quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Archetype Analysis - Ancient Gear




Yoo Minna o/
Blz ?

Agora vamos para mais um Archetype Analysis, com um arquetipo muito legal e que já tinha me pedido já faz algum tempinho. Vamos falar dos Ancient Gear! Sem mais, vamos ao post:

Link












Os Ancient Gears ou Antique Gears na versão japonesa do anime, foram mais conhecidos na era Yu-Gi-Oh! GX, sendo eles monstros Machine-Type e de atributo EARTH. Foram introduzidos no jogo através do The Lost Millennium, Shadow Infinity e Structure Deck 10: Machine Re-Volt (Ancient Gear que fazem também parte do sub-arquetipo Gadjiltron). Ganharam futuramente, suportes no Light of Destruction e no The Duelist Genesis.

Na era Yu-Gi-Oh! GX, os Ancient Gears ficaram em poder do Vellian Crowler, onde foram derrotados por Jaden Yuki já no primeiro episódio e apareceram depois em outros episódios diversos. Também apareceram rapidamente em Yu-Gi-Oh! 5D's, estando os Ancient Gears em poder do Rudolph Heitmann.

Além do tipo e atributo, os Ancient Gears também tem outra característica em comum: Em sua maioria, não deixam seu oponente ativar nenhum efeito de Trap Cards ou de um Spell Card até o fim da Damage Step.

Aparência:

Basicamente, os Ancient Gears vão lembrar engrenagens antigas (nome traduzido), que são características de maquinários antigos e hoje em dia, pode ser vista em algum relógios ainda e em algumas máquina de grande porte.

A engrenagem é uma invenção chinesa, que primeiramente foram usadas em máquinas rudimentares, para o fim de produzir vasos de cerâmica, datado em cerca de 5.000 anos atrás.














Usar engrenagens para colocar grandes máquinas em movimento, pode ser a característica principalmente dos Ancient Gear Gadjiltrons. Gadjiltron é um sub-arquetipo dos Ancient Gears, que ganham novas habilidades (efeitos) quando são invocados por Tribute Summon de um Gadget específico.

Algo parecido, pode ser visto da carta Stronghold the Moving Fortress, uma Continuous Trap Card que também pode ser tratado como um monstro, sendo definido assim um Trap Monster. Quando todos of Gadgets estão em campo, ela ganha 3000 ATK.














Vemos acima, os Gadgets, que são as "engrenagens" que fazem as cartas acima funcionar, dando à elas mais poder e novos efeitos (caso dos Gadjiltrons).

Na arte dos Gadjiltron e do Stronghold the Moving Fortress, podemos notar que há espaços para que os Gadgets sejam "encaixados", o que nos da mais uma vez a ideia de máquinas e sua engrenagens.














Vemos acima, mas um pouco do arquetipo Ancient Gears. São humanoides, que são seres que sejam semelhantes ao ser humano, ou ao menos que lembre um humano, geralmente rôbos frequêntemente apresentados em feiras de tecnologia.

Os humanoides geralmente são bípedes e tem características de um rosto humano, apresentado na ordem da face humana, sendo olhos, naríz e boca, mesmo que não tenham função.

Sendo assim e com tudo apresentado acima sobre os humanoides, os Ancient Gears ilustrados acima são humanoides, representados como rôbos movidos à engrenagens antigas. A semelhança deles com humanos, fica mais claro com a imagem abaixo.


Sim, eles lembram antigos soldados gregos, principalmente se olharmos o Ancient Gear Knight, que carrega um escudo e uma lança, que são armas comuns para a época e que eles realmente usavam em batalha, como podemos ver na imagem ilustrada acima.

Ancient Gear Golem e Ancient Gear Soldier lembram soldados, pela característica de seus capacetes, que lembram muito soldados da época.

O Ancient Gear Golem pode ainda lembrar um gigante, de enorme força e tamanho, o que fica claro quando o Vellian Crowler o invoca no duelo contra Jaden Yuki, já citado acima.

Ancient Gear Soldier, assim como pode lembrar um antigo soldado grego, pode lembrar também um moderno soldado, com armamento em punho e tudo mais.

Encerrando, deixo abaixo a linework da aparência de alguns Ancient Gears, incluindo o Ancient Gear Golem e o Ancient Gear Beast. Quem gosta de desenhar, vai curtir bastante. Vejam:


Jogabilidade:
Começamos vendo o que são os Ancient Gears hoje: Ou estão em um Machina Geartown ou estão no meio daquele Malefic Machina Geartown, pois basicamente, ninguém gosta de jogar com eles sozinhos.

Não é errado, já que é difícil acertar na mosca ao fazer um Deck com o tema Ancient Gear, já que várias coisas e fatores parecem nunca se encaixar. Se você colocar monstros demais, fica sem espaço para cartas como Geartown e vice-versa.

Tem que ser bem equilibrado, ou então partir para a mistura mais comum, que é com os Machina. Aliás, eles combinam com tudo que é Machine-Type e não seria diferente com os Ancient Gears.

Dentro dos Ancient Gears, você pode encontrar suportes interessantes, assim como alguns desastres, exemplo de cartas como Ancient Gear Tank, que não tem lugar nem em torneio Dragon Duel.

Como já dito, vocês tem suportes:














Temos o Ancient Gear Workshop, um excelente suporte para quem quer tentar a sorte e se aventurar a montar uma plataforma Ancient Gear. Ele é como um The Warrior Returning Alive, só que para os Ancient Gears, podendo retornar qualquer monstros Ancient Gear do seu Graveyard para sua mão.

Ancient Gear Factory também é interessante. Você revela um Ancient Gear na sua mão e então remove monstros Ancient Gear no seu Graveyard cujo o total é igual ao dobro do ATK do monstro que você revelou, então você pode fazer o Normal Summon do monstro selecionado sem tributos. Com um efeito muito anime, mesmo sendo legal, essa fica meio de lado.

Ancient Gear Drill é uma das pérolas do jogo e o cara que inventou esse efeito é foda. É diferente de tudo que temos no jogo e se ainda pudessemos usar 2 ou 3 Limiter Removal, ela seria uma opção interessante. Se você controla 1 monstro Ancient Gear, você descarta uma carta e estão Set um Spell Card do seu Deck no campo, mas não pode usa-lo durante este turno. Ainda temos Book of Moon e Forbidden Lance pra dar uma força para a solitária Limiter Removal, que podemos usar hoje (limitada). Outras opções interessantes pode ser o uso de outras Quick-Play Spell Card, como por exemplo My Body as a Shield e Shrink.

