quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Metagame Series - Banlists

Metagame Series - Banlists

Por Jão: 26/01 11:05




Yoo Minaa o/
Blz ?

Agora vou trazer um Metagame Series e já trago uma notícia ruim, a de que o Guilherme não vai mais poder postar! Eu vou fazer uma serie de posts sobre as Banlists e logo após, o Ed vai tomar conta do Metagame Series. Bom, sem mais delongas, acompanhem:

Banlist de Maio de 2002:

Forbidden:
Em Maio de 2002 nenhuma carta foi Banida.

Limited:

Monster Cards

Cyber Jar
Exodia the Forbidden One
Jinzo
Left Arm of the Forbidden One
Left Leg of the Forbidden One
Morphing Jar
Right Arm of the Forbidden One
Right Leg of the Forbidden One

Spell Cards

Card Destruction
Change of Heart
Confiscation
Dark Hole
Delinquent Duo
Harpie's Feather Duster
Mage Power
Monster Reborn
Painful Choice
Pot of Greed
Premature Burial
Raigeki
Snatch Steal
The Forceful Sentry
United We Stand
Upstart Goblin

Trap Cards

Call of the Haunted
Ceasefire
Imperial Order
Magic Cylinder
Mirror Force
Ring of Destruction

Semi-Limited:

Monster Cards

Sangan
Witch of the Black Forest
Morphing Jar 2

Spell Cards

Graceful Charity
Nobleman of Crossout
Heavy Storm
Swords of Revealing Light

Trap Cards

Backup Soldier

Metagame da Época:
Bom, sem muitos Special Summon no jogo, o negócio era Normal e Tribute Summon, ou seja: Pura força bruta! O maior ATK de monstro geralmente prevalecia, por isso não estranhem ver Mage Power e United We Stand limitadas.

Nesta época também estava começando a preocupação em freiar cartas que mexiam com Spell e Trap Cards, por isso cartas como Jinzo e Heavy Storm eram presenças garantidas nesta Banlist. Sem contar a presença de Ceasefire, que é uma carta que até hoje divide e muito as opiniões, ao contrario de cartas como Imperial Order, que são presenças aclamadas na Banlist.

Algumas cartas tentavam fazer o jogo fugir de pura força bruta, como por exemplo Premature Burial, Call of the Haunted e Monster Reborn, mas logo eram paradas pelo "cartão vermelho" da Banlist.

Podemos ver que o jogo tomou um ritmo, em que a Banlist não podia impedir que o jogo ficasse desigual, uma vez que a cada ano mais opções e mais formas para fugir do comum eram criadas, como por exemplo deck do seguimento "Exodia", que muitos afirmam ser o primeiro Meta Deck criado, mas a quem duvide. Tudo começa no anime da série "Yu-Gi-Oh! DM", quando Yugi Muto em um duelo contra Seto Kaiba consegue usar o efeito do Exodia para vencer um duelo que parecia ser impossível, mas com um Draw tudo muda e foi ai que começou a história e a crença de alguns duelistas no "coração das cartas". Podemos ter algumas evidências de que o Exodia foi o primeiro Meta Deck, uma vez que levou para Banlist cartas como Backup Soldier e Upstart Goblin.

Agora para nós do Metagame atual, seria o paraíso usar 2 cópias de Sangan e Witch of the Black Forest, ainda mais se o Rescue Cat não fosse banido. Ai seria simples, pois era só voltar ele com Pot of Avarice e buscar mais fácil com Sangan e Witch of the Black Forest. Sem falar em Heavy Storm Semi-Limitada, pois ai eu queria ver se alguém teria coragem de colocar mais de 10 Trap Cards no Deck, uma vez que a Heavy Storm varreria elas facilmente.

Apesar de algumas cartas darem na cara que são apelonas, podemo ver claramente que a pessoa que fazia a Banlist não perdia muito o sono com estas cartas, uma vez que nem cartas Banidas existiam e eu me lembro que na época, Banir cartas era meio anti-ético e poderia causa algumas revoltas isoladas de duelistas, o que era ruim se os desenvolvedores do jogo realmente quisessem alavancar o jogo pelo mundo inteiro. Mas com o tempo e com os lançamentos de novas cartas, isso foi inevitavel, para que assim o jogo possa continuar sendo jogado de forma igualitária para todos os duelistas, sem que alguma carta desse a eles uma vantagem muito maior perante ao oponente.

