terça-feira, 24 de abril de 2012

Archetype Analysis - Neo-Spacian




Yoo Minna o/
Blz ?

Estava fazendo um outro Archetype Analysis que ficou meio inviável, então vou fazer com os Neo-Spacian, que podem ganhar espaço com a Miracle Contact chegando. Vamos ver? Acompanhem:














Os Neo-Spacian são um arquetipo relatado nos Elemental HERO, principalmente em fusões derivadas do Elemental HERO Neos. Tem variados suportes, até mesmo um arquetipo denominado como Chrysalis, que são as formas infantis dos Neo-Spacian.

Eles vieram em nada mais que 14 boosters e packs diferentes, mas primeiramente vieram no Power of the Duelist e no Strike of Neos, sendo 3 de cada Neo-Spacian em cada booster.

Ficaram conhecidos no anime de Yu-Gi-Oh! GX, onde Jaden Yuki os usava como seus monstros prediletos, junto com o próprio Elemental HERO Neos, dentre outros. Com os Neo-Spacian e o Elemental HERO Neos, Jaden ganhou uma estratégia alternativa, ainda baseada em Fusion Monsters.

Aparência:
Todos os Neo-Spacian tem artes bem diferentes, mas todas lembram muito traços de heróis, ou até de aspirantes a heróis. Quem sabe, representem eles meros ajudantes.


Vou usar como exemplo o Neo-Spacian Dark Panther, e toda a sua linhagem Elemental HERO. No caso do Dark Panther, vemo uma pantera negra de capa, o que traduz o que eu quis dizer com ajudante de herói.


Depois vemos a evolução do Dark Panther, quando o mesmo é combinado com o Elemental HERO Neos, formando assim o Elemental HERO Dark Neos. Em seu efeito, aparência e nome, vemos traços do Dark Panther.

Mais precisamente em sua aparência, o Dark Neos ganhou asas derivadas da capa usada pelo Dark Panther, ganhou garras derivadas das garras do Dark Panther, além da cor, o "Dark" em seu nome etc.


Na imagem acima, vemos o Elemental HERO Chaos Neos, onde temos traços não somente vindos do Dark Panther, mas também de outro Neo-Spacian: O Neo-Spacian Glow Moss! Ele deu este toque LIGHT ao monstro, misturado com o tema DARK derivado do Dark Panther, formando o "Chaos", lembrado no nome deste monstro.


Por fim, mas o que seria o início de tudo, temos o Chrysalis Pantail, que é a versão infantil do Dark Panther, como se o mesmo estivesse sendo gerado. O que lembra o Dark Panther em si é esses grandes olhos vermelhos que ele possui.

Cada um dos 6 Neo-Spacian contém sua linhagem, assim como o Dark Panther, que eu usei como exemplo.

Jogabilidade:
Todos os Neo-Spacian tem efeitos diferentes, inclusive posso começar citando o Neo-Spacian Grand Mole, que simplesmente é o melhor do arquetipo. O que prova isso? Primeiramente, a vaga que ele tem na Banlist como limitado. Vamos vê-lo? Acompanhem:

Neo-Spacian Grand Mole
EARTH/Rock - Effect/3/900/300
At the start of the Damage Step, if this card battles an opponent's monster: You can return both monsters to the hand (without damage calculation).

Como podemos perceber, ele tem um efeito bem anti-meta. Consiste em retornar monstros fortes do oponente para sua respectiva mão, assim como retornar o próprio Grand Mole para a sua, fazendo com que tudo possa se repetir no próximo turno.

Se efeito é melhor aproveitado em monstros que foram difícieis de invocar, sendo que seu oponente não possa o fazer novamente. Também é interessante utilizar este efeito diante dos mais diversos Synchro Monsters, Fusion Monsters e Xyz Monsters, já que eles retornam para o Extra Deck, pois não podem ir para sua mão.

Ah, só lembrando, ao atacar um monstro que tenha um ATK mais forte que o ATK do Grand Mole, você não leva danos de batalha, como está bem descrito no efeito do mesmo, então, além de caber em qualquer plataforma (sendo no Main Deck ou no Side Deck), vocês podem e devem usar o efeito dele sem medo.

O Grand Mole tem o melhor efeito, mas também temos outros bons Neo-Spacian, como o Neo-Spacian Dark Panther, já citado nesta postagem. Vejam:

Neo-Spacian Dark Panther
DARK/Beast - Effect/3/1000/500
Once per turn: You can target 1 face-up monster your opponent controls; until the End Phase, while you control this face-up card, this card's name and effects become those of that target.

Este é o Dark Panther, um Neo-Spacian com um efeito muito interessante, podendo permitir que vocês copie tanto o nome, quanto o efeito de um monstro do oponente. Isto de ter o nome do monstro oponente pode ser muito útil em um Mirror Match, principalmente para usar Miracle Fusion ou quem sabe a Miracle Contact (ambas contra Elemental HERO Style).0

Era muito mais utilizada na época que podiamos ainda usar o Rescue Cat, que foi banido. Podiamos trazer até 2 Dark Panther com o efeito do Rescue Cat, o que na época significava um rápido Synchro Summon, ou um ataque que poderia acabar com o oponente.

O atributo dele é muito conveniente para o jogo, pois na atualidade, ter um a tributo DARK pode significar muito em uma plataforma, pois podemos combina-las com cartas como Allure of Darkness e Dark Armed Dragon.

Algumas plataformas, raras confesso, usam esta carta com o fim de usar o Dark Simorgh, mas para isso, usam outro Neo-Spacian, que vamos conhecer abaixo:

Neo-Spacian Air Hummingbird
WIND/Winged-Beast - Effect/3/800/600
Once per turn: You can gain 500 Life Points for each card in your opponent's hand.

