Yoo Minna o/
Blz ?
Agora, como prometido, vou fazer um Archetype Analysis trazendo os Dark World como tema, já que o Structure Deck 21, destinado ao TCG e com os novos Dark World chegou! Então, sem mais, acompanhem:
Os Dark World são monstros Fiend-Type com o atributo DARK (sem excessões até então) e formam um conjunto de jogo único. Foram introduzidos no jogo através do Elemental Energy e depois ganharam suportes no Strike of Neos e mais recentemente, no Structure Deck 21: Gates of the Underworld.
Seu estilo de jogo único consiste no descarte dos monstros do arquetipo, seja com suportes do próprio arquetipo ou não, desde de que o descarte não seja o custo de uma ativação. Por exemplo, a carta Lightning Vortex, que permite a destruição de monstros oponentes, precisa do descarte de 1 para ter seu efeito ativado, o que caracteriza um custo para sua ativação.
Os Dark World apareceram no anime Yu-Gi-Oh! GX, onde o Mad King of Dark World usou e comandou o arquetipo. Apenas no episódio 135. O Mad King of Dark World que estamos falando é aquele mesmo da carta do arquetipo Dark World, só que estava como personagem no anime de Yu-Gi-Oh! GX.
Aparência:
Temos muitas linhas de pensamento e suposições sobre as artes das cartas Dark World, mas a única coisa que podemos afirmar com certeza é que eles são baseados em cores. Tudo isso caracterizado em seus nomes (veremos abaixo).
Seus nomes também dão origem a determinadas posições que eles representam em suas artes, o que nos da mais alguma linha de pensamentos (também veremos abaixo).
Outras formas podem ter servido de inspiração para a criação de alguns Dark World e eu também vou citar. Vamos comprovar o que eu digo? Vejam:
Este é o Goldd, Wu-Lord of Dark World. Goldd é baseado na cor gold ou dourado em nosso idioma, o que caracteriza sua armadura dourada e Wu-Lord representa sua posição imponente na arte.
É baseado também em um antagonista de uma série japonesa de televisão, chamada Monkey Magic. O nome do antagonista que serviu de inspiração para a criação do Goldd é Kin-Koku (Gold Horn). Seu nome também se deve a uma importante peça do xadrez japones, o Gold General.
Este é o Sillva, Warlord of Dark World. Sillva é baseado na cor silver ou prata em nosso idioma, o que caracteriza sua armadura dourada e Warlord representa sua também imponente posição em sua arte.
Junto com o Goldd, Sillva também foi inspirado em um antagonista da serie japonesa Monkey Magic. Seu nome era Gin-Koku (Silver Horn). Também deve seu nome a uma peça do xadrez japones, o Silver General.
Este é o Gren, Tactician of Dark World. Gren é baseado na cor green ou verde em nosso idioma, caracterizando sua capa verde. Tactician corresponde a sua forma de estar pensando e carregando um livro o que nos remete para alguém que cria táticas de batalha.
Este é o Kahkki, Guerilla of Dark World. Kahkki é baseado na cor khaki ou caqui em nossa língua, caracterizando assim partes do corpo da criatura, como a cabeça e sua arma, uma faca/adaga. Sua faca parece a que soldados usam, ou até mesmo os guerrilheiros, o que também justifica o Guerilla em seu nome.
Este é o Broww, Huntsman of Dark World. Broww é baseado na cor brown ou marrom em nosso idioma, o que caracteriza alguns adornos, como o que ele tem no pescoço por exemplo, ou sua "luva" que ele leva em sua mão direita.
Algumas partes parecem ser tiradas de animais ou outras criaturas, como o adorno que ele carrega em seu ombro esquerdo, ou até mesmo o adorno que ele usa no pescoço. Tudo isso justificaria seu nome Huntsman, que quer dizer caçador. O arco e flecha também o justificaria como caçador. Sua luva parece a que alguns usam com falcões, para que os mesmo pousem em suas respectivas mãos. Alguns usam os falcões na caça.
Este é o Renge, Gatekeeper of Dark World. Renge é baseado na cor orange ou laranja em nosso idioma, o que caracteriza somente suas mãos enormes e da cor laranja, lembrando luvas que a vovó usa pra tirar bolos quentes do forno.
Ele é um Normal Monster. Irônico ele ter sido tirado da cor laranja, que é a cor das cartas Effect Monsters? Quem sabe, mas que faz sentido, isso faz.
Este é o Scarr, Scout of Dark World. Scarr é baseado na cor scarlet ou escarlate em nosso idioma, um simples tom de vermelho, que caracteriza boa parte do corpo do monstro acima citado, que parece usar uma armadilha cubrindo boa parte do mesmo.
Este é o Beiige, Vanguard of Dark World. Beiige é baseado na cor beige ou bege em nosso idioma, caracterizando o que parece ser joelheiras, um cap (parecido com o de guardas), algo protejendo as regiões baixas e uma parte protegendo a região alta, do peito. Parte da arma também é bege.
Este é o Zure, Knight of Dark World. Zure é baseado na cor azure ou azul-celeste (adjetivo) em nosso idioma, o que assim como o Gren, caracteriza cor de sua capa. Parece usar um capacete com um moicano, parecido com o de antigos grandes exercitos, mais conhecidos nos exercitos romanos. Tendo sua espada também azualada e juntando a todas as outras caracteristicas acima, conseguimos facilmente descubrir o porque do Knight em seu nome.
