terça-feira, 5 de junho de 2012

Deck Review - Evol

OLHA O DECK REVIEW AÍ GENTE! CHORA CAVACO!

O Kramer disse que o artigo estava esquentando no forno. Pois bem, caiu a luz de noite, o forno desligou e o artigo só ficou pronto na manhã seguinte. (leia-se: caí no sono enquanto terminava o artigo). Me enrolei bastante essa semana, mas terminei o Deck Review. Para hoje teremos um deck de que eu gosto muito em vários aspectos e odeio muito em outros. O deck de Evol. Ele funciona como uma típica evolução. Répteis para Dinossauros para Dragões. Dragões roubadíssimos, mas dragões. Amem-os ou deixem-os. Mesmo assim, fiquem com o artigo. (admito, fiquei sem ideia sobre o deck)

Deck Name: Sorry for being a Grande Rio Otaku - by Megpoid Gumi
(foi a trilha sonora que veio à minha cabeça quando fazia o deck. Além disso, o ritmo me lembra os Flinstones)

Monsters: (18)

x3 Evoltile Najasho
x3 Evoltile Westlo (Apelido: West Ham)
x3 Evoltile Gephyro¹ (Apelido: Gepeto)
x3 Evolsaur Vulcano
x3 Evolsaur Cerato
x3 Evolsaur Diplo

Spells: (19)

x3 Evo-Diversity
x3 Evo-Force²
x2 Mystical Space Typhoon
x2 Magical Mallet
x2 Enemy Controller
x2 Smashing Ground
x1 Dark Hole
x1 Heavy Storm
x1 Monster Reborn
x1 Foolish Burial
x1 Pot of Avarice

Traps: (3)

x3 Royal Decree

Extra Deck: (15)

x3 Evolzar Laggia
x2 Evolzar Dolkka
x1 Daigusto Emeral
x1 Evigishki Merrowgeist
x1 Number 39: Utopia
x1 Number 50: Black Corn (Novo Apelido: Navio Negreiro)
x1 Maestroke the Symphony Djinn
x1 Wind-Up Zenmaister³
x1 Gem-Knight Pearl
x1 Wind-Up Zenmaines
x1 Chimeratech Fortress Dragon

Evoltile Gephyro
FIRE/Level 1
Reptile/Effect
200 ATK/400 DEF
When this card is destroyed by battle and sent to the Graveyard: You can target 1 "Evolsaur" monster in your Graveyard; Special Summon that target.
Quando esta carta é destruída em batalha e enviada ao cemitério: Você pode fazer alvo em 1 monstro "Evolsaur" no seu cemitério; invoque o alvo especialmente.

Evo-Force
Normal Spell Card
Tribute 1 "Evoltile" monster; Special Summon 1 "Evolsaur" monster from your Deck. It is treated as if it was Special Summoned by the effect of an "Evoltile" monster.
Tribute 1 monstro "Evoltile"; invoque especialmente 1 monstro "Evolsaur" de seu deck, e trate-o como sendo invocado por um monstro "Evoltile".

Wind-Up Zenmaister
EARTH/Rank 4
Machine/Xyz/Effect
1900 ATK/1500 DEF
This card gains 300 ATK for each Xyz Material attached to this card. Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to target 1 face-up monster you control; change that face-up monster to face-down Defense Position, and if you do, during the End Phase of this turn, change it to face-up Attack Position.
Esta carta ganha 300 ATK para cada material de Xyz atarrachado a esta carta. Uma vez por turno: Você pode desatarrachar 1 material de Xyz desta carta para fazer alvo em 1 monstro virado para cima que você controla; mude ele virado para baixo em modo de defesa e se você o fizer, durante a Fase Final deste turno, mude-o para modo de ataque virado para cima.



Eu gosto muito de Evols. Inclusive, em uma das fanfics que escrevo, o personagem Kevin, campeão de duelos de Hong Kong, usa um deck Evol. O deck não tem muita coisa de impressionante, mas é preciso uma noção básica dele. Os répteis têm seus efeitos de invocar os dinos, mas todos precisam de uma condição específica para ser ativado: Westlo precisa ser flipado, Najasho precisa ser tributado e Gephyro, destruído por batalha, além de precisar de um alvo no grave. O que você pensa: "merd*, mal comecei a jogar com o deck e já estou me enrolando". Palma, palma, não priemos cânico. É fácil entender se analisarmos cada um separadamente. A começar pelo Najasho. O dever de tributá-lo cabe à Evo-Force e ao Enemy Controller. Falando especificamente da Evo-Force, ela tem um efeito que se encaixa perfeitamente no Najasho: tribute um Evoltile e traga um Evolsaur do deck com seu efeito. E o Najasho não dá miss time, ou seja, um ou dois Xyz instantâneos, dependendo do que vai ser invocado. O Enemy Controller, além de roubar um monstro do oponente enquanto ativa o Najasho, também serve para defesa. Agora que já passamos pelos combos com ele, você pergunta: E vale a pena ter três cópias de um monstro que depende de uma entre outras cinco cartas do deck para funcionar? E eu respondo: Se você não gosta, ok, tire DAD e BLS de todos os seus decks, pois eles só são úteis quando comprados com os requisitos específicos no grave. Além disso, Najasho tem 2000 de defesa e pode servir de paredão enquanto espera a carta para tributá-lo. Westlo é a versão temática do Gravekeeper's Spy: defesa alta e invoca um monstro do deck. Não é necessário falar muito sobre ele aqui.