Este carinha ai pode aumentar muito os seus Life Points, mas como eu já disse, ele não deve ser considerado uma staple, apenas para aqueles que gostem (como eu) de usar o estilo Neo-Spacian + Dark Simorgh.

Ter o Dark Simorgh é interessante pelo fato do seu oponente não poder setar nenhuma carta em campo, o que pode te defender ao longo do jogo, até que você consiga usar alguma estratégia que possa lhe fazer ganhar o jogo.

A mágica toda acontece quando ele trás o Elemental HERO Air Neos, e mais abaixo, vamos saber o "por que" (se bem que muitos de vocês já devem ter visto).

De resto e encurtando a postagem, temos mais 3 Neo-Spacians que vamos conhecer abaixo. Vejam:













Primeiramente, veremos o Neo-Spacian Flame Scarab. É um monstro bem simples, e não é o melhor do arquetipo. Depende de um oponente que tenha muitas Spell/Trap Cards em campo, mas, isso pode ser um contra muito grande, que pode causar a destruiçaõ dele, antes de vermos se o efeito dela é útil ou não.

Depois vemos o Neo-Spacian Aqua Dolphin, que permite você olhar a mão do oponente, e escolher 1 Monster Card. Se você tiver um monstro com ATK maior ou igual, você pode destruir a carta (da mão do oponente) e dar 500 pontos de danos ao adversário. Se não, você perderá 500 Life Points. Ao olhar a mão do oponente, você pode combina-la com a Mind Crush, podendo acabar com a mão do oponente.

Por último vemos o Neo-Spacian Glow Moss, que é muito bom para uma plataforma que exija mais Draw Engine. Ele vai permitir que seu oponente puxe 1 carta quando atacada ou atacando, e dependendo da carta, ele verá no que o efeito dela deu, sendo que: Se ele puxar um Monster Card, a Battle Phase termina; Se ele puxar uma Spell Card, o ataque vai mudar para um ataque direto (se estiver atacando ou sendo atacado por um monstro oponente); Se ele puxar uma Trap Card, você muda esta carta para Defense Position. Junto com o Neo-Spacian Dark Panther, o Glow Moss pode proporcionar uma boa plataforma Chaos Style.

Tem aqueles Neo-Spacians que vem para campo graças ao efeito da Spell Card denominada NEX. Vamos vê-la:

NEX
Normal Spell Card
Send 1 face-up "Neo-Spacian" monster you control to the Graveyard. Special Summon 1 Level 4 monster with the same name from your Extra Deck.

Só vai funcionar em dois monstros: Neo-Spacian Aqua Dolphin e no Neo-Spacian Glow Moss, que ao serem enviados ao Graveyard, podem proporcionar a vinda de 2 monstros, e primeiramente vamos conhecer o Neo-Spacian Twinkle Moss:

Neo-Spacian Twinkle Moss
LIGHT/Plant - Fusion - Effect/4/500/1100
This card's name is also treated as "Neo-Spacian Glow Moss". This card cannot be Special Summoned except with "NEX". When this card attacks or is attacked, draw 1 card. Reveal that card, and based on its type apply the proper effect: ● Monster: End the Battle Phase. ● Spell: You can change this card's attack to a direct attack. ● Trap: This monster is changed to Defense Position.

Agora, vamos conhecer Neo-Spacian Marine Dolphin:

Neo-Spacian Marine Dolphin
WATER/Warrior - Fusion - Effect/4/900/1100
This card's name is also treated as "Neo-Spacian Aqua Dolphin". This card cannot be Special Summoned except with "NEX". Once per turn, you can discard 1 card to look at your opponent's hand and select 1 Monster Card in it. If you control a monster with an ATK greater than or equal to the selected monster's, destroy the selected card and inflict 500 damage to your opponent.

Ambos não tem uma utilidade, apenas o Marine Dolphin, e mesmo assim, pouca coisa. Ah, vamos conhecer a utilidade do Marine Dolphin mais abaixo.


Brevemente iremos falar dos Chrysalis, que são aquelas já citadas versões infantis dos monstros Neo-Spacian. A função de seus efeito é trazer a "versão adulta" para campo por Special Summon, ao tributar um Chrysalis para tanto.

Todos esses monstrinhos tem efeito Ignition, o que no TCG significa, em outras palavras, prioridade. Por tanto, é só invocar, declarar prioridade e ativar o efeito, onde cada Chrysalis irá trazer:Link
Chrysalis Chicken > tribute para invocar > Neo-Spacian Air Hummingbird

Chrysalis Dolphin > tribute para invocar> Neo-Spacian Dolphin

Chrysalis Larva > tribute para invocar > Neo-Spacian Flame Scarab

Chrysalis Mole > tribute para invocar > Neo-Spacian Grand Mole

Chrysalis Pantail > tribute para invocar > Neo-Spacian Dark Panther

Chrysalis Pinny
> tribute para invocar > Neo-Spacian Glow Moss

O interessante é que temos que tributa-los para ativar seus respectivos efeitos, e isso pode nos proporcionar foods para monstros como o Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning, Chaos Sorcerer e o já citado Dark Simorgh.

Quem gostar e quiser usar os Chrysalis, eu aconselho o uso da Cocoon Party, mas já aviso, vocês teriam que resolver o problema da possível falta de velocidade.

Ainda (e voltando) aos suportes dos Neo-Spacians, podemos citar o Cross Porter, que é o melhor suporte em minha opinião. Vejam-o:

Cross PorterDARK/Warrior - Effect/2/400/400
You can send 1 monster you control to the Graveyard and Special Summon 1 "Neo-Spacian" monster from your hand. When this card is sent to the Graveyard, you can add 1 "Neo-Spacian" monster from your Deck to your hand.