Este é Brron, Mad King of Dark World. Brron é baseado na cor bronze, caracterizada por partes desse sobretudo que ele usa. As correntes parecem velhas, como um bronze enferrujado. Por estar acorrentado, justificaria a palavra Mad em seu nome, que significa louco. Por usar uma vestimenta ornada a bronze, poderia justificar o King, que siginifica rei.
Este é o Grapha, Dragon Lord of Dark World. Grapha é baseado na cor graphite ou grafite em nosso idioma, um tom de cinza que caracteriza quase todo o corpo do mesmo, principalmente chifres e partes superiores das suas asas, que ficam mais destacadas na imagem.
Este é o Celuri, Guru of Dark World. Celuri é baseado na cor cerulean ou cerúleo (adjetivo) em nosso idioma, caracterizando sua ombreira, que segura sua capa. Um tom de azul mais escuro também é usado na imagem. Acima de suas ombreiras, panos sobram, o que parece ser um turbamte, caracteristica dos gurus, o que justifica o Guru no nome do Celuri.
Esta é a Snoww, Unlight of Dark World. Snoww é baseada na cor snow-white ou que é o branco da neve em nosso idioma, que seria um brando mais escuro em nossos olhares. Caracteriza principalmente a vestimenta da mesma, que parece e de uma maga, que caracteriza o Magician no nome OCG desta carta.
Este o TCG Exclusive Latinum, Exarch of Dark World. Latinum é baseado na cor platinum ou platina em nosso idioma. A platina é usada na ponta de para-raios e em engates de armas de fogo por exemplo. Nenhuma ligação entra maiores informações até agora, não encontradas por eu mesmo somente.
Este é o Reign-Beaux, Overlord of Dark World. Reign-Beaux não é baseado em uma cor, mas em todas elas. A pronuncia de Reign-Beaux corretamente é rainbow ou arco-íris em nosso idioma. Fica claro isso em suas asas, onde vemos tons de azul, vermelho e bege nas pontas. Encotramos sua arma na cor dourada, partes de algumas pedras verdes em seu peito. Encontramos a maioria de seu corpo em grafite (tom de cinza) e algumas parte brancas como a neve.
Jogabilidade:
Como já dito na breve descrição dos Dark World na breve descrição do arquetipo na parte do topo da postagem, os Dark World contam com um estilo único e muito complexo. Me arrisco a dizer que nenhum de nós sabemos tudo mesmo sobre eles, mas passarei o que eu sei e o que pesquisei.
Começando pelo modo único de ativação de seus efeitos (único entre aspas), que é ativado quando os mesmos são descartados. Este descarta não pode ser proveniente de um custo. Como já citado acima, cartas como Lightning Vortex, Trade-In e Raigeki Break descartam cartas como um custo para a ativação de seus efeitos. Vocês não conseguem ativar os efeitos das cartas citadas acima, sem o descarte, sendo assim o descarte se caracteriza como um custo para a ativação de determinado efeito.
Geralmente o custo se caracteriza onde vocês tem que descartar pra poder fazer algo, por exemplo DISCARD 1 CARD TO. Não se caracteriza geralmente como custo, efeitos que são ativados primeiramente e depois pedem um descarte, por exemplo REMOVE 1 CARD FROM PLAY AND DISCARD 1 CARD.
Cartas como Card Destruction fogem a essa regra, pois o descarte que ela proporciona não é considerado um custo. Na Card Destruction, vocês podem ativa-la mesmo sem cartas na mão, não precisando descartar algo para ativar seu efeito. O mesmo com cartas como Morphing Jar e Fabled Raven.
No caso do Morphing Jar, vocês não precisam descartar para ativar seu efeito, sendo que o descarte é uma consequência (digamos assim) da ativação de seu próprio efeito. Como a Card Destruction, vocês podem ativar seu efeito sem nem mesmo ter cartas na mão.
Já no caso do Fabled Raven, o descartar cartas é também consequência da ativação do efeito dele, fazendo com que o mesmo ganhe 1 Level e 400 ATK extra para cada carta descartada por seu efeito.
Tomem cuidado com a diferença da palavra descartar (discard) com enviar (send), pois podem confundir bastante. Não são a mesma coisa, pois os efeitos dos Dark World são ativados mediante seu descarte (discard) e não quando simplesmente são enviados ao cemitério, por isso, não usem cartas como Hand Destruction com a finalidade de querer ativar os efeitos dos Dark World.
Muito interessante também, é que alguns Dark World tem um segundo efeito, também dependente do descarte, mas sim por seus oponentes. Geralmente, são melhores que quando descartados por vocês, ou apenas muito diferentes (um diferencial para melhor).
Dificilmente seus oponentes vão ter cartas que façam vocês terem que descartar cartas de suas mãos, a não ser com cartas conhecidas como Card Destruction e Morphing Jar, já citadas, mas que são limitadas (restritas a 1 por Deck), o que vai fazer isso ser uma excessão.
Por que esperar que ele ative uma carta dele para tanto? Usem cartas como Dark Deal, que vai obrigar ele a adicionar as Normal Spell Cards dele se tornam "Your opponent discards 1 random card". Com isso, efeitos secundarios das cartas Dark World, que dependem do descarte proveniente de cartas oponentes.
Um erro fatal de muitos duelistas, é achar que ao usar Dragged Down into the Grave, vocês conseguem ativar estes efeito citados acima. Para explicar, vou usar como exemplo Goldd, Wu-Lord of Dark World. Ao ser descartado por um efeito de cartas oponente, vocês podem selecionar e destruir até 2 cartas oponentes. Ao ser descartado por um efeito de uma carta sua, você pode Special Summon o mesmo do seu Graveyard (a cópia que foi por você descartada).
