, decidi falar com o "Gusto Meister" do fórum, o Walker, apresentando a ele como opções Pandaborg, Musto, Psychic Snail, Silent Psychic Wizard e Psi-Blocker além do próprio Juggler. Qualquer um deles é satisfatório dependendo do seu playstyle, mas o Juggler é o melhor deles pelo seu efeito de destruir o monstro com que batalha, que já foi deveras útil. D.D. Crow no Main Deck foi uma opção anti-meta minha depois de perder para um Frog Monarch e um Laval. Com ele você pega muitos oponentes de surpresa, já que eles não esperam algo assim antes do duelo 2. Eu já havia usado D.D. Crows no Main Deck antes usando Lavals, e foi uma escolha muito feliz. Além de ser um monstro DARK, enquanto Juggler e os Gustos são WIND. Ou seja? Dark Simorgh! Ele é o boss do main deck. 2700 de ataque sendo invocados do nada... e começa chain! Ou seja, Laggia não pode fazer nada contra ele. Ele também pode ser invocado do cemitério, o que já me salvou algumas vezes. Mas seu melhor efeito é o de bloquear as setadas do oponente. Beijinho, beijinho, tchau tchau Snowman Eater, Ryko, Mega Hamster, Emmersblade, Spy, e isso sem contar as backrows que ficam travadas na mão dele, imagina contra Infernity... querem mais?



Creature Swap acabou sendo uma das cartas mais fod* do deck. Não faz alvo e não destrói. Você ganha um +1 se enviar Egul ou Gulldo além de roubar um monstro dele permanentemente. Outra opção é usar Juggler para se livrar de um staller como Gellenduo e então passar ele ao campo do oponente, onde não será nada mais que um batedor de 1700. Emergency Teleport serve para invocar Krebons da mão ou deck e fazer synchro level 6 ou 8. Além de que o bobo-da-corte é DARK, pode ser banido para Simorgh. Miracle Synchro Fusion traz o segundo boss do deck, o Axon Kicker. 2900 de ataque, causa piercing, recupera vida e para fechar, seu oponente fica com Herp Derp Face quando ele ataca aquele Snowman Eater setado e seu oponente ACHA que se salvou. FAIL! Kicker não pode ser destruído por efeitos de cartas. Isso é particularmente eficiente contra um deck Inzektor que não use Ladybug, porque a única maneira que esse deck tem para abater o Kicker é um BLS, SE usar ele. Com Ladybug, pode-se usar também o Inzektor Exa-Stag. Para as traps, Phoenix Wing Wind Blast é uma escolha interessante, já que funciona como Raigeki Break mas sem destruir a carta. Eficiente contra Dino Rabbit e Wind-Up, pois pode voltar um Sabersaurus ou Hunter para o topo do deck antes que as jogadas do capeta comecem. Return from the Different Dimension fecha essa parte do deck com um ataque forte após usar Miracle Synchro Fusion ou Dark Simorgh, além dos monstros que levaram Chain Disappearance / Bottomless.