Nos meus primeiros testes com esse deck, notei que a carta mais importante era o Vulcano com seu efeito de trazer outro Evolsaur para campo e, por consequência, um Evolzar. Mas as cópias dele acabavam muito rápido, me deixando dependente de Avarice. Somado a isso, outro problema era o fato de que 6 Evoltiles, três dos quais precisam de uma "condição especial" para serem úteis, não eram o bastante. Chega o Gephyro, e os dois coelhos morrem na mesma cajadada. Apesar de ser meio lento, ele é o único Evoltile que pode trazer monstros no grave, ou seja, mais Vulcanos usados, mais Laggias, mais Dolkkas... além disso, invocar Diplo na Battle Phase pode ser benéfico. Para explicar porque, vou contar uma historinha. Foi contada por um amigo admin meu:

"Eu: Seto um monstro e passo.
Oponente: Seta 3 antes de atacar(hã?), depois invoca um Luster Dragon e ataca meu GB Hoplumus setado.
Eu: Tag-Out, invoco Bestiari, destruo a carta do meio.
Oponente: Quit.

FIM."


Há vários jogadores que fazem a idiotice acima, setar primeiro e atacar depois (Se você também faz, calma, há tempo de corrigir). E muitas vezes em duelos for fun, seu oponente não liga para isso (menos o Walker, claro UHSHUSASAHUSAUHA) e acaba perdendo vantagem por isso. A jogada pode ser feita com Westlo também. Sobre o Cerato, é o beatsticker do deck. 1900 ou 2100 de ataque derrubam um bocado de coisas, e se ele vier com 2100, você ainda pode buscar um Evoltile do deck antes de invocar uma Solemn Judgment com pernas.



Na parte de Spells e Traps, os clássicos 3x Decree nos quais eu sou viciado, Magical Mallet e Sm... "Magical Mallet? Essa carta é uma droga!" << Cala a boca. Se vocês notarem bem, esse deck não tem nenhum Evoltile que invoque Evolsaurs da mão. Magical Mallet, badum tss, problema resolvido, além de poder devolver outras cartas mortas na mão ao deck. Inclusive, uma vez eu abri com 3 Decree, 2 Vulcano e 1 Cerato...pena que não veio nenhuma Mallet daquela vez. Com o Smashing Ground, temos algo para destruir monstros já em campo, algo que Evols não têm. Alguns podem preferir Soul Taker por deixar você escolher o monstro, outros podem usar Snowman Eater. Isso vai do gosto de cada um, eu uso Smashing porque não faz alvo. Hammer Shot também é viável. A Evo-Diversity adiciona o toolboxing dos Evoltile, a peça que falta para o deck.



No extra deck, a primeira coisa que chamou a atenção de vocês foi, sem dúvida, o Wind-Up Zenmaister. Pra quê ele? Há um combo maneiro com ele. Como o Westlo tem 1900 de defesa, é bem possível que ele seja flipado por um ataque e sobreviva. No seu turno, você invoca Zenmaister com o dinossauro invocado por ele e mais um e vira o Westlo para baixo. Como você ainda não fez Flip Summon dele, vire ele para cima de novo e faça outro Xyz, como as Solemn Judgments e Divine Wraths ambulantes, Laggia e Dolkka. Você pode ajustar o Main e Extra Deck para fazer Xyz's rank 5 e 6 facilmente: para deixar o deck com rank 6, tire um Cerato e um Diplo e coloque 2 Elias. No extra, tire Merrowgeist e Chimeratech(passe-o para o side) e coloque o Evolzar Solda junto com meu xodozinho Swordbreaker. Para Rank 5, faça a mesma coisa com Darwinos, que pode fazer Xyz com o próprio Westlo, ou quebrar o combo do seu oponente de atacar com os 2 Sabersaurus do Rescue Rabbit primeiro e depois fazer Laggia. Ele também abre a possibilidade de combar Number 19: Freezerdon com Dolkka ou Solda e assim fazer você ganhar mais materiais para seus efeitos. Essa jogada funciona com Laggia também, mas para isso, um material vai embora do Laggia e outro do Freezerdon (ouviu, WilliamAntunes?). Na outra vaga do Extra, use Tiras.

Resumão:

1 - Vire Westlo pra cima ou espere o Gepeto morrer, invoque o primeiro Dino pelo efeito, invoque um segundo e faça Laggia.
2 - Najasho tributado pode gerar Laggia e Dolkka em uma rodada.
3 - O Vulcano invocado é um Laggia garantido.
4 - O deck Dino Rabbit é menos eficiente que o Evol, mas sua velocidade ultrapassa a de todos os outros decks. Por isso eles são tier 1.

Fim de artigo! Até!

"O homem pensou... que o planeta era somente seu...
Pro futuro ele projetou... dominar a natureza que um dia o acolheu...
Alerta pro mundo atual... imagem, terror irreal
Humanos dominados pelo mal..."
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Não curtia muito dinos até ver os Evol. Creio que não só comigo, mas, como muita gente deva ser assim. O deck é um Evol eficiente, sem muito o que inventar, mas, muito bom e que pode bater em muito deck por aí. Bom post MNZ. Mostrou que os Evol's são muito mais que Laggia e Dolkka.

    ResponderExcluir
  2. Apelido Do Number 50 Tinha que ser TITANIC kkk' belo Post MNZ continue Assim :D

    ResponderExcluir
  3. Bom post, explicou muito bem sobre os evols suas fraquezas e vantagens
    Proximo Deck Review: Nordic Beast XD

    ResponderExcluir
  4. Bom post!
    Tbm tenho um blog de YGO que ainda e um bocado novo : http://shootingstardragon.wordpress.com/
    Visitem e deem opinião.
    Tbm gosto mt do vosso blog.

    ResponderExcluir