Ao usar Dragged Down into the Grave, ambos os jogadores selecionam uma carta na mão dos oponentes e as mesmas são descartadas. Neste caso, vocês ativou a Dragged Down into the Grave. Seu oponente vai selecionar uma carta da sua mão e a mesma vai ser descartada posteriormente. Muitos, acham que isso se aplica na parte que exige que seu oponente descarta uma carta da sua mão, então no caso do Goldd ser descartado, vocês poderiam destruir as duas cartas que ele permitiria por seu efeito? Não.
Seu oponente seleciona a carta, mas ela é descartada pelo efeito da sua carta e vice-versa. Agora, se seu oponente ativa a Dragged Down into the Grave, descartando o Goldd por exemplo, vocês poderiam selecionar e destruir as duas cartas que ele permite através do seu efeito sem problemas.
Acharam até agora difícil? Digo que tudo acima, é a parte fácil. Como vimos, os Dark World ativam seus efeitos ao serem descartados, por tanto, vai ter uma ordem de ativação desses efeitos, o que chamamos de Chain Link. E acreditem, faz diferença a ordem de descarte. Isso vai ocorrer principalmente com a Card Destruction.
Card Destruction
Normal Spell Card
Ambos os jogadores descartam suas mãos inteiras, então puxam cartas igual ao número de cartas descartadas.
Normal Spell Card
Ambos os jogadores descartam suas mãos inteiras, então puxam cartas igual ao número de cartas descartadas.
Pra quem não conhece, esta é a Card Destruction. Puxa, se você não conhecia, com certeza vai ouvir a pergunta "cacete manolo, em que mundo você estava vivendo até agora? o.O", mas respeito quem começa agora no maravilhoso mundo de Yu-Gi-Oh!
Devo admitir que nem eu mesmo sabia que tinha tanto a se fazer e a se aprender para se jogar com os Dark World. Mas como conhecimento nunca é demais, passei um bom tempo pesquesando e acho que graças as Card Rullings que a Yu-Gi-Oh! Wikia nos deixa consultar, consegui aprender bastante. Vamos para algumas simulações:
A primeira coisa a se saber, é que quando vocês descartarem multiplus Dark World Monsters, vocês podem escolher a ordem da resolução dos efeitos dos mesmos. Isso faz diferença? Sim e faz muita diferença.
Escolhendo a ordem, vocês tem que saber que cartas que por exemplo negam uma invocação, por exemplo Royal Oppression só poderia ser ativada em resposta ao último Chain Link. Exemplo:
- O jogador A descarta com a Card Destrction, Goldd, Wu-Lord of Dark World, Sillva, Warlord of Dark World, Grapha, Dragon God of Dark World e Broww, Huntsman of Dark World. Descartem na mesma ordem, claro.
- O jogador B controla um Stardust Dragon e 1 Royal Oppression, 1 Solemn Warning e 1 Bottomless Trap Hole.
Chain Link 1: Goldd, Wu-Lord of Dark World Chain Link 2: Sillva, Warlord of Dark World Chain Link 3: Grapha, Dragon God of Dark World Chain Link 4: Broww, Huntsman of Dark World
Com o Broww sendo Chain Link 4, a última coisa que vai acontecer na resolução da Chain não é nem a invocação do Goldd e do Sillva e nem a destruição de 1 carta que o Grapha lhe permite e sim você vai puxar 1 carta com o efeito do Broww.
Sendo assim, o último Chain Link foi o do Broww, que como vimos ficou como Chain Link 4, então aqui, seu oponente não poderia ativar nem o efeito do Stardust Dragon para negar o efeito do Grapha e nem as Trap Cards Royal Oppression, Solemn Warning e Bottomless Trap Hole como Chain Link 5, já que elas negam a invocação de cartas e no caso do Stardust Dragon, ele nega efeitos que destruam cartas, mas o que aconteceu no Chain Link 4 foi o efeito do Broww, que é apenas fazer com que vocês puxem 1 carta.
Todos os efeitos dos Chain Link 1, 2 e 3 seriam ativados normalmente, sendo assim Sillva e Goldd viriam por Special Summon normalmente e o Grapha poderia destruir o Stardust Dragon tranquilamente.
Agora, outro exemplo:
- O jogador A descarta Broww, Huntsman of Dark World, Grapha, Dragon God of Dark World e Goldd, Wu-Lord of Dark World com Card Destruction, na mesma ordem citada.
- O jogador B controla 1 Stardust Dragon e 1 Solemn Warning.
Chain Link 1: Broww, Huntsman of Dark World
Chain Link 2: Grapha, Dragon God of Dark World
Chain Link 3: Goldd, Wu-Lord of Dark World
Seu oponente poderia negar a invocação do Goldd (Chain Link 3) com a Solemn Warning (seria agora o Chain Link 4), mas o Stardust não poderia negar o efeito do Grapha, que ficou no Chain Link 2, pois o efeito do Grapha não foi o último a ser ativado. Você puxaria normalmente 1 carta com o Broww.
Como vimos, quando vocês descartam as cartas em uma ordem que seu oponente não vai negar o último Chain Link, você pode ter grande felicidade ao usar os Dark World. Tentem sempre fazer sequências de Chain Link com o Broww no final, pois é o meio mais seguro de que tudo termine perfeitamente bem para vocês.
Por que não com Snow, Unlight of Dark World? Pode ser com ela também e vai dar quase sempre certo. Mas devemos contar com a presença de Thunder King Rai-Oh, que não deixaria Snow buscar a carta no Deck, sendo assim, o efeito da mesma seria invalidado e ela não entraria no esquema do Chain Link, sendo assim Special Summons poderiam ser alvo do próprio Thunder King Rai-Oh, como de outras cartas que seu oponente controle.
