terça-feira, 29 de novembro de 2011

Anti-Meta Series

Metagame Series - Anti-Meta Series

Por Jão: 29/11 11:09




Yoo Minna o/
Blz ?

Como faz tempo que não temos um genuíno Metagame Series, resolvi colocar minha mente de redator para funcionar. Não vou falar do Metagame em si, mas sim do terror dele: O Anti-Meta!

Como sabemos, cada qual tem seu vilão. Seja Gemini Imps para os Dark World ou System Down para os Machina, assim como várias outras opções, vemos no Anti-Meta a chance de equilibrar o jogo, que pode parecer perdido em primeira vista, mas com um bom uso do Side Deck, podemos evitar certas jogadas de certos (poderosos) Decks.

Tentarei falar o máximo possível, em uma série de posts, que não sei quanto tempo vai durar e nem ao menos o quanto vai demorar, mas sei que gosto de escrever e enquanto vocês gostarem de ler, eu estarei escrevendo (justo pra mim e para vocês leitores).

Metagame Series - Anti-Meta Series


Hoje vou falar de uma série (consideremos assim) de cartas, que a Konami teria criado (tom de quase certeza) contra determinados Decks, que dominam o Metagame. São cartas que levam Hunter no nome e com efeitos que foram criados especificamente para cuidar de determinados casos.

Definimos como Metamage, tudo que gira em torno de Decks que dominam o cenário atual do jogo (Yu-Gi-Oh!), sendo que eles vem se tornando verdadeiras receitas, que são seguidas a risca, as vezes mudando nenhuma ou poucas cartas de uma plataforma para outra. Posso citar quase todas as variantes de Plants e outros também consagrados, como Lightsworn, Six Samurai, Blackwing e também o mais recente The Agents e as variantes do Chaos Style, que são fragmentos da "Era do Chaos".

Sabemos que eles são chatos, mas sabemos também que todos já usamos algum. Muitos poucos jogadores podem falar realmente em criatividade, mas o Metagame vai estar em algum pedaço do Deck do mesmo, seja em usar um Dark Hole para limpar o campo, seja um Monster Reborn para complementar o terminar um jogo. Seja também naquele Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning, obtido pelos mais diversos meios, mas sempre para o mesmo fim. Isso é o Metagame e talvez não possamos (simplesmente) escapar dele. Acho que isso é parte do jogo e temos que entender assim, para depois não reclamar que "o jogo está ficando chato".

G.B. Hunter
EARTH/Warrior - Effect/4/1200/2000
Cartas no campo não podem retornar para o Deck.

Um texto simples, que causa um grande estrago para os Gladiator Beasts. Não deixa eles jogarem, digamos assim, pois quebram quase tudo que fariamos devidamente com os Gladiator Beasts.

Mesmo os que usam Metagame Decks ou simplesmente "as cartinhas da moda", vão bater de frente uma hora com um jogador parecido com ele, usando as mesmas estratégias, seja com outro Deck (da moda), mas com o mesmo fim e com jogadas parecidas. As vezes, em um só dia no Dueling Network podemos encontrar muitos Decks iguais, mas não paramos para pensar que nós também os usamos e fica como estar olhando para vários espelhos, onde só vemos o reflexo do Metagame que carregamos (como um fardo ou não) em nossas plataformas.

Então, precisamos combater as mesmas estratégias, então não fica difícil definir um Side Deck e os Hunter podem fazer parte disto. Principalmente veremos a G.B. Hunter, combatendo os bons e velhos Gladiator Beast. Aliás, o G.B. em seu nome quer dizer Gladiator Beast e Hunter significa caçador. Já deu pra entender né?

Ela simplesmente quebra as jogadas e o sentido de se usar uma plataforma Gladiator Beast, que é o de retornar os Gladiator Beast ao Deck, seja para ativar os seus determinados efeitos ou seja para o Contact Fusion de determinadas cartas.

Tem 2000 de DEF e nenhuma Gladiator Beast que seu oponente possa ter no Main Deck dele pode superar esses pontos de DEF, mas devemos levar em consideração o alto número de Trap Cards dentro de uma plataforma Gladiator Beast, o que foi decorrente da ida do Rescue Cat para a Banlist, que fez dos Gladiator Beasts um arquetipo jogado com menos Monsters, poucas Spells, mas muitas Trap Cards.

Associado a uma Corridor of Agony e com uns Thunder King Rai-Oh da vida, teremos uma perfeita plataforma Anti-Meta, ou neste caso, especificamente Anti-Gladiator Beasts.

Hunter of Black Feathers
LIGHT/Beast-Warrior - Effect/4/1700/1000
Se o seu oponente controla 2 ou mais monstros virados para cima, todos do mesmo tipo, você pode enviar 1 carta da sua mão ao Graveyard para selecionar e destruir 1 monstro virado para cima que seu oponente controle.

Esse não vemos quase ninguém usando, mas o vejo como uma carta interessante. Confesso que eu também não uso, mas mesmo assim, ratifico minha opinião, vendo ela como uma carta interessante.