Ancient Gear Castle
Continuous Spell Card
Monstros "Ancient Gear" virados para cima ganham 300 ATK. Cada vez que um monstro(s) é Normal Summoned, coloque 1 contador nesta carta. Se você Tribute Summmon 1 monstro "Ancient Gear", você pode substituir esta carta para um Tributo(s), se o número de contadores for igual ou maior ao número de Tributo(s) requirido.

Eu acho essa cartinha legal, mas em terra de Geartown, não entra Ancient Gear Castle. Ela ainda fica naquela de Normal Summon/Tribute Summon e essa parte do jogo só vive por causa dos Gadgets/Sacreds e dos Monarchs.

Dá até pra combinar com a própria Geartown, que aumenta o poder de ATK dos Ancient Gears, mas nada demais. A Geartown permite que monstros Ancient Gear sejam invocados com 1 Tributo a menos do que é requirido, ou seja, pode-se fazer o Normal Summon de cartas como Ancient Gear Beast e assim colocar assim 1 contador na Ancient Gear Castle e assim fazer algumas jogadinhas interessantes, mas que eu não aconselho.

Geartown
Field Spell Card
Ambos os jogadores podem Tribute Summon monstros "Ancient Gear" com 1 Tributo a menos que o requirido. Quando esta carta é destruída e enviada ao Graveyard, você pode Special Summon 1 monstro "Ancient Gear" da sua mão, Deck ou Graveyard.

Isso sim é que é suporte, como poucos arquetipos podem dizer que tem. Vamos ver, que a Geartown não faz só a festa dos Ancient Gears, apesar de ser totalmente voltada para eles.

Se for para pensar em um Ancient Gear que você quer(ia) usar a Geartown, você logo pensa no Ancient Gear Golem, mas ele não pode ser Special Summoned. Então risquem ele e usa o Ancient Gear Gadjiltron Dragon:

Ancient Gear Gadjiltron Dragon
EARTH/Machine - Effect/8/3000/2000
If this card attacks, your opponent cannot activate any Spell/Trap Cards until the end of the Damage Step. This card gets extra effects if you Tribute Summon it by Tributing ● Green Gadget: During battle between this attacking card and a Defense Position monster whose DEF is lower than the ATK of this card, inflict the difference as Battle Damage to your opponent. ● Red Gadget: When this card inflicts Battle Damage to your opponent, inflict 400 damage to your opponent. ● Yellow Gadget: If this card destroys your opponent's monster by battle, inflict 600 damage to your opponent.

O efeito dele não importa totalmente, já que você com certeza não jogar com um Gadjiltron Gadget Geartown; Sendo assim, só leve em consideração a característica que muitos Ancient Gears tem em comum: Não deixam seu oponente ativar nenhum efeito de Trap Cards ou de um Quick-Play Spell Card até o fim da Damage Step.

Com o efeito de impedir a ativação de certas cartas, seu oponente não pode usar cartas importantes como Dimensional Prison e Mirror Force, que poderiam eliminar o Gadjiltron Dragon facilmente.

Ah sim, com a Geartown: Tire ela de campo, destruindo ela e então vocês ganham um Gadjiltron Dragon em campo. Fácil. Mas tem regras e jeitos que não funcionam. Perder o tempo de ativação ou jogadas que simplesmente, não podem ser realizadas, mas como sabemos, existem noobs entre nós.














Pode-se destruir a Geartown, através do Ancient Fairy Dragon. É um dos motivos de vocês verem o Blackwing - Gala the Whirlwind (Tuner) em Machina Geartown. Com o Ancient Fairy Dragon em campo, você pode destruir a Geartown e ganhar 1000 LPs. Com isso, o efeito dela é ativado. Porém, se você ativar o outro efeito do Ancient Fairy Dragon, buscando outro Field Spell Card, você perde o tempo de ativar o efeito da Geartown, não podendo fazer o Special Summon.

Um jeito muito diferente e muito eficiente é usar a Magical Hats. Muitos podem estar pensando: WTF? Mas funciona sim e assim: Você faz o Special Summon da Geartown pelo efeito da Magical Hats e quando a Geartown for destruída, você pode invocar o Ancient Gear permitido pelo efeito da mesma. Legal e estranho, não é?

Outra maneira, é usar outro Field Spell Card, neste caso ilustrado e representado pela Necrovalley. Mas, para isso, você tem que ter a Geartown virada para cima no campo e Setar outro Field Spell Card, assim o efeito dela vai ser ativado. Se você ativar outro Field Spell Card por cima dela, nada acontece. Com Necrovalley fica interessante, já que tem o Gravekeeper's Commandant, que pode ser descartado para buscar a Necrovalley.

Também tem como usar a famosa Mystical Space Typhoon, também tem como usar o efeito da Geartown, mas se ela for ativado como uma Chain Link, ela vai ser (claro) o Chain Link 2 com a Mystical Space Typhoon resolve primeiro, depois o Chain Link 1, sendo assim a Geartown não pode ativar o efeito, dando miss the timing, já que não foi a última coisa a acontecer.

Se você ativar o campo e depois destruir com a Mystical Space Typhoon, não sendo um Chain Link, você ativa o efeito da Geartown normalmente, já que o efeito da mesma vai ser a última coisa a acontecer.














Como já vimos acima Necrovalley, junto com Geartown, pode fazer um grande estrago. Não fica somente com uma estratégia, mas como um estilo de jogo, que tem como alvo trazer monstros fortes para o campo e acabar com seu oponente, ao melhor estilo anti-meta.

Começamos pelo Malefic Cyber End Dragon, que se aproveita de qualquer Field Spell Card em campo para poder vir com a maior facilidade do mundo, bastando que você remova de jogo 1 Cyber End Dragon do seu Extra Deck. Se você já tiver com o Ancient Gear Gadjiltron Dragon em campo, com um Field Spell Card e puder invocar o Malefic Cyber End Dragon, não vai ser nada legal para o seu oponente, já que você soma 7000 pontos de ATK no seu lado do campo.