Devo lembrar que Thunder King Rai-Oh é quase que regra em vários Main Decks e seu oponente se for esperto, vai colocar ele para dificultar devidos processos de vossas decklists Dark World.
Outra citação que devo fazer é sobre o Doomcaliber Knight. Como todos os outros efeitos, ele vai negar apenas o efeito que ficar por último na sua Chain Link, então saibam que não tem diferença com os casos acima.
Terminado por aque as explicações que falam sobre Chain Link, vamos falar mais dos Dark World e seus suportes. Então, o post só está começando!
Os Dark World tem dentro de seu estilo único de jogo uma capacidade de swarm de monstros muito grande. Rapidamente, conseguimos monstros Dark World poderosos em campo. Os nomes mais vistos vão ser o do Grapha e o do Goldd e vez ou outra o Sillva (não me perguntem o por que).
Sendo assim, altos danos vão subtrair várias vezes os Life Points do seu oponente. Como já visto acima, em algumas situações conseguimos evitar cartas oponentes através do Chain Link. Isso sempre vai ser uma arma que vocês devem ter com sabedoria, junto com ganhar quando for possível ganhar, uma vez que vocês pode fugir uma vez de um Solemn Warning, mas não vai ser assim para sempre. Sem contar, que um Dark Hole pode vir depois e resolver em partes os problemas.
Para essas invocações e efeitos, vamos precisar de descartes. Como fazer isso? Na página dos Dark World no Yu-Gi-Oh! Wikia, podemos ver uma lista que passarei abaixo para vocês, de cartam que vocês podem usar tranquilamente como métodos de descarte. Vejam:
- Card Destruction
- Painful Choice
- Full Salvo
- Clear Vice Dragon
- Dangerous Machine Type-6
- Dark Deal
- Dragged Down into the Grave
- Drill Warrior
- Fabled Raven
- Fine
- Into the Void
- Mirage of Nightmare
- Morphing Jar
- Rigorous Reaver
- The Cheerful Coffin
- Dark World Lightning
- Non Aggression Area
- Infernity Inferno
- Depth Amulet
- Fabled Dianaira
- Royal Tribute
- Graceful Charity
- Extra Gate
- Mind Crush
- The Gates of Dark World
- Dark Smog
A carta Extra Gate por exemplo, já me salvou de um futuro Shooting Quasar Dragon. Era um Future Fusion OTK, onde é usado o monstro Brionac, Dragon of the Ice Barrier. Consegui remover ele do Extra Deck oponente e de quebra eu consegui me salver deste cruel OTK.
Non Aggression Area é quase que deixar seu oponente sem nada. Já usei ela e aprovo seu uso. Me trouxe muitas vitórias e muitos "A.S.S.", já que impedia o jogo do me oponente.
The Cheerful Coffin eu uso há um bom tempo. Pode fazer com que descartemos até 3 cartas Dark World. Fica ótima se combinado ainda do Fabled por exemplo, que também puxam muito bem para um mistura com os Dark World.
Mirage of Nightmare seria um sonho. Como eu queria poder usar esta danada com os meus Dark World. Eu agradeceria muito Konami.
Na lista acima vemos por último a Dark Smog, que ainda nem chegou, mas que eu estou esperando com um certo apego desde já. Ela pode dar uma aliviada em duelos contra os Lightsworn, um dos principais rivais dos Dark World. Até a arte da própria carta demonstra isso.
Terminada a breve lista e a breve análise em cima da mesma, vamos falar da Tour Guide. Jogadores mais mente aberta, vão ver ela como uma oportunidade. Jogadores tradicionais (meu caso) vão ver ela como uma perca de tempo.
Tenho que admitir que a Tour Guide From the Underworld é uma das cartas do momento e é usada até com Plants. Mas por que não com os Dark World? Tudo combinaria, tipo Fiend e até mesmo os atributos.
Digo que pode ser uma saída criativa e interessante, principalmente (e quase que unicamente) com o Grapha, pois podemos trazer o Broww por exemplo do Deck ou de nossas mãos (pelo efeito da Tour Guide) e depois retornar o mesmo para a mão para trazer o Grapha.
Outra opção seria usar ela para trazer o Leviar the Sea Dragon, pois cartas Dark World são removidas facilmente de jogo, graças a The Gates of Dark World, com isso, Leviair poderia trazer determinadas cartas de volta. Por opção, podemos retornar esta determinada carta para nossas mãos e trazer o Grapha do Graveyard pode Special Summon, como na primeira opção.
Com monstros novos vindo, como o Wind-Up Zenmaines por exemplo, pode ficar mais interessante o uso dela, mas agora vem o outro lado da moeda: Digamos que os Dark World tem suas prioridades.
O que eu quero dizer com prioridades? Combos e jogadas mais interessantes, que necessitariam do espaço que a Tour Guide oculparia. Digo, cartas como Fabled Raven ou até mesmo o Armageddon Knight podem vir a ser muito mais importantes, deixando a Tour Guide como uma opção de luxo, mas muito pouco usada.
Agora que falamos neste carinha, vamos falar da sua possível relação de importância nesta plataforma. Complicado? Nenhum pouco. Colocar o Grapha é a principal é quase que única função que ele possa vir a ter nesta plataforma.
Muitos ainda usam Dark Grepher, pensando que o monstro Dark World descartado pelo mesmo, vai ter seu efeito ativado. Mas deixo claro que o efeito de é um custo o descarta de um DARK para colocar outro DARK no Graveyard.