Antes de mais nada, você deve ter pensado: Eu posso ativar o primeiro efeito no próprio Cross Porter e depois o segundo efeito por ele ter deixado o campo? Não, se você ativa o primeiro efeito tributando o próprio Cross Porter, o segundo dá Miss the Timing. Se usado em um Synchro Summon, seu efeito também dá Miss the Timing.

Ele é um monstro Warrior, então pode ser facilmente buscado. Seu efeito comba do começo ao fim visando o arquetipo Neo-Spacian, o que já é algo muito positivo para um suporte.

Esta carta tem como ponto mais interessante, em minha opinião, o poder de proporcionar uma das plataformas For Fun mas legal, denominado simplesmente como Junk and Debris (in Space).

O nome já se explica por si só, uma vez que tanto o Junk Synchron quanto o Debris Dragon podem trazer o Cross Porter, já que o Junk Synchron pode buscar monstros Level 2 do Graveyard e o Debris Dragon aqueles que tenham menos de 500 ATK.

Usamos também nesta plataforma o tema Chaos, que conta tanto com o Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning, quanto com o Chaos Sorcerer, já que usamos em geral, os Neo-Spacians, Glow Moss (LIGHT) e Dark Panther (DARK). Isso se deve a fácil ida de monstros com os atributos LIGHT e/ou DARK ao Graveyard, graças ao efeito do Cross Porter ou ao efeito do Ryko, Lightsworn Hunter e/ou o efeito da Lyla, Lightsworn Sorcess, ambos usados no Deck.

Esta plataforma joga muito com o Graveyard e com o controle do mesmo, sendo assim, ele perdeu muito quando Spore e o Glow-Up Bulb foram banidos. Ainda tem o Plaguespreader Zombie e os esquemas Chaos, o que ainda dá uma boa ajuda.

O bom é que temos uma boa Draw Power, vinda de cartas como Allure of Darkness, Pot of Duality, Pot of Aravice e dentre outras, a carta que iremos mostrar abaixo:

Convert Contact
Normal Spell Card
Activate only while you control no monsters. Send 1 "Neo-Spacian" monster from your hand and 1 from your Deck to the Graveyard. Then draw 2 cards.

Deixe seu oponente destruir o Cross Porter (ou envia-lo de outra forma ao seu Graveyard) e fique sem monstros no campo, então, isso será um prato cheio para buscar 1 Neo-Spacian e usá-lo para puxar 2 cartas com o efeito da Convert Contact.

Alguns gostam de usar Summoner Monk, pois assim, se não usarmos a Convert Contact (por opção ou se não pudermos), poderemos usá-la como descarte para a ativação do efeito do Summoner Monk, trazendo algum monstro Level 4, para atualizar a plataforma Junk and Debris para a era Xyz Summon.

Mudando um pouquinho de assunto, vamos ver a parte Contact Fusion, proporcionado graças a combinaçãos Neo-Spacian e Elemental HERO Neos. Acompanhem:

Elemental HERO Neos
LIGHT/Warrior/7/2500/2000
Normal Monster

Este é o cara! Lembra quando citei acima, que os Neo-Spacian se pareciam com ajudantes de herói? Então, este herói é o Elemental HERO Neos, já que eles fazem acontecer quanto se combinam com o Neos, por Contact Fusion, formando um Fusion Monster.

Antes de mais nada, teremos que entender o que é Contact Fusion, que nada mais é fazer a fusão de monstros sem utilizar cartas como a Polymerization para tanto. É comum por exemplo com os Gladiators Beasts, VWXYZ etc.

O que precisamos saber é:

- Não se pode fazer um Contact Fusion sem os monstros citados no Fusion Monster.
- Se estiver virado para baixo, antes de conduzir com sucesso o Contact Fusion, você precisa mostrar o monstro para o seu oponente.
- Fusion Monster provenientes de Contact Fusions podem ser revividos do Graveyard, mas antes precisam ter sido invocados com sucesso por Contact Fusion.

Temos 10 Fusion Monsters no total, que possam vir por Contact Fusion, provenientes do Elemental HERO Neos. Vamos conhecer um pouco deles:

Elemental HERO Grand Neos
EARTH/Warrior - Fusion - Effect/7/2500/2000
"Elemental HERO Neos" + "Neo-Spacian Grand Mole"
Must first be Special Summoned (from your Extra Deck) by shuffling the above cards you control into the Deck. (You do not use "Polymerization".) Once per turn: You can target 1 monster your opponent controls; return that target to the hand. During the End Phase: Shuffle this card into the Extra Deck.

Este vai ser o mais raro de se invocar, digamos assim, já que necessita do Neo-Spacian Grand Mole junto com o Neos para ser invocado. Lembrando que o Grand Mole está na Banlist, então vocês entendam o porque deste "raro de se invocar".

O pior é que o efeito dele é muito bom, e seria muito interessante tê-lo por mais tempo em campo, pois tendo ele um ataque de 2500 ATK, seria interessante ter o campo limpo de monstros, e ele pode proporcionar isso, pois ele tem um efeito que retorna, uma vez por turno, um monstro do oponente para a mão do mesmo.

Elemental HERO Air Neos
WIND/Warrior - Fusion - Effect/7/2500/2000
"Elemental HERO Neos" + "Neo-Spacian Air Hummingbird"
This card can only be Special Summoned from your Extra Deck by returning the above cards you control to the Deck. (You do not use "Polymerization".) While your Life Points are lower than your opponent's, this card gains ATK equal to the difference. This card returns to the Extra Deck during the End Phase.