Na época, a base dos decks eram os Normal Monsters, que eram combinados com poucos Effect Monsters, como por exemplo Cyber Jar, Man-Eater Bug, Dark Elf, Witch if the Black Forest entre outras. Abaixo, um deck de um torneio de 2002.

Localização: DJ's Sports Collectables and Comic of North Haven C.T.
Data: Novembro, 22 de 2002














18 Monstros
3x Summoned Skull
1x Cyber Jar

2x Witch of the Black Forest
2x Dark Elf

2x Magician of Faith

3x 7 Colored Fish

2x Man-Eater Bug

2x La Jinn the Mystical Genie of the Lamp


14 Mágicas
1x Dark Hole
1x Pot of Greed

2x Fissure
1x Change of Heart

1x Megamorph

1x Snatch Steal

2x Tribute of the Doomed

2x Heavy Storm

2x Mystical Space Typhoon


9 Armadilhas
2x Waboku
3x Trap Hole

2x Magic Jammer

2x Seven Tools of the Bandit

Acima, vocês viram a base de praticamente todos os decks de antigamente. Simples, mas eficazes para a época. O cara que postou o deck, fala em um breve comentário sobre a dificuldade de achar cartas como Monster Reborn, Raigeki, Mirror Force e Axe of Despair, que eram Staples de primeira linha na época. Algumas como Mirror Force e Monster Reborn resistiram ao tempo, mas cartas como Raigeki não puderam prosseguir graças as outras edições da Banlist e cartas como a Axe of Despair foram esquecidas pelo tempo e ultrapassadas pelo metagame atual, com toda certeza.

Trap Hole fazia as vezes de uma Bottomless Trap Hole e também era quase que obrigatória na época. Posso afirmar que muitos duelistas se matavam para ter cartas como Dark Elf, que é um monstro que funcionava até que bem no deck, mesmo tendo que se pagar 1000Lp para que o mesmo possa atacar. Outra carta que combava muito bem no deck é a Witch of the Black Forest, pois podia buscar TODOS os monstros que estão contidos neste deck, por isso que mais tarde, a mesma ganhou um lugar na lista de Banidas.

Nesta época, todas as Spell Cards dos nossos sonhos estavam liberadas, então Magician of Faith tinha um papel bem interessante, que era buscar as mais variadas cartas, como Dark Hole, Pot of Greed etc.













Change of Heart, Pot of Greed e Snatch Steal. Três das cartas que mais fazim o deck rodar bem e abaixo vamos ver o porque:

Change of Heart: Esta carta permite que você tome o controle de um monstro oponente sem nenhuma restrição de uso e sem ter que pagar absolutamente nada. Neste deck, era usada para tomar um monstro do oponente para atacar, ou sacrificar para invocar o Summoned Skull.

Snatch Steal: Esta faz uma função muito parecida com a Change of Heart, com a diferença que é um equipamento e pode ficar um pouco mais esposta em campo, mas eu jogaria minha Mind Control na frente de um caminhão se eu pudesse no lugar usar esta carta.

Pot of Greed: Uma das melhores cartas já inventadas em monstros de duelo com toda certeza do mundo, uma vez que se você ativar ela, você pode puxar 2 cartas, sem ter que pagar nada e sem nenhuma condição.

Lembrando que todas as cartas citadas acima ainda podiam ser buscadas pela Magician of Faith, por isso podemos dizer que mesmo sem muitas opções, os decks antigos podiam ser fortes, pelo menos para a época.

Eu tive a honra de viver e respirar "Yu-Gi-Oh!" nesta época, que infelizmante não volta mais. Uma época onde mesmo com disputas, a diversão ainda era obrigação. Bons tempos, velhos tempos que não voltam mais...infelizmente não voltam mais! Mas vamos esperar o que o futuro nos reserva, sempre lembrando das origens do anime e vendo como ele evouluiu!

Por hora é só yugiohzeiros o/
Flw'z
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Kra aquele tempo não foi embora pq ainda tem a lista do modo tradicional, é so tu para de joga no modo avançado de jogo...
    Sabe tem duas LISTAS a "advanced" que vcs jogão, e a tradicional que eu jogo... o unico problema são os torneios que eu nunca vi no modo tradicional... mas sempre tem duelistas dispostos a enfrentar este desafio...

    ResponderExcluir
  2. é fernando, mas o sabor de usar 2 witch e 2 sangan por exemplo, esse não volta mais...=,(

    ResponderExcluir
  3. É jão , BOns tempos , Eu tenho todas essas cartas que citou acima ... Cartas que eu choro pra voltarem ! Ótimo post

    ResponderExcluir