Sendo assim, é melhor vocês terem como opção a objetividade do Armageddon Knight, que pode oculpar apenas o espaço de 1 carta, pois também vocês não perdem tanta coisa ao não usar ele.
Falei da Tour Guide e do Armageddon Knight como meras opções, mas vocês que usam não se ofendam, pois é tudo questão de estratégia.
Também digo que é difícil falar de prioridades, pois toda plataforma Dark World que vocês olhar, vai ter algo de diferente. Pode ser 1 ou 10 cartas, mas nunca vai ter um padrão para eles, pois eles formam um dos mais flexíveis arquetipos que temos hoje.
O primeiro que a maioria de nós vimos, foi um Deck Dark World que usava até Advanced Draw. E ele foi campeão deste jeito, com uma carta que nem nos sonhos eu usaria em um Dark World.
Como digo, contra fatos não existem argumentos e se eles (OCG Players) ganham usando Advanced Draw, porque não podemos ganhar usando a Tour Guide? Vale a pena tentar saídas diferentes de vez em quando, para depois simplesmente não reclamar que o jogo está ficando chato e blá blá blá.
Já que estamos falando de combinações que possam deixar o jogo mais interessante, porque não usar os Dark World junto com os Infernity? Ficaria interessante principalmente por causa de 1 carta: Infernity Inferno.
Ela permiti 2 descartes que não são considerados como um custo, então, podemos assim colocar a mesma quantidade de Infernity Monsters no Graveyard. Isso ficaria perfeito visando o efeito do Infernity Archfiend e do Infer por exemplo, que adoria esta combinação.
Um dos problemas seria a quantidade de monstros na plataforma. Sim, uma vez que ambos jogam com poucos monstros e usam mais Spell e Trap Cards que possam deixar ambos os estilos mais interessantes.
Mas, quem quiser jogar lembrem sempre que eles tem a Infernity Inferno em comum, o que pode destrancar um pouco a quantidade e a necessidade de usar certos tipos de cartas Spell e Trap.
Com muitos monstros DARK, poderiamos pensar no Armageddon Knight em maior escala, que já é bem usado com os Infernity e passaria boas jogadas com a combinação com os Dark World.
Cartas já conhecidas como o Dark Armed Dragon poderia ajudar bastante vocês, assim como outros suportes para DARK Monsters, como o já citado Armageddon Knight entre outros, como por exemplo a Allure of Darkness.
Falar da combinação Fabled e Dark World é até palhaçada. Eles já vivem e comvivem muito bem, obrigada. Principalmente com Fabled Raven, que as vezes leva o jogo nas costas, com seus loucos e sem custos descartes.
Em alguns Decks, vocês podem encontrar o The Fabled Cerburrel fazendo um bico digamos assim, pegando carona em efeitos como o do próprio Fabled Raven por exemplo e também em cartas como The Gates of Dark World e Card Destruction.
Como vocês já viram, é um pouco ruim combinar os Dark World com os Infernity por exemplo. Então, com os Fabled não seria diferente e acho que fica até pior, pois vemos algumas (raras) plataformas Fabled com até 28 monstros. Com mais uns 12 indispensáveis dos Dark World, tornaria um Deck muito difícil de se fazer.
O lado bom esta em cartas que podem ser boas no conjunto de ambos os arquetipos, como o próprio Fabled Raven e outras, como por exemplo Card Destruction, Morphing Jar e pouco citato Fabled Dianaira, que também descarta sem custos, trocando nas Normal Spell Cards do oponente o texto comum da carta por "Your opponente selects and discards 1 card from their hand". Uma vez por turno.
A The Cheerful Coffin seria um carta interessante a se usar. Seriam 3 descartes de monstros (até 3 descartes), o que poderia beneficiar tanto os Fabled como os Dark World, ativando os respectivos efeitos de ambas os arquetipos se for o caso.
Neste formato, a Tour Guide From the Underworld poderia ser vista com olhares melhores, já que a mesma poderia trazer o Fabled Kushano por seu efeito, depois vocês poderiam fazer um Xyz Summon e posteriormente o Kushano poderia ir ao Graveyard, onde o mesmo é muito interessante, podendo fazer com que vocês descartem 1 Fabled (exceto outro Kushano) para retornar o mesmo para suas respectivas mãos.
Ambos são Fiend e se beneficiam com descartes. Mas, a diferença mortal para o seu oponente é a diferença dos atributos dos mesmos, que herda os DARK dos Dark World e herda os LIGHT dos Fabled. Ai juntem com o fato que eles vão muito fácil ao Graveyard. Não é difícil pensar no Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning ou no Chaos Sorcerer. Ambos podem fazer parte dessa plataforma e podem dar dores de cabeça ao oponente como ninguém!
Temos outras carta interessantes para se usar, os velhos Virus Cards são opções conhecidas e por alguns uma escolha já feita. E tem o novo Lavalval Chain, que chegou à pouco tempo, mas garante seu lugar com os Dark World.
A Deck Devastation Virus é a mais fácil de ser usar. Basta ter um 2000 ATK ou maior, o que fica fácil com cartas como o Goldd, Sillva, Grapha ou até a Snoww, só que quando a The Gates of the Underworld estiver junto em campo, dando a ele e a todos os Fiend-Type em campo 300 ATK.
Com a Deck Devastation Virus, vocês podem fazer com que seus oponentes fiquem sem boas cartas, até mesmo cartas que fossem atrapalhar os Dark World, como por exemplo Gemini Imps (carta chata do capeta contra Dark World) ou com a Gravekeeper's Watcher por exemplo.