Este é o que eu mais gosto, já que tem um efeito que pode lhe dar um alto poder de ATK, o que pode significar várias coisas, como por exemplo, destruir um monstro poderoso do oponente, ou até vencer antes que você precise retorna-lo para o Deck na End Phase.

Também pode significar um OTK, já que tudo depende da diferença de Life Points entre você e seu oponente, sendo que os seus devem ser menor. Pode-se usar cartas para diminuir os seus Life Points ou cartas que aumentem os Life Points do oponente.

Cartas como Upstart Goblin, que aumentam os Life Points do oponente, podem ser de grande utilidade. Por outro lado, cartas como A Hero Lives cortam os seus Life Points pela metade, permitindo que você trago 1 Elemental HERO com o Leval 4. Pode ser o Elemental HERO Prisma, que teria mais utilidade (vamos saver mais abaixo).

Elemental HERO Flare Neos
FIRE/Warrior - Fusion - Effect/7/2500/2000
"Elemental HERO Neos" + "Neo-Spacian Flare Scarab"
Must first be Special Summoned (from your Extra Deck) by shuffling the above cards you control into the Deck. (You do not use "Polymerization".) This card gains 400 ATK for each Spell/Trap Card on the field. During the End Phase: Shuffle this card into the Extra Deck.

Uma carta muito interessante, pois também pode ter um bom poder de ATK, dependendo da quantidade de Spell e Trap Cards no campo. Tudo isso x 400 mais precisamente. Com apenas 4 Spell ou Trap Cards no campo, esta carta já teria 4100 ATK.

Tem a mesma falha que o Neo-Spacian Flame Scarab, que é depender de Spell/Trap Cards no campo, já que elas podem destrui-lo, se a quantidade estiver ao lado do oponente.

Elemental HERO Glow Neos
LIGHT/Warrior - Fusion - Effect/7/2500/2000
"Elemental HERO Neos" + "Neo-Spacian Glow Moss"
Must first be Special Summoned (from your Extra Deck) by shuffling the above cards you control into the Deck. (You do not use "Polymerization".) During the End Phase: Shuffle this card into the Extra Deck. Once per turn, during your Main Phase 1: You can target 1 face-up card your opponent controls; destroy that target, then apply the effect based on its type. ● Monster: This card cannot attack this turn. ● Spell: This card can attack your opponent directly this turn. ● Trap: Change this card to Defense Position.

Puxou muito mesmo o efeito do Neo-Spacian Glow Moss, já que tudo vai depender da carta que você selecionar. Neste aspecto, o Glow Moss seria um pouco melhor, pois você puxa a carta e pra mim, compensa mais. Então vocês me dizem: "Mas ele pode destruir um monstro face-up!" - Sim, mas você não vai poder atacar, e ele retorna pro Deck no final do turno.

Pode destruir aquelas Continuous Spell Card ou Continuous Trap Card, o que pode até ser bom, mas o torna muito situacional, e eu não curto muito monstros assim. Não aconselho o uso, apenas em um Side Deck.

Elemental HERO Aqua Neos
WATER/Warrior - Fusion - Effect/7/2500/2000
"Elemental HERO Neos" + "Neo-Spacian Aqua Dolphin"
Must first be Special Summoned (from your Extra Deck) by shuffling the above cards you control into the Deck. (You do not use "Polymerization".) Once per turn: You can discard 1 card; destroy 1 random card in your opponent's hand. During the End Phase: Shuffle this card into the Extra Deck.

Bem parecido com o efeito do Neo-Spacian Aqua Dolphin, pois envolve cartas da mão do oponente. O efeito do Aqua Neos não vai permitir que você veja a mão do oponente, então neste aspecto, eu prefiro o Aqua Dolphin.

Pelo menos não tem chance de sobrar danos aos seus Life Points, apesar que no caso do Aqua Dolphin, tem chance apenas de ser 500 LP de dano, o que é pouco. O melhor mesmo é não usar esta.

Elemental HERO Dark Neos
DARK/Warrior - Fusion - Effect/7/2500/2000
"Elemental HERO Neos" + "Neo-Spacian Dark Panther"
Must first be Special Summoned (from your Extra Deck) by shuffling the above cards you control into the Deck. (You do not use "Polymerization".) If this card is not already targeting a monster with its effect: You can target 1 face-up Effect Monster on the field; while you control this face-up card, that target's effect on the field is negated. During the End Phase: Shuffle this card into the Extra Deck.

Uma carta já citada nesta postagem, e posso dizer que ela herdou o estilo de seu efeito do Neo-Spacian Dark Panther, pois tem como alvo os Effect Monsters. No caso do Dark Neos, ele apenas nega o efeito do oponente.

O Dark Panther é bem melhor, pois ganha o nome do monstro oponente (como já dito na postagem, é bom para um Mirror Match) e seu respectivo efeito. Pode-se até usar esta carta, mas mais para termos o Dark Panther no Deck, pois é uma boa carta.

Seria interessante contra aquele efeitos Continuous Effect de monstros, por exemplo, o Jinzo, que é um famoso monstro que tem efeito do estilo Continuous.














Estes três monstros acima são proveniens de um triplo Contact Fusion, que como o próprio nome sugere, é o Contact Fusion de três monstros. Esse estilo fez muito sucesso no anime de Yu-Gi-Oh! GX, e vieram (sem sucesso até então) para a vida real. Todos tem 3000 ATK e Level 9.

O primeiro já apareceu nesta postagem, é o Elemental HERO Chaos Neos. Você terá que jogar uma moeda, e com três cabeças, todos os monstros oponentes serão destruídos, com duas cabeças, você nega o efeito de todos os monstros oponentes virados para cima e agora, o mais perigoso: Com uma cabeça, todos os monstros que você controla retornam para a sua mão. Arriscado, não gosto muito de efeitos assim.