Como já vimos Necrovalley pode combinar bem com a Geartown, mas existem outros Field Spell Cards, com efeitos que podem ajudar na vinda do Gadjiltron Dragon pelo efeito da Geartown e dar ainda um bom ar anti-meta. Caso da Future Visions, que fica perfeita para o encaixe do Beast King Barbaros na plataforma, já que ele vai ser removido de jogo no seu Normal Summon e na sua próxima Standby Phase, ele volta com por Special Summon com 3000 ATK e com um bom Ancient Gear Gadjiltron Dragon em campo, temos excelentes 6000 pontos de ATK no seu lado campo.

Já citamos muitos monstros Level 8 que podem vir graças a combinação Geartown e Gadjiltron Dragon, então, isso possibilita o uso da Advance Draw. Tribute 1 monstro de Level 8 ou maior e puxe 2 cartas. Se você mandar o Gadjiltron Dragon como tributo para a Advance Draw, você pode retornar ele mais pra frente no jogo, com outra Geartown, que permite invocá-lo do Graveyard também.

Skill Drain
Continuous Trap Card
Pague 1000 pontos de vida. Os efeitos de todos os Effect Monsters virados para cima, não negados.

Nesta misturada boa de cartas, pode aparecer (e deve) ainda a Skill Drain, deixando a plataforma ainda mais chata e ainda melhor para se ter o Malefic Cyber End Dragon na parada. Claro, já que com ele em campo, junto com a Geartown, não vamos poder destruir a Geartown e então trazer o Ancient Gear Gadjiltron Dragon, sem destruir antes o nosso poderoso Malefic Cyber End Dragon em campo.

Você não vai poder trabalhar muito com efeitos de monstros, mas em troca, você vai poder ter monstros poderosos em campo, sem ligar para partes de efeitos que possam travar seu jogo, como é o caso da Geartown exigir 1 Field Spell Card para não ser destruída.

Você também vai ganhar a vantagem de negar efeitos dos monstros oponentes, travando cartas importantes como Dark Armed Dragon e Judgment Dragon, o que também é um ponto a mais para esta combinação.













A combinação com a Skill Drain pode ficar ainda mais chata, acreditem. Acima, todos são Effect Monsters, com seus devidos efeitos, que não podem ser negado pela Skill Drain. Não se assustem, é tudo legal.

Antes de mais nada, devo lhes informar que a Skill Drain NÃO impede os monstros de ativar seus respectivos efeitos, com custos e tudo mais, sendo assim, ela apenas vai negar o efeito em si e estando a carta em campo.

O custo para o Exiled Force é o tributo dele, ou seja, você pode ativar normalmente. O efeito vai ser resolvido no Graveyard, onde após você tributar o Exiled Force, você sai do campo de visão da Skill Drain. Resumindo, como você tributa ele e o efeito é resolvido no Graveyard, a Skill Drain não pode negar o efeito do Exiled Force.

No caso do Thunder King Rai-Oh é a mesma coisa, só que com um detalhe: A Skill Drain nega o efeito continuo, que é o que diz "Neither player can add cards from their Deck to their hand except by drawing them". Mas, o efeito de tributar o Thunder King Rai-Oh para negar um Special Summon, pode ser ativado, pelo mesmo motivo do Exiled Force, já que o efeito é resolvido no Graveyard e não no campo.

O caso da Honest é claro e evidente, mas vocês vão ver (ou já viram) gente que quer negar o efeito do Honest com a Skill Drain. Skill Drain fica tão indefesa, quanto um gatinho perto do Honest, já que ele nem passa pelo campo.

Outros casos, como o de Rescue Rabbit e Rescue Cat também são conhecidos, já que o custo do efeito tira ambos os Rescue de campo, sendo assim o efeito é resolvido fora dele, então a Skill Drain também não pode negar o efeito de ambos os monstros.

Gemini Spark
Quick-Play Spell Card
Tribute 1 monstro Gemini de Level 4 virado para cima que você controle para selecionar 1 carta no campo; destrua-o e compre 1 carta.

Como vocês já devem ter visto, temos 1 Ancient Gear que é um Gemini Monster e já pela Gemini Spark acima, já entenderam a sugestão, correto? Trata-se de um campo enorme de possibilidades, que permite até a mistura com os Elemental HERO.

É uma daquelas plataformas com o nível de filhadaputisse muito alto, que nós conhecemos por parte dos Gemini em si, principalmenta através dos HERO.

Começas pela busca do Deck, que vai desde de Reinforcement of the Army, que busca o Elemental HERO Stratos que por sua vez busca o Elemental HERO Neos Alius, outro Gemini Monster com um poderoso poder de ATK.

Como já vimos, temos 2 Gemini Monsters principais neste estilo e ambos com excelentes pontos de ATK, 1900 ATK por parte do Elemental HERO Neos Alius e 1800 ATK por parte do Ancient Gear Knight. Neste primeiro ato, Gemini Spark vem fechando com chave de ouro, já que no formato que eu penso, usa-se nada mais e nada menos que 6 Gemini Monsters.

Fusion Gate
Field Spell Card
Quando esta carta está no campo, qualquer jogador pode Fusion Summon um Fusion Monster sem usar a "Polymerization", mas os Fusion Material Monsters são removidos de jogo ao invés de enviados ao Graveyard.

Continuando com a plataforma Gemini, na combinação com os Elemental HERO, temos a Fusion Gate, que pode ser uma carta muito poderosa, pois pode tirar e destruir a seguinte carta: Geartown, que significa assim a vinda do Ancient Gear Gadjiltron Dragon.

Assim, vocês já vão ter um monstros poderoso em campo, com 3000 ATK. Depois, podemos ativar e usar o efeito da Fusion Gate, ai entram os famosos Fusion Monsters dos Elemental HERO, que podem vir somar para o seu lado e subtrair os Life Points do oponente.

Elemental HERO Gaia
EARTH/Warrior - Fusion - Effect/6/2200/2600
1 monstro "Elemental HERO" + 1 monstro EARTH
Precisa ser Fusion Summoned e não pode ser Special Summoned por outros jeitos. Quando esta carta é Fusion Summoned: Selecione 1 monstro virado para cima que seu oponente controla; até a End Phase o ATK é cortado pela metade e esta carta ganha a mesma quantidade de ATK.

Já que a Fusion Gate, vai trazer Fusion Monsters (e traria o que, se não fosse Fusion Monsters), então apresento a já conhecida carta Fusion Monster, com o nome Elemental HERO Gaia. Geralmente, deixamos ela no Extra Deck esperando a Super Polymerization entra em ação, mas como os Ancient Gears, que são tipo EARTH, ela pode ser um pouco mais importante.