Outra da família vírus é a Eradicator Epidemic Virus. Um pouco mais legal, mas tão necessária quanto a Deck Devastation Virus se for o caso. Você vai precisar de um monstro DARK com mais de 2500 ATK. Em plataformas comuns, digamos que você vai precisar de um Grapha simplificando.
Com a ajuda da Eradicator Epidemic Virus, podemos ter o livramento de Spell ou Trap Cards oponentes, podendo ser do campo, mão e as que os mesmos puxarem até o 3° turno após a ativação desta carta. Pode ser o golpe final, sendo esta carta a que vai trazer a tranquilidade para que vocês vençam.
Lavalval Chain chegou agora, mas já recebe bons elogios. Ela consegue por o Grapha quese que instantaneamente no Graveyard, assim como o Armageddon Knight. Consegue fazer isso até duas vezes, já que custa uma vez por turno, um Xyz Material para que vocês possam usar esta bendita carta.
Sem contar, que tem outro efeito a disposição: Escolher 1 Monster Card e colocar ele no topo do Deck. Agora me digam: Quem ai pensou no Morphing Jar? Pensaram muito bem então. Com a Lavalval Chain, é bem melhor o uso do Morphing Jar, pois ela pode quebrar aquela esperar enorme por ele.
Falando em cartas interessantes, vamos citar o Brron, Mad King of Dark World, que participa do arquetipo em si. Muitos OCG Players usam 3 dele, como uma forma de por cartas como Beiige ou o Grapha no Graveyard como descarte, ativando posteriormente o efeito dos mesmos.
Um uso interessante é usar o Brron com o já citado Beiige, podendo trazer assim o Lavalval Chain, uma vez que o mesmo pode vir a ser útil, como já aprendemos acima. Sim, atualmente o fim comum seria apenas o Xyz Summon, já que não temos Tuners Dark World (que tal em Konami?). Usar outros (tirando o Fabled Raven) podem atrapalhar no andamento do duelo.
Com o Brron, vocês tem que infligir algum dano por batalha ao seu oponente, o que vai permitir que vocês descartem uma carta qualquer de vossas respectivas mãos, que quando possível, por prioridade, tende a ser um Dark World.
Eu gosto de usar ele as vezes, pois em algumas ocasiões, alguns Dark World podem te inforcar. Suponhamos que vocês saim com uma mão composta por 1x Beiige, 2x Grapha, 2x Goldd e 1x Mystical Space Typhoon. É bom que vocês saibam rezar meus amigos, pois se demorar muito para vir algo que preste, é melhor vocês clamarem pela nossa senha das Card Destruction. Como o jogo esta muito rápido, em 2 ou 3 turnos ruins para vocês, seus oponentes podem acabar com o jogo num piscar de olhos. Nessas horas, alguns fingem até ter um Gorz na mão (quem duela na vida real sabemos dos malas que fazem isso xD).
Chegou o momento que falo puramente dos Dark World e sua história, em modo de uma consideração final. Como todo o jogo evoluiu e falamos isso umas 40.000 vezes por post, não seria diferente com os Dark World.
Nos primordios do arquetipo, a priori os mesmos eram um arquetipo bem exótico digamos assim. Sem Fabled por perto, eles eram totalmente exclusivos neste ramo de "descartar da mão". A estratégia era porrada atrás de porrada, trazendo apenas força de ATK ao campo, até o presente momento com Goldd, Wu-Lord of Dark World e Sillva, Warlord of Dark World.
Nada se sabia das Rullings praticamente e viamos erros atrás de erros.
Iriam rir da sua cara ao ver vocês usando um Dark World. Não era assim também, mas é a mesma coisa que se você aparecer em um YCS usando um Dark Magician Style. Você seria o centro das atenções. Negativamente falando? Deixo para que vocês pensem.
Depois de algum tempo na caixa de sapatos, vem o Structure Deck 21 e a reforma nos arquetipos antigos propostas pela Konami e finalmente fica estabelecido um estilo de jogo, com novas cartas, tais como Grapha, Dragon God of Dark World, Snoww, Unlight of Dark World e a The Gates of Dark World. As três "novas" cartas citadas, até agora são as mais usadas das "novos" Dark World.
Evoluindo os próprios Dark World, eles foram se tornando um Deck odiado, com muitos usando. No Dueling Network por exemplo, tinha gente que colocava "Não usem Six Sam nem Dark World" como condição para o início do duelo.
Como dizem, quanto maior a altura, maior a queda. Ficaram visados por cartas como D.D. Crow, Gravekeeper's Watcher, Gemini Imps e a melhor anti-Dark World na minha opinião, a Debunk.
D.D. Crow é macaca velha e sabemos que o Grapha não tem vez com ela. Gravekeeper's Watcher vem sendo bem usada, mas claro que prefira a Gemini Imps antes dela. Debunk tem que estar sempre presente em Side Decks quando possível.
Vieram para o TCG neste Outubro de 2011, mas ainda não fizeram nada demais. Vamos esperar os próximos grandes campeonatos e ver, como vai terminar as idas e vindas, dos poderosos Dark World!
Curiosidades:
Os Dark World representam uma hierarquia através de seus Level, nada difícil de interpretar:
- Grapha, Dragon God of Dark World: O deus dos Dark World, a quem eles deveriam ser devotos.
- Reign-Beaux, Overlord of Dark World: Um lorde, como se fosse quem comdasse tudo. Pode ser quem tirou o Brron do poder. Um ser de grande posses, com muita influência. Um suserano, sendo assim detentor de vastas terras, que cedia a seus cavaleiros e vanguardas, pedaços menores aos guirrileiros e sentinelas por exemplo.