Em seguida vemos o Elemental HERO Magma Neos, e para mim, é o melhor do estilo triplo Contact Fusion. Ganha 400 ATK para cada carta no campo, e na End Phase, ao retornar para o Extra Deck, tem mais: Todas as cartas no campo retornarão para as respectivas mãos, claro, se o Magma Neos retornar por seu próprio efeito. É prejudicado pelo fato do Neo-Spacian Grand Mole ser limitado, já que ele precisa do Grand Mole, pois o mesmo é um Fusion Material do Magma Neos.

Por último e nada menos importante, vemos o Elemental HERO Storm Neos, que tem um efeito excelente também. Uma vez por turno, pode destruir todas as Spell e Trap Cards no campo, e na End Phase, é igualzinho ao Magma Neos: Se retornado ao Extra Deck por seu próprio efeito, todas as cartas no campo retornam para as mão de seu dono.

Lembram que eu iria falar da utilidade do Neo-Spacian Marine Dolphin? Vejam:

Elemental HERO Marine Neos
WATER/Warrior - Fusion - Effect/8/2800/2300
"Elemental HERO Neos" + "Neo-Spacian Marine Dolphin"
Must first be Special Summoned (from your Extra Deck) by shuffling the above cards you control into the Deck. (You do not use "Polymerization"). Once per turn: You can destroy 1 random card in your opponent's hand.

É uma versão do Elemental HERO Aqua Neos, com 300 pontos de ATK a mais. A diferença? Não precisa retornar para o Extra Deck na End Phase. Compensa o uso? Não.

Todos essa história seria algo inútil, mas nesta semana, vimos a priori na Shriek OCG, e vimos que no Duelist Edition vol. 1, teriamos a carta Miracle Contact, que conheceremos abaixo:

Miracle Contact
Normal Spell Card
Shuffle into the Deck, from your hand, side of the field, or Graveyard, the Fusion Material Monsters that are listed on an "Elemental HERO" Fusion Monster Card that lists "Elemental HERO Neos" as a Fusion Material Monster, then Special Summon that Fusion Monster from your Extra Deck, ignoring the Summoning conditions.

Era uma carta exclusiva para os jogos Tag Force. Mas todos nós tinhamos a esperança que um dia, quem sabe, com fé no que quer que seja que vocês acreditem, ela viesse para a vida real. E veio!

Ela vai proporcionar o tão sonha estilo de jogo com os Neo-Spacians. Os Fusion Material devem estar em seu campo, sua mão ou ser Graveyard, então, ignorando as condições de invocalção, poderemos trazer tal monstro, que tenha o Elemental HERO Neos descrito como Fusion Material e que seja do arquetipo Elemental HERO.

Isso muda todo o jogo, sendo que muitos duelistas ao redor do mundo já ensaim combos e mais combos, Decks e mais Decks que trarão como tema os Neo-Spacian, e quem diria, de uma forma muito jogável.

Claro, temos sempre que ter em mente, que não existe plataforma que viva de uma carta só, pois isso é difícil ao extremo. Portanto, temos que pensar em vários aspectos antes de tentarmos fazer uma plataforma do porte Neo-Spacian, como por exemplo: Como fazer para que os monstros não voltem para o Extra Deck na End Phase?

G.B. Hunter
EARTH/Warrior - Effect/4/1200/2000
Cards on the field cannot be returned to the Deck.

Esta carta foi criada para enfrentar os Gladiator Beasts, como vocês poderão conferir melhor clicando aqui. Ela serve como uma luva para um possível plataforma Neo-Spacian, pois a esmagadora maioria dos Fusion Monsters provenientes do Elemental HERO Neos tem que retornar para o Deck durante a End Phase.

Compatibilidade também seria o forte da G.B. Hunter, que tem o tipo Warrior, e pode ser facilmente buscada por Reinforcement of the Army e seu atributo EARTH poderia proporcionar o Elemental HERO Gaia (se preciso).

Outro ponto forte desta carta seria a defesa, que é de 2000 DEF, o que a ajudaria a ficar por um bom tempo em campo, talvez o tempo necessário para que você vença. Tem um ponto fraco, pois em algums situações, poderia deixar o Deck meio lento.

Instant Neo Space
Equip Spell Card
Equip only to a Fusion Monster that lists "Elemental HERO Neos" as a Fusion Material Monster. It does not have to activate its effect during the End Phase to shuffle itself into the Extra Deck. If the equipped monster leaves the field: You can Special Summon 1 "Elemental HERO Neos" from your hand, Deck, or Graveyard.

Esta carta seria muito legal junto a uma possível plataforma Neo-Spacian, uma vez que é específica para não permitir que os Fusion Monsters vindo do Neos voltem ao Deck na End Phase.

Por ser uma Equip Spell Card, pode ser facilmente buscada pela Hidden Armory, o que poderia ser interessante, se alguém conseguir deixar isso tudo mais compacto dentro de um Deck.

Tem outra coisa muito interessante em seu efeito, já que se o monstro equipado deixar o campo, você pode fazer o Special Summon de um Elemental HERO Neos da sua mão, Deck ou do Graveyard. Isso poderia combar com uma Miracle Contact. Até mesmo com a Miracle Fusion, deixando várias linhas de estratégia para vocês aproveitarem.

Pode trazer para campo por seu último efeito o Elemental HERO Neos Alius, já que em seu nome tem "Elemental HERO Neos".

Elemental HERO Prisma
LIGHT/Warrior - Effect/1700/1100
Once per turn: You can reveal 1 Fusion Monster from your Extra Deck, then send 1 of the Fusion Material Monsters listed on that card from your Main Deck to the Graveyard; this card's name becomes the sent monster's name until the End Phase.