Fácil de invocar, vai ser, não só usando a Fusion Gate. Quando invocada, ela pode combater monstros fortes, fazendo com que eles percam metade do ATK e ainda fazendo com que o Elemental HERO Gaia ganhe esta metade do ATK.

Vai ser uma opção interessante e caso vocês queiram prosseguir com esta plataforma, aconselho esta carta de olhos fechados, pois sei do potêncial delas e a maioria de vocês também sabe.

Ultimate Ancient Gear Golem
EARTH/Machine - Fusion - Effect/10/4400/3400
"Ancient Gear Golem" + 2 monstros "Ancient Gear"
Esta carta não pode ser Special Summoned exceto por Fusion Summon. Durante a batalha entre esta carta atacando um monstro em Defense Position cujo a DEF é menor que o ATK desta carta, inflija a diferença como Battle Damage para o seu oponente. Se esta carta ataca, seu oponente não pode ativar Spell ou Trap Cards até o fim da Damage Step. Se esta carta é destruída, você pode Special Summon 1 "Ancient Gear Golem" do seu Graveyard, ignorando as condições de invocação.

Sim, temos um Fusion Monster nos Ancient Gears. Ele é bem legal, mas se percebermos e repararmos bem, ele é apenas um Ancient Gear Golem bombado, com 1400 ATK a mais. Com isso, podemos pensar até em OTK.

Antes de falarmos em OTK, vamos falar mais sobre este monstro. Ele é forte, forte, muito forte e quando destruido, invoca outro monstro forte (Ancient Gear Golem) do Graveyard.

Muitos podem achar ele meio chato para invocar, mas não é tão difícil. Nada que um foco na estratégia não consiga. Pode ser através da Fusion Gate também, mas ai os Elemental HERO poderiam ter que ficar de fora da parada (ou não).

Fora da Fusion Gate, pode vir com uma simples Polymerization, ou até com uma Future Fusion (esperem 2 Standby Phase para tanto). Existem maneiras fáceis de trazer o Ultimate Ancient Gear Golem para campo. Vejam exemplos:

- Exemplo 1: Tragam o Elemental HERO Prisma, façam com que ele tome a forma do "Ancient Gear Golem", citado como Fusion Material na Ultimate Ancient Gear Golem. Vocês podem agora, fazer o Special Summon do Ancient Gear, ativando depois a carta Machine Duplication e você vai ter os 2 Ancient Gears necessários, depois basta fazer o Fusion Summon com alguma carta determinada e trazer assim, o Ultimate Ancient Gear Golem.

- Exemplo 2: Ativem a Future Fusion, mandem o Ancient Gear Golem e mais 2 Ancient Gear Monsters, selecionando assim o Ultimate Ancient Gear Golem como objetivo da carta. Ativem Ancient Gear Workshop, tragam o Ancient Gear Golem para sua mão, depois basta fazer o Fusion Summon com mais 2 Ancient Gear Monsters e pronto: Ultimate Ancient Gear Golem.

- Exemplo 3: Tenham a Geartown virada para cima no campo, depois joguem a Fusion Gate virada para baixo, destruindo a Geartown e trazendo assim um Ancient Gear para o campo. Se você escolher o Ancient Gear Cannon, pode-se ativar a Machine Duplication e trazer outros 2 Ancient Gear Cannon, então basta ter o Ancient Gear Golem (que pode ser "obtido" pelo Elemental HERO Prisma, já que até agora não usamos o Normal Summon), depois usem a própria Fusion Gate e tragam o Ultimate Ancient Gear Golem.

Lembrando, que são apenas exemplos e que consideram determinadas situações, que nem sempre podem ocorrer. Que era fácil trazer o Ultimate Ancient Gear Golem, nós já sabiamos. Vamos ver o que fazer para tirar melhor proveito dele? Vejam:

Power Bond
Normal Spell Card
Envie da sua mão ou do seu lado do campo para o Graveyard, os Fusion Material Monsters que estão listado em um Machine-Type Fusion Monster, então Special Summon o Fusion Monster do seu Extra Deck e ele ganha ATK igual ao ATK original do mesmo. (Este Special Summon e tratado como um Fusion Summon.) Durante a End Phase deste turno, o jogador que ativou esta carta leva dano igual ao ATK original do monstro (no momento que ele foi invocado).

Usando a Power Bond, teremos um Ultimate Ancient Gear Golem com nada mais que 8800 ATK e na End Phase, teremos que tomar 4400 de dano (cuidado com isso). Se seu oponente só possuir um monstro com 800 ou menos de ATK/DEF no campo e você atacar e destruir o monstro com sucesso, você ganhou o duelo, ai vem o famoso OTK.

Funciona também, se você usar uma simples Limiter Removal, mas como ele está limitada, fica um pouco mais difícil. Shooting Star Bow - Ceal pode ajudar, fazendo com o Ultimate Ancient Gear Golem perca 1000 ATK, mas faz com que ele possa atacar diretamente. Se foi invocado via Power Bond, você acaba de dar 7800 de dano ao oponente. Você pode usar por exemplo um Cannon Soldier, para dar o golpe final.

Ancient Gear Explosive
Normal Spell Card
Selecione 1 monstro "Ancient Gear" virado para cima no seu lado do campo quando você ativa esta carta. Destrua o monstro selecionado e inflija dano igual ao ATK original do monstro ao seu oponente.

Se mesmo depois da Power Bond dobrar o ATK do Ultimate Ancient Gear Golem e mesmo depois do uso de cartas como Limiter Removal e Shooting Star Bow - Ceal, seu oponente ainda estiver de pé, a Ancient Gear Explosive pode por um ponto final nisso.

Sem nenhuma das cartas citadas acima, ela ainda pode ajudar, já que se você destruir o Ultimate Ancient Gear Golem, ela vai trazer o Ancient Gear Golem por Special Summon, então, além de você já ter dado 4400 de dano ao oponente, você vai ter um monstro com 3000 ATK em campo e já que é o Ancient Gear Golem, você poderá fazer novamente o Ultimate Ancient Gear Golem, em outra oportunidade.

Gaia Power
Field Spell Card
Todos os monstros EARTH ganham 500 ATK e perdem 400 DEF.