- Latinum, Exarch of Dark World: Um exarca, podendo ser interpretado com um governador, um homem burgues e de grandes posses.
- Goldd, Wu-Lord of Dark World e Sillva, Warlord of Dark World: Seriam generais da guerra, comandantes, homens influentes com forças armadas e com outros abaixo deles.
- Brron, Mad King of Dark World: Seria um homem que já teria reinado sobre os Dark World. Poderia ter sofrido com a loucura, ou podem ter usada isso para prende-lo (literalmente) e o tirarem do poder. Nos lembra do fim do absolutismo.
- Zure, Knight of Dark World e Beiige, Vanguard of Dark World: Seriam os cavaleiros no caso do Zure, seres medievais. Vanguarda nos remete a um batalhão militar, ou para algums culturas seriam guardas reais. Manteriam a ordem e conteriam revoltas.
- Snoww, Unlight of Dark World: Nos lembra uma sacerdotisa, um ser ligado a religião, crenças, aqueles que ensinariam e colocariam como deveriamos adorar algo ou alguém, neste caso seria o Grapha, Dragon God of Dark World. Ficam junto com os guerreiros em influência e em algumas sociedades acima.
- Broww, Huntsman of Dark World: Um caçador, poderia trabalhar tanto para autoridades, fazendo comercio de vidas ou simplesmente alguém que faz parte da guarda. Pode ser visto com apenas um caçados, alguém desligado aos compromissos e decretos de seus superiores, a quem ele não considera como superiores.
- Gren, Tactician of Dark World: Segura em sua mão o "Dark World Grimoire" que pode ser um livro contendo suas táticas ou outras coisas que este tático use para montar estratégias e pensamentos simplesmente.
- Kahkki, Guerilla of Dark World e Scarr, Scout of Dark World: Guerrileiros podem ser as tropas frontais, os que vão pra morrer primeiro na guerra. São potenciais guardas futuramente. Vigilantes fazem o trabalha mais Spy e cuidam de outras missões dadas por seus superiores.
- Ceruli, Guru of Dark World: Neste hierarquia, o menos influente, mas para alguns um sabio, um professor, aquele com respostas através ou não de sua religição ou culto ao Grapha neste caso. Um guia religioso digamos assim.
Gameplay:
Deck(s) Recomendado(s) e Estratégia(s):
Basic Dark World Style
16 Monstros
3x Grapha, Dragon God of Dark World
3x Snoww, Unlight of Dark World
2x Goldd, Wu-Lord of Dark World
3x Beiige, Vanguard of Dark World
3x Broww, Huntsman of Dark World
2x Fabled Raven
18 Mágicas
3x The Gates of Dark World
3x Dragged Down into the Grave
1x Card Destruction
1x Monster Reborn
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Foolish Burial
3x Mystical Space Typhoon
2x Dark World Dealings
2x Dark World Lightning
7 Armadilhas
1x Solemn Judgment
1x Compulsory Evacuation Device
2x Mind Crush
1x Trap Dustshoot
1x Deck Devastation Virus
1x Torrential Tribute
SIDE
1x Morphing Jar
1x Malefic Stardust Dragon
3x Thunder King Rai-Oh
2x D.D. Crow
2x Terraforming
2x Deck Devastation Virus
1x Eradicator Epidemic Virus
2x Solemn Warning
1x Bottomless Trap Hole
EX DECK
1x Ally of Justice Catastor
1x T.G. Hyper Librarian
1x Gaia Knight, the Force of Earth
1x Ancient Sacred Wyvern
1x Black Rose Dragon
1x Scrap Dragon
1x Stardust Dragon
1x Dark End Dragon
1x Dark Highlander
1x Trishula, Dragon of the Ice Barrier
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
2x Lavalval Chain / Leviair the Sea Dragon
1x Number 39: Utopia / Daigusto Emeral
1x Steelswarm Roach
Beiige, Vanguard of Dark World: Importante neste formato, pois pode não ter cartas para vir a descartar outros monstros Dark World, inclusive esta carta, então ela pode vir com um simples Normal Summon e trazer o Grapha, Dragon God of Dark World do Graveyard por exemplo. Ótima para os Xyz Summons presentes neste Deck.
Lavalval Chain: Sem o Morphing Jar no Main Deck, a função principal deste monstro quando estiver em campo vai ser a de colocar rapidamente o Grapha, Dragon God of Dark World no Graveyard.
Deck Devastation Virus: Combando com Trap Dustshoot e Mind Crush para acabar com a mão do oponente. Pode servir muito bem para se livrar do Gravekeeper's Watcher e do Gemini Imps.
Daigusto Emeral: É um dos Xyz Monsters do momento e um caso a se pensar sempre, já que não temos mais 3 Pot of Avarice da vida em nossa disposição.
Leviair the Sea Dragon: Fica como uma boa opção, seria claro no lugar de 1 Lavalval Chain se fosse o caso. Seria um pouco ruim até trazer ele a campo, por ainda prefiro o Lavalval Chain. Em campo, ele combaria legal trazendo monstros removidos de jogo com a The Gates of Dark World, podendo até retornar os mesmos para vossas mãos e em seguida trazer o Grapha do Graveyard por Special Summon, pelo próprio efeito do Grapha.