Esta carinha ai seria muito necessário. Acho que indispensável, pelo menos no que eu penso em questão de Neo-Spacian. Ele poderia ter o nome de qualquer Fusion Material citado nos Fusion Monsters (os vários) que usariamos.

Seria a solução para o "problema" de termos somente 1 Neo-Spacian Grand Mole disponível por exemplo, sem contar, que ele viria para trazer o que falta, literalmente falando. Ele pode proporcionar até 2 Fusion Monsters seguidos, pois ele vai enviar o monstros ao Graveyard, para que assim ele possa ter o nome do mesmo.

Ele pode enviar também o Elemental HERO Neos, pois trazelo por Normal ou Special Summon seria inviável, uma vez que temos que prezar às 40 cartas, que seriam quase que sagradas neste caso. Teriamos então um Elemental HERO Neos em campo (só o nome, através do Prisma) e um no Graveyard, que fora enviado pelo efeito do Prisma, então, esperem por mais de um Fusion Summon por turno, se tudo correr como esperado.

É muito fácil de ser buscada, e por cartas conhecidas, como o Elemental HERO Stratos e a já citada Reinforcement of the Army. A carta A Hero Lives também poderia ajudar, e como já dito na postagem, para ajudar o Elemental HERO Air Neos a vir ao campo, e executar assim um possível OTK.

Ele é um monstro LIGHT, então pode ajudar na combinação Miracle Fusion e Miracle Contact, que podem sim estar juntas em uma plataforma. Por tanto, deixem espaço para pelo menos 1 Elemental HERO The Shining.

Wrath of Neos
Normal Spell Card
Select 1 face-up "Elemental HERO Neos" you control. Return it to the Deck and destroy all cards on the field.

Aproveitando o Elemental HERO Prisma, e sua habilidade de ter o nome do Elemental HERO Neos (e de outros monstros), podemos, quem sabe, usar a Wrath of Neos, destruindo todas as cartas em campo ao retornar 1 Elemental HERO Neos do campo para o Deck.

Bato na tecla que ela deixaria o Deck pesado, mas se vocês conseguirem deixar um jeito de usá-la, seria algo interessante. Até mesmo em um Side Deck, o que acho melhor.

Ah, só deixando claro, existem vários maneiras de se obter os Elemental HERO Neos em campo, usando cartas como Fake Hero, O - Oversoul, Birthright e Ancient Rules.

Contact Out
Quick-Play Spell Card
Return 1 "Neos" Fusion Monster you control to the Extra Deck. If all the Fusion Material Monsters listed on that Fusion Monster are in your Deck, you can Special Summon them.

Temos aqui uma carta totalmente inversa ao efeito da Miracle Contact. Ela vai retornar o "Neos" Fusion Monster para o Deck e se os Fusion Material contidos no texto da carta estiverem em seu Deck, vocês poderá traze-los para campo por Special Summon.

Por ser uma Quick-Play Spell Card, seu uso fica ainda mais interessa: Se algum "Neos" Fusion Monster estiver atacando, e algo atrapalhar, ative esta carta e você poderá se safar. Bato novamente na tecla que diz respeito ao espaço do Deck.


Chegamos ao final desta parte da postagem, e é onde falamos resumidamente sobre o arquetipo, como faremos exatamente agora!

Pois bem, vimos que este arquetipo é herdado da era Yu-Gi-Oh! GX, mas famoso ainda por ter sido usado por um protagonista, o conhecido Jaden Yuki.

Veio para a vida real, mas não fez sucesso, sendo que os Neo-Spacians foram pouco usados, sendo que os vi apenas nas mãos dos chamados duelistas exóticos. Uma plataforma, denominada Junk and Debris também levou o nome Neo-Spacian a diante, principalmente com a ajuda da carta Cross Porter, um excelente suporte.

Temos o Neo-Spacian Grand Mole, que foi separado dos demais de seu arquetipo, fazendo participações em diversas plataformas, com um excelente efeito, que acho que todo mundo já usou, ou no mínimo, conhece. Tudo isso garantiu ao Grand Mole uma vaga na Banlist, sendo que o mesmo está limitado desde Março de 2007.

Tudo estava indo, até que vimos uma carta que pode mudar tudo: Miracle Contact. Ela simplesmente torna o arquetipo jogável, e vai nos permitir algo que parecia impossível: Jogar com os Neo-Spacian, de um modo bem parecido com o que viamos no anime.

A Miracle Contact pode ser comparada com a Miracle Fusion, mas vai beneficiar, como já dito, os Neo-Spacian. Eu particularmente acho muito bom ter este tipo de variedade no jogo, que é algo que não poderiamos nem imaginar, não fosse esta carta vinda de um jogo, o Tag Force (série de jogos para o PSP baseada no Card Game de Yu-Gi-Oh!).

Não sei o que o futuro nos reserva quanto aos Neo-Spacian, mas só sei que esta nostalgia é algo maravilhoso de se sentir, ainda mais em tempos que vemos somente Inzektors e Dino Rabbit. Será que as plataformas Neo-Spacian vão vingar? Espero que sim. Sei que vocês esperam também.

É hora de retirar todos os nossos Neo-Spacian da caixa de sapato, esperar que a Miracle Contact venha o mais rápido possível para o TCG, para ai sim, poder jogar o velho e bom Yu-Gi-Oh!

Curiosidades:

- Todos os Neo-Spacian estão representando diversos animais, exceto o Glow Moss, que representa o Musgo, uma espécie de planta.