Antes de mais nada, vemos que é mais uma Field Spell Card, então a Geartown já fica preparada, para a posterior vinda do Ancient Gear Gadjiltron Dragon, que após a ativação desta carta, terá 3500 ATK.

Com esta carta, todos os Ancient Gear Monsters ganham 500 ATK, já que todos tem o atributo EARTH. Isso pode ser o passo inicial para uma plataforma com o máximo de Ancient Gear Monaster possível, sem "contaminar" o arquetipo com outras cartas.

Pode também proporcionar combos, pequenos, mas que podem ser mortais. Antes dela, estando a Geartown em campo, faça o Normal Summon do Ancient Gear Beast, sem tributos (graças a Geartown). Depois, Gaia Power por cima da Geartown, destruindo-a e trazendo assim o Ancient Gear Gadjiltron Dragon. Assim, o Ancient Gear Beast vai estar com 2500 ATK e o Ancient Gear Gadjiltron Dragon vai estar com 3500 ATK.

Pode-se usar a Call of the Haunted ou a Monster Reborn para se trazer outro monstro com 2000 ATK, o que seria a cereja no bolo do OTK. Ou simplesmente se ativar a Limiter Removal, dobrando o ATK de todos os Ancient Gear Monsters em campo e tudo isso pode também levar a um OTK.

Mausoleum of the Emperor
Field Spell Card
Ambos os jogadores podem Normal Summon ou Set monstros sem tributo(s), por pagar 1000 Life Points x o número de monstros requeridos para o Tribute Summon.

Vemos agora outro Field Spell Card, que como já sabemos, vai ser ótima com Geartown, trazendo posteriormente a Ancient Gear Gadjiltron Dragon.

Começando com a Geartown e o posterior Gadjiltron Dragon, podemos ter outros monstros com grande poder de ATK, graças ao efeito da Mausoleum of the Emperor, que vai substituir os tributos para monstros como o Ancient Gear Golem e Ancient Gear Beast por exemplo. Pagando para tanto, 1000 LP x tributos que seriam requeridos.

Invocar monstros fortes, pagando Life Points para isso, pode ser muito interessante e já vimos a Mausoleum of the Emperor, que permite isso. Cartas como Cost Down e Star Blast também pode fazer isso, juntamente com a Mausoleum of the Emperor, trazendo monstros como o Ancient Gear Gadjiltron Dragon e/ou Ancient Gear Golem por exemplo.

Machina Fortress
EARTH/Machine - Effect/7/2500/1600
Você pode descartar monstro(s) cujo o Level total é igual ou maior a 8 para Special Summon esta carta da sua mão ou Graveyard. Quando esta carta é destruída em batalha e enviada ao Graveyard, selecione e destrua 1 carta que seu oponente controla. Quando esta carta virada para cima é alvo de um efeito de um Effect Monster do seu oponente, veja a mão do seu oponente e descarte 1 carta da mão dele.

Essas são as máquinhas universais, que como já sabemos, funcionam e são ótimos suportes para todos os tipos de Machine Monsters, uma vez que seus efeitos dependem e funcionam muito bem com outros Machine-Type.

Esta carta vai trabalhar muito bem com a Ancient Gear Gadjiltron Dragon, descartando-o para o Special Summon do Machina Fortress. Estando assim o Gadjiltron Dragon no Graveyard, ele poderá voltar com a ajuda da Geartown e seu efeito.

Não contamos apenas com o Machina Fortress como boa carta, mas também com o Machina Gearframe, que pode fazer a busca do Machina Fortress e se equipar a uma carta Machine-Type, servindo como um escudo, sendo destruído no lugar do monstro a que esta carta serve como equipamento, quando necessário, claro.

Esta combinação, denominada Machina Geartown (dentre outros nomes) é bem conhecida, não muito usada, mas com fiéis seguidores, que gostam deste estilo forte de jogo, com monstro de alto ATK e com cartas que buscam e que compõe bem o jogo.

Com a combinção dos Machina com Ancient Gears, praticamente teremos só monstros Machine-Type, então a Solidarity cai muito bem, dando 800 ATK a mais para seus monstros Machine-Type, enquanto você estiver somente com monstros Machine-Type no Graveyard. Com isso, poderemos ver um Machina Fortress com 3300 ATK e um Ancient Gear Gadjiltron Dragon com 3800 ATK facilmente.

Nesta plataforma, ainda cabem e muito bem os Gadgets Yellow, Green e Red. Isso se deve a necessidade de Machine-Type Monsters par ao efeito do Machine Fortress. Com o Normal ou Special Summon de um Gadget, conseguimos outro em nosso mão (quando possível), então descartamos o Gadget junto a Machina Fortress (pelo próprio efeito do Fortress) para o Special Summon do próprio Fortress. Depois, se pintar um Gadjiltron Dragon em campo, poderemos ter 3 monstro em campo e uma boa soma de pontos de ATK, que varia de acordo com o Gadget que foi usado para trazer outro para suas mãos.


Chegamos no final da parte que fala sobre a jogabilidade, mas é uma parte interessante, onde analisamos os Ancient Gears como atores principais.

Começamos com o Crowler usando os Ancient Gears no anime de Yu-Gi-Oh! GX, logo no primeiro episódio. Uma derrota, mas mesmo assim, eles chamaram atenção, pois estavam em evidência em um episódio assistido por milhares de pessoas.

Criados para fugir de Trap Cards e Spell Cards (Quick-Play Spell Card), eles chamaram atenção (pouca), mas ninguém se arriscou a priori, pois não se tinha muito o que fazer com eles, ainda mais com o Metagame pegando fogo, com plataformas como

Vieram para o jogo com o objetivo de jogarem juntos, competindo no Metagame, como todo arquetipo, mas, não foi possível, já que eles tinham "defeitos", que não faziam eles combarem nada bem.

No The Duelist Genesis, veio a salvação, que levaria o nome do Geartown para algumas plataformas. Seu nome é Geartown, um dos melhores Field Spell Cards do jogo. Combina com o Ancient Gear Gadjiltron Dragon e seus 3000 pontos de ATK, já que outros como o Ancient Gear Golem e Ancient Gear Beast não podem vir por Special Summon.