Ela pega no pé dos Blackwing, mas no caso do nome da carta, os Black Feathers, que nada mais é (para os desinformados) o nome pelo qual os Blackwings são conhecidos na forma japonesa do jogo, no Official Card Game.

Ele pode ser interessante não só contra os Blackwings, mas coloquemos também os Six Samurais e os Agents nessa, já que por parte dos Six Samurais temos quase todos os monstros do Main Deck sendo Warrior-Type e os Agents são todos Fairy-Type, mas com eles é um pouco mais complicado, pois temos variantes, que são os que usam outros tipos de monstros, o que pode fugir da mira do Hunter of Black Feathers.

Voltado mais para o Blackwings, esta carta é designada para os mesmos pois ele conseguem um fácil enxame de monstros no campo, no caso, quase sempre monstros com o mesmo tipo, quase sempre serão Blackwings, o que seria um prato cheio para o Hunter of Black Feathers.

Agora, usando cartas como Glow-Up Bulb, Spore e Dandylion ao seu lado (ironicamente) podemos ter melhores resultados e aproveitar assim todas as partes do efeito do Hunter of Black Feathers. Assim, unimos o Anti-Meta com o Metagame.

Chaos Hunter
DARK/Fiend - Effect/7/2500/1600
Quando seu oponente Special Summon um monstro, você pode descartar 1 carta para Special Summon esta carta da sua mão. Seu oponente não pode remover cartas de jogo.

Chaos Hunter e a parte "Seu oponente não pode remover cartas de jogo". Sabemos quem ela combate? Os Chaos Style Cards, sim, somente aqueles que dependem da remoção de cartas de jogo para sua vinda a campo, já que os Chaos abrangem um arquetipo com um certo número de cartas, mas que não trazem uma linha de jogo com se os mesmos fossem um arquetipo.

Sendo assim, esta cartas vai servir para o Chaos Sorcerer, Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning e para o formato Traditional somente, o Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End.

Com o Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End dormindo (espero que eternamente) na Banlist, teremos que nos preocupar com o Chaos Sorcerer e com o Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning somente, e como o estilo de jogo que levam estas cartas estão repletos de Special Summons, não vai ser difícil trazer a Chaos Hunter, evitando posteriores Chaos Monsters, ditos acima como fragmentos da "Era do Chaos".

Mais recentemente, esta carta pode ajudar a conter o Lightpulsar Dragon e CIA, todos do Structure Deck - Dragons Collide (TCG e ainda será lançado). Também um plataforma que gira em torno de muitos Special Summons, o que abre um deixa para a Chaos Hunter entrar em cena.

Tem o efeito parecido com o do Kycoo the Ghost Destroyer, mas claro que ele é melhor, pois tem um efeito mais completo, mas perde para a Chaos Hunter em ATK e DEF. Mas no sentido de Anti-Meta em si, o Kycoo the Ghost Destroyer vence.

Hoje, encerramos por aqui pessoal. Espero ter deixado pelo menos um gostinho de quero mais. Comentem o que acham das cartas Hunter (as três citadas acima) e o que acham delas aplicadas em vossas Decklists, seja no Main ou no Side Deck.

Por hora é só yugiohzeiros o/
Flw'z
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Chaos Hunter também pode ser usada junto com os dragons tanto pelo seu atributo quanto pelo seu efeito que pode ajudar em um mirror duel ou contra qualquer um que use uma variante de chaos.

    Ótimo post, e agora eu concordo com vc não podemos simplesmente fugir do meta game, pois o mesmo é parte do jogo.

    ResponderExcluir
  2. Maneiro cara,espero ver logo a continuação.Mt lega,e conhecer os Hunters vai me ajudar em certos duels.
    Parabens pelo otimo post cara.

    ResponderExcluir
  3. Só falta um Hunter pra DW.
    Bem que Hunters poderiam receber suportes e virar um META/aNTI META

    ResponderExcluir
  4. Esses Hunter são quase a revolta da konami contra suas bizarrices.

    Mais uma vez tópico mítico Jão, parabéns.

    subonito ele não é 1 "Hunter" mas faz o papel "banisher of the light" esse é o cara contra "Dark World"

    ResponderExcluir
  5. otima ideia nego, otimo post...

    Bom jah que aqui no site nao temos uma area de sugestoes, e jah de tanto falar aki as vezes eu consigo algo de vcs por assim dizer tipo a votaçao do desafio e tal, eu qria sugerir q o desafio q eu acho q eh praticamente o unico ponto de intereçao de usuarios com o site em si, eu qria sugerir q ele fosse rankeado, q desse pontos, apesar de eu mal participar do desafio acho q seria interessante ter ali no cantinho direito ou esquerdo do site, os 5 melhores colocados em pontos do desafio, q fosse pontos corridos claro, mais ou menos isso aih, eu tenho outras ideias, nao sei nem se alguem adm ou mod vai ler isso aki se tivesse algum meio de comunicaçao tipo um e mail ou sei lah, acho q seria interessante, esse eh melhor site de yugioh no cenario nacional, gostaria de ve-lo sempre no topo desde jah grato!

    ResponderExcluir