Dark World Style
17 Monstros
1x Morphing Jar
1x Sangan
3x Grapha, Dragon God of Dark World
3x Snow, Unlight of Dark World
2x Beiige, Vanguard of Dark World
2x Goldd, Wu-Lord of Dark World
1x Brron, Mad King of Dark World
1x Malefic Stardust Dragon
1x The Fabled Cerburrel
2x Fabled Raven
17 Mágicas
3x The Gates of Dark World
3x Dragged Down into the Grave
1x Card Destruction
1x Monster Reborn
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
2x Mystical Space Typhoon
1x Foolish Burial
2x Dark World Dealings
2x Dark World Lightning
7 Armadilhas
1x Eradicator Epidemic Virus
1x Deck Devastation Virus
2x Mind Crush
1x Trap Dustshoot
1x Torrential Tribute
1x Solemn Judgment
SIDE
2x D.D. Crow
1x Doomcaliber Knight
2x Maxx "C"
1x System Down
1x Burial from a Different Dimension
1x Mystical Space Typhoon
1x Dark World Dealings
1x Deck Devastation Virus
2x Solemn Warning
1x Bottomless Trap Hole
2x Battle of the Elements
EX DECK
1x Ally of Justice Catastor
1x T.G. Hyper Librarian
1x Gaia Knight, the Force of Earth
1x Ancient Sacred Wyvern
1x Black Rose Dragon
1x Scrap Dragon
1x Stardust Dragon
1x Dark End Dragon
1x Dark Highlander
1x Trishula, Dragon of the Ice Barrier
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
2x Lavalval Chain
1x Number 39: Utopia
1x Steelswarm Roach
Malefic Stardust Dragon: Pegando aquela carona junto a The Gates of Dark World e ficando simplesmente como uma opção que deixo para vocês.
Sangan e Lavalval Chain: Buscar o Morphing Jar na maioria das vezes, assim como o Lavalval Chain, mas ele tem a função de colocar outros monstros mais perto de você e do seu Draw Power, contando também com o Morphing Jar.
Ancient Sacred Wyvern: Vem fácil com o Fabled Raven descartando o Beiige, Vanguard of Dark World. Pode vir também com a combinação The Fabled Cerburrel e Goldd, Wu-Lord of Dark World.
Battle of the Elements: Sempre gostei dela, uma boa opção para SIDE DECK.
Deck Devastation Virus: Para ajudar a se livrar do Gemini Imps e do Gravekeeper's Watcher.
Eradicator Epidemic Virus: Pode e deve pegar a Debunk antes que ela pegue você.
Por hora é só yugiohzeiros o/
Flw'z
Parabéns, melhor post sobre os dark world
ResponderExcluirCara não sei como eu li tudo isso, mas vc me deu boas dicas pro meu deck dark world, vlw mesmo. E como sempre ótimo post.
ResponderExcluirAmo dw SZ XD kkk good post Jão :), tem a dark smog tambem bem fodonica *-*.
ResponderExcluirLOL parece uma biblia isso O____O...belo post seu porra!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei *-*, só fiquei meio triste ao saber que os DW não entraram no TOP no YCS.
ResponderExcluirColoca 3 dark grepher e fica otk
ResponderExcluireu queria saber se o efeito de discarte da Non Aggressive Area é um custo para ativaçao ou nao?
ResponderExcluirMas o estranho é no Tag Force, eu usei o Non Agression Area para Discarta um Dak World da minha mão (foi o Broww), mas depois o efeito dele não foi ativado.
ResponderExcluirSe eu descartar a Snoww da mão pelo efeito de Dragged Down, eu ativo primeiro o efeito da Snoww ou termino o efeito de Dragged Down e compro uma carta?
ResponderExcluirColoca 3 dark grepher e fica otk.
ResponderExcluirQuando um dw e descartado por grepher o eff nao ativa então nem tem OTK.
Adiciona a carta, pq quando vc ativa o efeito da snoww vc cria uma nova chain link e como ela é a ultima chain link criada, vc usa o efeito dela primeiro. (Não tenho certeza Daigo)
ResponderExcluirnão achei q o deck Dw misturado com infernity roda bem nao.
ResponderExcluiro cara deu sorte q o oponente usou ojamas --' queria ver contra algo melhor tipo the agente.
Só o Jão mesmo , impecável ortografía , exelente trabalho ... Pricipalmente sobre a arte dos monsters . Valeu mesmo ein jão !
ResponderExcluirEu tô tão animado pra fazer um deck DW que tava lendo super concentrado, mas com essa pérola rachei xD~
ResponderExcluir"Começando pelo modo único de seus efeitos (único entre aspas)(...)"
E pq n botou as aspas logo porra, shuashua
E ninguém me respondeu ainda sobre Dragged e Snow, só o cara deu um palpite aê... Jeito fuçar mais o Google mesmo... '-'
Lindo post Jão, uma bíblia mesmo sobre os Dark World ^^
ResponderExcluirSó acho que faltou mais exemplos de decks, eu por exemplo uso um Chaos Dark World, não uso nenhuma trap e raramente tenho problemas contra meus oponentes no DN. Acho que você podia ter colocado + variações dos DW.
Um deck que me impressionou foi um que usava Ceruli, que é invocado no campo do oponente e te faz descartar(sendo assim vc descarta uma carta e é tratado como vc descartar por efeito de uma carta do oponente). O kra ficava combando ele com Goldd, e acho que ao lado de Ceruli dava pra tentar trazer o Reign-Beaux.
Como sempre Jão,ótimo post.DW é um dos arquetipos mais apelões que tem no mundo Yu-Gi-OH!sem contar que a jogabilidade é unica assim como seu archtype analisys.só uma dica.tem como fazer o proximo archtype dos meklords.to louco pra ver como sua inteligencia funciona contra eles.Vlw!
ResponderExcluira full salvo e considerda descarte eu achei que era custo
ResponderExcluir