Com o tempo, podiamos ver Ancient Gear Gadjiltron Dragon e Ancient Gear Golem em uma boa combinação, com Machine-Type DARK (Dekoichi e Black Salvo por exemplo), com cartas como o Breaker the Magical Warrior e Tragoedia. Podia-se usar a Allura of Darkness (2 cópias), além da Trade-In (para os Ancient Gears Level 8). Com Dekoichi e Black Salvo, podiamos ter o Ancient Fairy Dragon, que junto com o Breaker combavam muito bem com a Geartown, que ainda tinha a ajudinha da já muito citada Magical Hats.

Depois com os Machina, que abraçaram o Gadjiltron Dragon e a Geartown, junto com os Gadgets também, que ganhariam uma função em uma plataforma. Seria a primeira e quase única vez que eles seriam vistos até então, já que nenhuma ou muito poucas plataformas de Ancient Gear Style teriam sido usadas.

Geartown e o Ancient Gear Gadjiltron Dragon levaram o nome dos Ancient Gears para o jogo, em plataformas diversas, o que não muda muito hoje. Combina-se com Skill Drain, Necrovalley, Beast King Barbaros, Malefic Cyber End Dragon e assim, temos uma plataforma.

Encontramos poucos Ultimate Ancient Gear Golem OTK, o que também dá alguma divulgação ao nome Ancient Gear, mas não muda muita coisa, já que seria uma plataforma com Ancient Gears que não podem ser Special Summoned (Beast e Golem por exemplo), então, a Geartown seria usada, mas não como queriamos.

Geartown e Ancient Gear Gadjiltron Dragon vão ficar ainda por um bom tempo, já que não os vejo na Banlist, apesar de ser uma combinação muito forte de cartas. Espero que assim seja para sempre, para que futuros duelistas não se esqueçam do nome Ancient Gear (e saibam também o que é anti-meta).

Curiosidades:

- Quatro Ancient Gears, tem os pontos de ATK igual aos de DEF, são eles o Ancient Gear Golem, Ancient Gear Beast, Ancient Gear Engineer e Ancient Gear Soldier.

- No anime de Yu-Gi-Oh! DM, onde regras não eram definidas e também, assim como ocorre hoje, algumas coisas se diferenciam do TCG/OCG. Na época Duelist Kingdom (torneio do Pegasus, em sua ilha), monstros Machine-Type não podiam ser afetados por Spell Cards (ditas mágicas), mas não por seus efeitos e sim por somente ser Machine-Type. Fica claro no duelo entre Joey Wheeler e Bandit Keith (cliquem aqui para ver). Isso é semelhante ao efeito que mais tarde ganhariam os Ancient Gears, sendo imunes as Spell Cards (Quick-Play) e Trap Cards.

- Assim como acontece com muitos arquetipos, alguns suportes interessantes ficam apenas no anime. Isso acontece em maior escala, com os Elemental HERO, dentre outros arquetipos. Para os Ancient Gears, fica uma carta (apenas no anime) que seria muito importante para se ter (finalmente) uma plataforma com os Ancient Gears. Conheçam a carta abaixo:

Ancient Gear Statue
EARTH/Machine - Effect/2/500/800
Por tributar esta carta virada para cima em seu controle, Special Summon 1 "Ancient Gear Golem" da sua mão, ignorando as condições de invocação.

Com esta carta, certamente ficaria muita mais fácil fazer a plataforma chamada de Gear Golem Rush, focada mais no Ancient Gear Golem e no Ultimate Ancient Gear Golem.

Gameplay:








Deck(s) Recomendado(s) e Estratégia(s):

Ultimate Ancient Gear Golem OTK
18 Monstros
3x Elemental HERO Prisma
3x Ancient Gear Golem
3x Ancient Gear Gadjiltron Dragon
2x Ancient Gear Soldier
3x Ancient Gear Cannon
3x Ancient Gear
1x Morphing Jar / Elemental HERO Stratos

21 Mágicas
3x Power Bond
3x Trade-In
3x Magical Mallet
1x Limiter Removal
1x Reinforcement of the Army
3x Geartown
1x Monster Reborn
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
2x Mystical Space Typhoon
2x Machine Duplication

1 Armadilha
1x Magical Hats

SIDE
3x Maxx "C"
1x Kycoo the Ghost Destroyer
2x Effect Veiler
1x Terraforming
3x Chain Disappearance
2x Shadow-Imprisoning Mirror
3x Royal Decree

EX DECK
3x Ultimate Ancient Gear Golem
1x Chimeratech Fortress Dragon
1x Ally of Justice Catastor
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1x Stardust Dragon
2x Lavalval Chain
1x Number 39: Utopia
2x Steelswarm Roach
1x Gem-Knight Pearl
2x Gachi Gachi Gantetsu

Gachi Gachi Gantetsu: Cartinha muito legal para segurar o jogo, quando sua mão parecer te odiar. Fácil de invocar, já que temos 6 monstros Level 2, sendo que Ancient Gear pode vir fácil para campo por Special Summon, apenas por ter outro Ancient Gear no campo.

Machine Duplication: Pra acelerar os 2 "Ancient Gear" que são necessários para o Ultimate Ancient Gear Golem, temos a Machine Duplication, que pode ser usada com o Ancient Gear ou com o Ancient Gear Cannon em campo, trazendo mais 2 (com o mesmo nome do selecionado) do seu Deck, para o campo por Special Summon.

Magical Hats: Como já vimos o combo explicado na parte de jogabilidade, esta carta com a Geartown, pode fazer a festa, trazendo até 2 Ancient Gear Gadjiltron Dragon em um só turno. Gostaria de colocar 2, mas não consegui tirar nenhuma carta, mas fica como opção para vocês.

Maxx "C": Importante para a Draw Power, contra Junk Doppel e variantes de Plant, como o Synchrocentric. Pode equilibrar as coisas.

Elemental HERO Stratos: Pode ficar como opção, para quem quer uma busca mais fácil do Elemental HERO Prisma, porém, para usar o Prisma, vai ter que se esperar o próximo turno, o que pode deixar um pouco mais lento e atrapalhar o OTK. Apenas com o Prisma, você pode fazer ele ficar o nome do Ancient Gear Golem e então usar o efeito do Ancient Gear e depois Machine Duplication, fazendo mais fácil o Ultimate Ancient Gear Golem.

Morphing Jar: Essa aumenta a Draw Power, mas pode ser trocada pelo Stratos (questão de gosto). Com ele, podemos deixar sem medo o Gadjiltron Dragon ir para o Graveyard, sendo recuperado depois pela Geartown. Acelera bem as jogadas e pode ser buscado (não como alvo certo) pela Magical Mallet e Trade-In.