- Os Neo-Spacian que são Fusion Monsters (graças a carta NEX) são apenas outras espécies de animais/plantas já representados pelos Neo-Spacin, sendo que o Aqua Dolphin representa um golfinho e o Marine Dolphin é um golfinho marinho, já o Glow Moss seria um musgo brilhante e o Twinkle Moss um musgo cintilante.

- O Neo-Spacin Twinkle Moss é o único Fusion Monster com o tipo Plant disponível no TCG.

- O Neo-Spacian Twinkle Moss é o único Neo-Spacin que não pode ser usado em um Contact Fusion com o Elemental HERO Neos.

- Tirando os Masked Hero, as cartas Neo-Spacian Twinkle Moss e Neo-Spacian Marine Dolphin são as únicas que não tem Fusion Material listados em seus efeitos.

- O Neo-Spacian Dark Panther é baseado no game da Konami chamado Castlevania, onde tinhamos a Black Panther. O Dark Panther também é o monstro com maior poder de ATK dentre os Neo-Spacian.

- O Neo-Spacian Aqua Dolphin é único que mudou quase totalmente desde seu estado Chrysalis. Até mesmo o tipo da carta mudou, sendo que o Chrysalis Dolphin é Fish-Type e o Aqua Dolphin é Warrior.

- O efeito do Neo-Spacian Air Hummingbird é chamado de "Honey Suck", que pode ser traduzido como "chupe querida".

- Embora o Glow Moss pareça andrógeno, a figura feminina na arte da Twinkle Moss no leva a pensar que o Glow Moss também possa ser do sexo feminino. Mais uma carta "Effect Veiler" da vida, que não sabemos seu sexo.

- O Neo-Spacian Grand Mole no anime é Beast-Type, já no TCG/OCG é Rock-Type.

- O efeito do Neo-Spacian Grand Mole é muito parecido com o efeito da Magnet Jammer, uma carta até então somente do anime, aparecendo em Yu-Gi-Oh! ZEXAL.

Gameplay:




OBS: Ele não poderia ter ativado o efeito do Cross Porter com o Synchro Summon junto ao Junk Synchron. Miss the Timing.







Deck(s) Recomendado(s) e Estratégia(s):

Neo Space Chronicles
18 Monstros
1x Elemental HERO Stratos
3x Elemental HERO Prisma
3x Elemental HERO Neos Alius
1x Elemental HERO Neos
3x Neo Space Pathfinder
1x Neo-Spacian Grand Mole
2x Neo-Spacian Air Hummingbird
2x Neo-Spacian Dark Panther
1x Neo-Spacian Aqua Dolphin
1x Neo-Spacian Flare Scarab

20 Mágicas
3x A Hero Lives
1x Reinforcement of the Army
1x Future Fusion
3x Miracle Contact
2x Miracle Fusion
3x Gemini Spark
1x Heavy Storm
1x Dark Hole
1x Monster Reborn
1x Future Fusion
3x Neo Space

3 Armadilhas
3x Threatening Roar

SIDE
2x Effect Veiler
1x Cross Porter
1x Miracle Fusion
2x Pot of Duality
2x E - Emergency Call
2x Super Polymerization
1x Book of Moon
2x Royal Decree
2x Torrential Tribute

EX DECK
1x Elemental HERO Great Tornado
1x Elemental HERO Absolute Zero
2x Elemental HERO The Shining
1x Elemental HERO Nova Master
1x Elemental HERO Gaia
1x Elemental HERO Divine Neos
1x Elemental HERO Escuridão
1x Elemental HERO Dark Neos
1x Elemental HERO Grand Neos
1x Elemental HERO Flare Neos
1x Elemental HERO Aqua Neos
2x Elemental HERO Air Neos
1x Dragon Knight Draco-Equiste

Neo-Spacian Air Hummingbird: Ajuda a recuper Life Points se esquemas com a A Hero Lives falharem. Pode servir futuramente para o Elemental HERO Air Neos, podendo formar um OTK.

Dragon Knight Draco-Equiste: Contra os Hieratics!

Elemental HERO Prisma: É a alma do Deck, podendo se tornar o Fusion Material que você precisar.

Neo Space Pathfinder: Pode dar mais velocidade, buscando Neo Space e diminuindo cartas no Deck. Tem um ATK de 1800 ATK, e por ser LIGHT, pode ajudar na vinda do Elemental HERO The Shining.

Elemental HERO Divine Neos: Pode ajudar a decidir o jogo, uma vez que combinada com a Future Fusion, dando a você um grande controle do Graveyard.

Elemental HERO Neos Alius: Eu prefico usar três, para usar a Gemini Spark, dando mais Draw Power. Junto com A Hero Lives, pode servir como o Elemental HERO Neos, e também ajudar no OTK Air Neos desta forma.

Neo Space: Vai dar uma ajuda no ATK dos "Neos" e também resolver o "problema" dos "Neos" Fusion Monsters, de ter que voltar ao Extra Deck na End Phase.

Threatening Roar: Se o "Neos" Fusion Monster voltar ao Extra Deck, ela poderá lhe proteger. É a carta mais opcional nesta plataforma.