O extra deck conta com os 4 synchros Gusto. Não são muito fortes, mas seus efeitos são matadores. Falcos sobe o ataque de todos os seus monstros Gustos em 600 pontos. Não é muito útil, geralmente é apenas material para Miracle, mas também pode ajudar se combinado com algum outro synchro. Gulldos e Elgus são destruição de cartas forte. O primeiro destrói um monstro e ainda recicla seus mateirais de synchro, enquanto o segundo tem um ataque mais forte e dá mais material para Return from the DD. Mas o melhor monstro do deck todo vem agora. Não é o Dark Simorgh, não é o Axon Kicker. É o Daigusto Sphreez. Para começar, sua summon adiciona de volta uma carta Gusto do graveyard. Uma CARTA Gusto, ou seja, pode adicionar Contact ou Blessings caso opte por usá-las no deck. Ou então simplesmente garantir que você tenha outro Gusto na mão. Segundo, não morre em batalha. E o melhor dos efeitos dele: rebate todo o dano de batalha levado por monstros Gusto nessa rodada. Sacaram o potencial de OTK dessa criatura? Se seu oponente tem um Sun Dragon Inti em campo, invoque Gusto Gulldo e ataque o dragão, o que significa que seu oponente tomará 2500 de dano e você invocará Gusto Egul. Suicide-o também para mais 2800 de dano e traga Winda, que se suicidará para mais 2000. Por fim, ataque com Sphreez para mais 1000 de dano. 2500 + 2800 + 2000 + 1000 = 8300 = OTK! Seu oponente nunca vai querer te atacar enquanto você tiver Sphreez em campo. O único defeito dele é forçar a adição da Teleport Engine no deck (o que na verdade deu mais consistência ao deck) já que não há um bom tuner Gusto level 2 (há dois, mas eles só ativam seus efeitos de flutuadores se destruídos por efeitos, o que só funciona contra Inzektors). Os synchros Psychic dão mais consistência ao Axon Kicker além de terem efeitos poderosos de recuperar vida e, no caso do Hyper Psycho Blaster, piercing.

PIADA DA SEMANA

Essa é uma nova sub-seção do Deck Review sugerida pelo femt (valeu femt) e aprovada pelo Mestre Kramer. Como vários blogs já postam jogadas noobs, nós tínhamos que postar algumas, não?

Hoje, lhes conto o caso de um cara que tentou invocar Green Baboon ao fazer synchro com um Ojama: (clique para ampliar)



Semana que vem, Nordic Beast, e na seguinte, Photons!
That's tudo, folks!

"Vou voar de asa delta...
O céu do meu Rio de Janeiro vou voar
Delirar com a natureza
Refletir no espelho azul do mar..."

(btw, meu samba-enredo favorito ^)
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. /o/ muito bom, aquele safado do Dr. tinha que postar o deck dele lá no fórum XD

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  2. @SIlas: Primeiro, na maior parte dos testes uma cópia da Miracle foi destruída e me permitiu puxar uma carta. Segundo, um Axon Kicker só resolve o duelo na maioria das vezes. Terceiro, se precisar usar duas vezes, Pot of Avarice.

    @Maicon: Ele já postou, mas está desatualizado.

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  3. testei roda muito bem, mas rodou melhor com 3 creature 2 mysticals e uma otima opção pra psy lv 4 no lugar do wind up foi o silent psychic wizard deu uma acelerada legal no deck alem de ter 1900 de atk

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  4. Não gosto desses Gusto's, mas, reconheço, o deck ficou foda! E o post também ficou excelente, tudo bem explicado e não ficou cansativo também.

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  5. Tenho pesadelos com os Gustos daquele Dr. u.u
    BTW, bom DeckReviw Manz ;/

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  6. Anomimo, porque não mostra a cara seu babaca.

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  7. Aposto que o anônimo é aquele gay do Apo huashaush

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  8. Parei com yugi, vou pro vanguard!!!!

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  9. @Anônimo: Sua falta do que fazer é um exemplo para todos os preguiçosos do mundo. Vá ver hentai que é mais negócio.

    @Nois: Como eu disse, o Silent Psychic Wizard é uma das opções viáveis para esse deck (até porque na versão postada o maior beatstick do main deck tem apenas 1700 de ataque). Sobre 3 Swap e 2 Typhoon, foi resultado do meu ódio natural de backrows.

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  10. Melhor ser ridículo e infantil que falar nada com nada e nem saber fazer melhor. Além disso, um pouco de descontração faz bem.

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  11. Calma caras
    É só um anônimo
    Não precisa ter rage.

    PS: Preguiça de logar

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  12. Obrigado, monge Ledah. Por fim, decidi deletar ambos os comentários ofensivos do anônimo.

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  13. Adicional: favor avisarem ao outro anônimo que a frase "vá ver hentai que é mais negócio" não passa de um meme interno da YGO BR e que tal frase não foi dirigida a ele.

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