Lavalval Chain: Ajuda a trazer cartas necessárias, colocando-as no topo do Deck, para serem puxadas posteriormente. Se optarem pelo Stratos, pode ser positivo visando ter mais um Level 4, para possíveis Xyz Summons. Temos que pensar nas possibilidades, não?

Machina Geartown
18 Monstros
3x Ancient Gear Gadjiltron Dragon
3x Machina Fortress
3x Machina Gearframe
1x Machina Force
2x Yellow Gadget
2x Red Gadget
2x Green Gadget
1x Shreddder
1x Scrap Recycler

15 Mágicas
2x Pot of Duality
3x Geartown
1x Terraforming
1x Dark Hole
1x Monster Reborn
1x Heavy Storm
2x Mystical Space Typhoon
1x Limiter Removal
3x Solidarity

7 Armadilhas
1x Solemn Judgment
1x Solemn Warning
2x Bottomless Trap Hole
1x Call of the Haunted
1x Compulsory Evacuation Device
1x Magical Hats

SIDE
2x Maxx "C"
2x Effect Veiler
1x Kycoo the Ghost Destroyer
1x Oilman
1x Blackwing - Gale the Whirlwind
1x Mystical Space Typhoon
1x Nobleman of Crossout
2x Chain Disappearance
2x Shadow-Imprisoning Mirror
1x Starlight Road
1x Solemn Warning

EX DECK
1x Chimeratech Fortress Dragon
1x Ally of Justice Catastor
1x Ancient Fairy Dragon
1x Black Rose Dragon
1x Blackwing Armor Master
1x Stardust Dragon
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
2x Lavalval Chain
2x Daigusto Emeral
1x Gem-Knight Pearl
1x Number 39: Utopia
1x Number 11: Big Eye
1x Steelswarm Roach

Number 11: Big Eye: Tomar controle de monstros poderosos do oponente é fácil com o Number 11 na parada, ele foi feito para isso. Boa opção com 3 Machina Fortress no Main Deck.

Solidarity: Poder extra, para um Main Deck somente com monstros Machine-Type. Quando trocamos certos monstros no Side Deck para o Main Deck, precisaremos tirar ela, já que ela é melhor e mais segura em plataformas Machine-Type (só com Machine-Type).

Oilman: Opção interessante, pois pode ajudar na Draw Power e ser um equipamente que impede a destruição de uma Machine-Type (uma vez, quando requerido).

Shreddder: Com Machine-Type de Level alto, que podem ser melhores no Graveyard, podemos contar com o bom efeito do Shreddder.

Scrap Recycler: Ajuda na Draw Power, retorna monstros (Machine-Type e de atributo EARTH, 2 deles) ao Deck e com isso e ainda consegue por o Machina Fortress no Graveyard, quando você não sair com ele na mão.

Skill Drain Town
14 Monstros
2x Ancient Gear Gadjiltron Dragon
3x Beast King Barbaros
2x Exiled Force
2x Thunder King Rai-Oh
2x Malefic Cyber End Dragon
3x Gravekeeper's Commandant

14 Mágicas
3x Pot of Duality
3x Geartown
3x Necrovalley
2x Mystical Space Typhoon
2x Terraforming
1x Dark Hole

12 Armadilhas
3x Skill Drain
3x Dark Bribe
1x Torrential Tribute
2x Bottomless Trap Hole
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning

SIDE
2x Effect Veiler
2x Fossil Dyna Pachycephalo
2x Royal Tribute
2x Nobleman of Extermination
2x Dimensional Fissure
2x Chain Disappearance
2x Seven Tools of the Bandit
1x Starlight Road

EX DECK
1x Chimeratech Fortress Dragon
2x Cyber End Dragon
1x Stardust Dragon
3x Number 39: Utopia
3x Gem-Knight Pearl
3x Steelswarm Roach
1x Daigusto Emeral
1x Lavalval Chain

Skill Drain: Aquele estilo já citado em na parte da jogabilidade, que combina e não nega os efeitos do Exiled Force e do Thunder King Rai-Oh. Muito boa pedida, principalmente com monstros como Malefic Cyber End Dragon e Beast King Barbaros.

Gem-Knight Pearl: Com a Skill Drain, não vai importar muito os efeitos dos Xyz Monsters, então, Pearl pode ser uma ótima pedida, para força bruta.

Malefic Cyber End Dragon: Tem 4000 de ATK, vem fácil com um Field Spell Card em campo ou com a Skill Drain ativada. O que acham?

Geartown Style
16 Monstros
3x Ancient Gear Gadjiltron Dragon
3x Light and Darkness Dragon
2x Jinzo
2x Minefieldriller
1x White Night Dragon
3x Beast King Barbaros
2x Hino-Kagu Tsuchi

21 Mágicas
3x Geartown
3x Mausoleum of the Emperor
3x Terraforming
3x Trade-In
3x Magical Mallet
1x Gold Sarcophagus
1x Heavy Storm
2x Smashing Ground
1x Monster Reborn
1x Dark Hole

3 Armadilhas
3x Royal Decree

SIDE
2x Maxx "C"
2x Effect Veiler
2x D.D. Crow
1x Kycoo the Ghost Destroyer
3x Nobleman of Extermination
3x Chain Disappearance
2x Shadow-Imprisoning Mirror

EX DECK
2x Chimeratech Fortress Dragon
1x Ally of Justice Catastor
1x Stardust Dragon
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1x Gachi Gachi Gantetsu
1x Steelswarm Roach
1x Number 39: Utopia
1x Lavalval Chain
1x Daigusto Emeral

Royal Decree: Para impedir possíveis cartas do oponente e combater certas cartas que possam atrapalhar a engrenagem que no move a plataforma, que são Special Summon e os Normal Summon, com cartas como a Geartown e Mausoleum of the Emperor.

Minefieldriller: Com 6 Field Spell Card, acho interessante ter esta carta por perto, mas ela fica como opção e se quiserem tirar, fiquem a vontade.

Hino-Kagu Tsuchi: Acaba com a mão do oponente, bem parecido com os Wind-Up (e o combo chato do capeta). Vai voltar para a mão no fim do turno, mas antes pode dar 2900 de dano ao oponente e ainda, como já dito, destruir a mão dele.