Junk and Debris
24 Monstros
1x Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
1x Gorz the Emissary of Darkness
1x Dark Armed Dragon
2x Effect Veiler
2x Cross Porter
2x Neo-Spacian Dark Panther
2x Neo-Spacian Glow Moss
1x Debris Dragon
3x Junk Synchron
1x Dandylion
1x Lyla, Lightsworn Sorceress
2x Ryko, Lightsworn Hunter
2x Doppelwarrior
1x Unknown Synchron
1x T.G. Striker
1x Sangan

14 Mágicas
1x Allure of Darkness
2x Convert Contact
1x Pot of Avarice
1x Reinforcement of the Army
1x Tuning
1x One for One
1x Heavy Storm
3x Mystical Space Typhoon
1x Monster Reborn
1x Dark Hole
1x Foolish Burial

3 Armadilhas
2x Call of the Haunted
1x Phoenix Wing Wind Blast

SIDE
2x Maxx "C"
2x Thunder King Rai-Oh
1x Unknown Synchron
2x Quickdraw Synchron
1x Electric Virus
2x Neo-Spacian Air Hummingbird
2x Dark Simorgh
1x Tuning
1x Raigeki Break
1x The Transmigration Prophecy

EX DECK
1x Ally of Justice Catastor
1x T.G. Hyper Librarian
1x Magical Android
1x Junk Warrior
1x Junk Destroyer
1x Drill Warrior
1x Armory Arm
1x Iron Chain Dragon
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1x Black Rose Dragon
1x Stardust Dragon
1x Scrap Dragon
1x Mist Wurm
1x Formula Synchron
1x Gachi Gachi Gantetsu / Wind-Up Zenmaines

Gachi Gachi Gantetsu: Fica como uma opção, podendo dar mais poder de ATK aos monstros, que podem vir como um enxame, possibilitando assim, um OTK, quem sabe.

Dark Simorgh: Pode servir como uma opção interessante em um Match Game, substituindo a temática Chaos. Deve-se usar o Hummingbird, no lugar do Glow Moss.

Dark Armed Dragon: Vai ser muito fácil de usá-lo em uma plataforma assim, não tendo muitos DARK, mas um alto controle de Graveyard compensa. Quem não gostar, pode trocar por 1 Chaos Sorcerer.

Gorz the Emissary of Darkness: Sempre uma opção interessante, mas se você preferir, pode-se usar o Tragoedia. Também fica muito bom com temas Synchro.

Thunder King Rai-Oh: Interessante no Side, por ter um efeito bom e também pode ser Level 4, podendo ser um Synchro Material.

Junk Synchron: Uma das melhores peças contidas nesta plataforma, sendo que pode fazer loucuras com certos Level 2 no Graveyard, podendo servir como food também.

Debris Dragon: Parecido com o Junk Synchron, pode trazer rapidamente o Black Rose Dragon para limpar o campo. Pode ser food se você usar Dark Simorgh.

Lembrando que eu somente faço recomendações, e que esta postagem não é Deck da Semana. Comentem!

Por hora é só yugiohzeiros o/
Flw'z
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Post bem legal! É disso que eu tava falando! Só uma correção: o efeito do Glow Moss é que o OPONENTE compra uma carta, e não você. Por isso o Twinkle Moss tem o efeito inverso (em que o dono da carta compra o card).

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  2. Gostei do artigo, como sempre melhorando sr Jão ^^. E bem lembrado o Miracle Contact neste artigo, é uma das melhores cartas "Neo" que eu já vi ^^ e espero ele logo no DN. (Deck de Rainbow Neos vai ficar mais divertido >=) )

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  3. OBS detale: Quando vc diz que Twinkle Moss seria uma Effect Veiler, por não saber do sexo, a Effect Veiler é mulher, prova: Ela é cover Card num Pack onde foca nas cartas "femininas/mulheres" no TCG/OCG que aparecem no Tag Force 5.

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  4. ainda tenho duvidas quanto o(a) veiler '-'

    lembrando que o storm neos é diferente do magma neos, as cartas são retornadas ao deck, não para a mao.

    Ótimo post jão o/

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  5. E lembrando que Miracle contact não pode ser usada para invocar o Rainbow neos, pois diz claramente "Retorne o materiais de fusões que estão listadas em um ELEMENTAL HERO FUSION MONSTER", Rainbow neos não é um Elemental hero.

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  6. Jão, no início você falou Elemental Hero Chaos DRAGON. Ainda to lendo o post, tá muito legal ^^

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  7. Honey suck = chupe querida? LOL
    Não seria melhor "sucção de mel"? ou então pra fazer jus ao beija-flor, Sucção de pólem.
    Muito obrigado pelo ótimo artigo Jão.

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  8. Cara como sempre fodástico o seu post adoro, todas variações de elemental hero, PARABÉNS!!!

    Bom estava observando algo aqui, vejo que vocês não possuem alguém para fazer revisão das postagens do site, gostaria de me candidatar para a vaga, sei que vocês não tem muito tempo para ficarem lendo e relendo os posts, e vendo o que poderia ser melhorado de concordância e de erros gramaticais mesmo vi vários nesse post, o que não tira o mérito do post que está super completo...
    Deixo aqui meu contato mill_ghap2@hotmail.com

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  9. Aee Laah Noo DN Nao Tem Mais a Carta Miracle Contact Nao Conseguir Achar Ela

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  10. Sugestão para o próximo arquetype analysis: Madolce e suportes criativos para elas. Blackwing, Cyber Dragon, Archfiend e Destiny Hero, falando melhor do Big Boss Destiny End Dragoon.


    #L.G

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  11. Deu até vontade de usar neo-spacian agora xD

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  12. @lucasmon, antes de comentar, leia mais sobre androginia. A Effect Veiler tem características que podem fazer certas pessoas "verem" características femininas e/ou masculinas. Isso não vem do que ela seja, mas do que as pessoas estão vendo quando olham para a carta Effect Veiler.

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  13. Jão realmente um exelente post e pra mim q adoro os Neo-Spacians melhor ainda, mas, só uma duvida o King of the Swamps poderia ser usado pra ficar no lugar do Grand Mole?

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  14. Jão Lah No DN Nao Tem Mais a Carta Miralce Contact

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  15. gabriel essa carta ainda não existe no dn ...se tu tivesse lido o post saberias

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  16. quando a carta miracle contact vai ser traduzida para o ingles?

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