Dark Machine Town
21 Monstros
3x Ancient Gear Gadjiltron Dragon
3x Ancient Gear Golem
2x Breaker the Magical Warrior
1x Minefieldriller
2x Cyber Dragon
2x Tragoedia
3x Dekoichi the Battlechanted Locomotive
3x Black Salvo
1x Morphing Jar
1x Sangan

15 Mágicas
1x Allure of Darkness
2x Trade-In
3x Geartown
1x Future Fusion
2x Power Bond
1x Heavy Storm
2x Mystical Space Typhoon
1x Dark Hole
1x Monster Reborn
1x Limiter Removal

5 Armadilhas
1x Magical Hats
2x Solemn Warning
1x Torrential Tribute
1x Call of the Haunted

SIDE
2x Maxx "C"
2x King of the Swamp
2x Polymerization
1x Mind Control / Ancient Gear Workshop
2x Overload Fusion / Gold Sarcophagus
1x Starlight Road
3x Royal Decree
2x Chain Disappearance

EX DECK
1x Chimeratech Fortress Dragon
2x Chimeratech Overdragon
2x Ultimate Ancient Gear Golem
1x Ally of Justice Catastor
2x Black Rose Dragon
1x Ancient Fairy Dragon
1x Arcanite Magician
1x Scrap Archfiend
1x Stardust Dragon
1x Scrap Dragon
1x Thought Ruler Archfiend
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier

Thought Ruler Archfiend: Fácil de trazer com o Cyber Dragon e o Black Salvo e serve para recuper possíveis Life Points que vocês tenham gasto com a Power Bond.

Ancient Fairy Dragon: Vem fácil, graças ao efeito do Black Salvo, que trazendo o Dekoichi, pode trazer não o Ancient Fairy Dragon, mas também cartas como Black Rose Dragon e Scrap Archfiend. Pode fazer aquele combo com a Geartown, trazendo o Ancient Gear Gadjiltron Dragon.

Chimeratech Overdragon: Se não der com o Ultimate Ancient Gear Golem, esta carta pode (e deve) dar uma boa ajuda, já que pode declarar multimplos ataques, sendo assim, com uns 3 Fusion Material (x800 ATK por cada) já faria um bom estrago. Ainda se tem King of the Swamp e Overload Fusion pra ajudar.

Arcanite Magician: Graças ao Breaker the Magical Warrior e ao Black Salvo, conseguimos facilmente trazer esse montro, que pode limpar o campo e combar muito bem com a Geartown.

Allure of Darkness: Como temos muitos monstros Machine-Type de atributo DARK, fica bem legal ter esta carta como uma ótima saída para mais Draw Power. Contando os Machine-Type, temos 10 monstros de atributo DARK nesta plataforma.

Trade-In: Temos 6 monstros de Level 8, sendo que o Gadjiltron Dragon é útil no Graveyard, então esta carta é muito boa saída.

Ancient Gemini HERO
11 Monstros
1x Elemental HERO Stratos
3x Elemental HERO Neos Alius
2x Ancient Gear Knight
2x Ancient Gear Gadjiltron Dragon
2x Thunder King Rai-Oh
1x D.D. Warrior Lady

21 Mágicas
3x Geartown
3x Fusion Gate
2x Terraforming
3x Gemini Spark
1x Future Fusion
2x Miracle Fusion
1x Super Polymerization
1x Parallel World Fusion
1x Reinforcement of the Army
1x E - Emergency Call
1x Heavy Storm
2x Mystical Space Typhoon

9 Armadilhas
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
1x Hero Blast
1x Torrential Tribute
1x Starlight Road
1x Compulsory Evacuation Device
2x Bottomless Trap Hole

SIDE
2x Maxx "C"
2x Gemini Imps
1x Ancient Gear Knight
2x Effect Veiler
3x Pot of Duality
1x Super Polymerization
2x Chain Disappearance
2x Shadow-Imprisoning Mirror

EX DECK
1x Chimeratech Fortress Dragon
1x Dragon Knight Draco-Equiste
2x Ultimate Ancient Gear Golem
1x Elemental HERO Absolute Zero
1x Elemental HERO Escuridão
1x Elemental HERO Great Tornado
2x Elemental HERO Gaia
2x Elemental HERO The Shining
1x Ally of Justice Catastor
1x Stardust Dragon
1x Number 39: Utopia
1x Blade Armor Ninja

Blade Armor Ninja: As vezes, não é muito bom se optar para um Xyz Summon, mas se precisar, esta carta fica como excelente opção e junto com o Gadjiltron Dragon, pode praticamente encerrar um duelo (graças ao efeito).

Parallel World Fusion: Com 3 Fusion Gate e 2 Miracle Fusion, que banem os monstros para o Fusion Summon, a Parallel World Fusion é realmente necessária, para retornar esses monstros ao Deck e podendo assim trazer um novo Fusion Monster.

Fusion Gate: Quando vier ao campo, tirando e destruindo a Geartown, podemos trazer o Gadjiltron Dragon e ainda poderemos trazer um Fusion Monster para fazer uma boa força de ataque, podendo até encerrar o duelo deste modo.

Elemental HERO Gaia: Geralmente usamos apenas 1, mas neste caso é realmente necessário 2, já que temos 4 monstros EARTH na plataforma, fora que a Super Polymerization ainda pode ser necessária contra o Glow-Up Bulb por exemplo.

Por hora é só yugiohzeiros o/
Flw'z
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. muito bom Jão ,maneiro mesmo.
    Eu adoro Machines,e sempre gostei dos ancient Gear.Eles tem tudo pra ser Meta.Exceto uma carta apelona.Pra mim eles tem o mesmo poder de DW (sem grapha),LS(sem Judgment Dragon,talvez um puro COM),e varios outros metas.
    Cara ,eu queria ver um Archetype analys sobre o Cyber Legado,os cards do Zane na primeira temporada.Na segunda ele usa,mas usa junto os Cyberdarks.
    Vlw ,parabens pela materia.

    ResponderExcluir
  2. agora surgiu uma duvida, invocando o caius com o efeito do mausoleum o caius ativa seu efeito?? eu acho q nao hein!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez mandando ver Jão. Sempre aprendo muito com seus posts.

    ResponderExcluir
  4. Realmente femt, errei neste ponto. Corrigido e obrigado por comentar =)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom...Ultimate AG é fodona ainda mais com power bond .-.

    Bom post seu porra o/

    ResponderExcluir