domingo, 26 de dezembro de 2010

Guia de Prioridade: Oque é? Quando possuo?

Guia de Prioridade: O que é? Quando possuo?

E aew galera, tudo beleza ?? vim hoje postar mais uma matéria sobre regras de yugioh, sendo essa sobre prioridade , jah tivemos sobre o que era miss timing, e sobre summon inerente e não inerente... mais no final dessa matéria colocarei um link para vcs verem essas regras pra quem não viu ainda, então... vamos lah!
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Guia de Prioridade: Oque é? Quando possuo?

Prioridade:

Yu-Gi-Oh! TCG se baseia no conceito de que um dos dois jogadores tem prioridade para realizar uma ação primeiro. Quais "ações" essas são, dependem do turno de quem é, e de qual fase (phase) é. Mas a prioridade é sempre possuida por um dos dois jogadores. O jogador do turno inicia cada phase e cada step com prioridade.

Existem algumas ações que não passam prioridade automaticamente. Setar uma carta,seja ela monstro, spell ou trap,não passa prioridade. O jogador do turno continua com ela mas suas "ações" agora se limitam à ativação de efeitos de spell speed 2 ou maior.

Mudar a posição de batalha manualmente segue o mesmo padrão; O jogador do turno continua com prioridade,mas suas ações e limitam à ativação de efeitos com spell speed 2 ou maior.

Como regra geral,sempre que uma ação que usa a corrente for executada,a prioridade automaticamente é passada para o outro jogador.

Quando Ações que não usam a corrente,como comprar cartas,setar cartas, ou declarar um ataque,são realizadas,o jogador do turno sempre continua com prioridade,podendo usar efeitos de spell speed 2 ou maior.

Também, quando uma corrente termina com a resolução de algo que não seja "invocar monstros",o jogador do turno tem prioridade para ativar spell speeds 2 novamente, quando uma corrente termina com a invocação de um monstro,ou quando um monstro é invocado manualmente,a situação fica um pouco diferente.mais uma vez a prioridade é do jogador do turno,mas nestes casos ele pode usar não apneas efeitos de spell speed 2, como tambem efeitos de ignição. (Judgment Dragon por exemplo).

Exemplo 1

O jogador do turno ativa monster reborn em Lonefire Blossom. Monster reborn usa a corrente e a prioridade vai para o oponente. O oponente não faz nada e reborn resolve. A corrente terminou com a invocação de um monstro portanto o jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de ignição ou spell speed 2+.O jogador do turno pode então ativar o efeito de ignição de lonefire blossom com sua prioridade.

Exemplo 2

O jogador do turno ativa destiny draw e descarta destiny hero malicious. Destiny Draw usa a corrente, portanto prioridade vai para o oponente, que novamente não faz nada. Destiny Draw resolve; a corrente terminou com algo que não foi a invocação de um monstro (terminou com a compra de cards de destiny draw). O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior, portanto não pode ativar malicious,mesmo tendo prioridade.

No início de cada Phase ou Step, o que eu posso fazer?

Vou listar aqui o que o jogador do turno pode fazer com sua prioridade, no exato INICIO de cada uma destas phases e steps;

Draw phase

Após ser comprada uma carta,o jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior

Standby Phase

O jogador do turno tem prioridade para ativar cartas com efeitos de spell speed 2 ou maior.O jogador do turno tambem tem prioridade para ativar qualquer efeito trigger que ocorra na standby phase (ex; treeborn frog)

Main phases:

O jogador do turno tem prioridade para; Invocar um monstro de qualquer forma; Setar uma carta; Ativar uma spell ou trap,independente da velocidade; Ativar os efeitos de ignição ou trigger(se aplicavel) de qualquer um de seus monstros; Mudar a posição de batalha de qualquer um de seus monstros;

Battle phase:

start step
O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior

Battle step
O jogador do turno tem prioridade para declarar um ataque com qualquer um de seus monstros
O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior em resposta à seu proprio
ataque

Damage step
No inico de cada uma das sete sub-steps dentro da damage step,o jogador do turno tem prioridade para iniciar uma chain com as cartas apropriadas

End step
O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior
O jogador do turno tem prioridade para ativar qualquer efeito trigger que ocorra cessa step (ex; gladiator beasts)

End Phase

O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior
O jogador do turno tem prioridade para ativar qualquer efeito trigger que ocorra nessa phase (ex; lightsworns)

O jogador do turno tem prioridade para resolver qualquer efeito restante de cartas ativadas anteriormente que ocorram nessa phase (ex; limiter removal)

Prioridade na invocação de monstros, Solemn Judgment?"Janelas"?

Vamos agora aprofundar mais na questão da prioridade quando um monstro é invocado,que parece ser a mais discutida aqui..o guia basico jpa terminou e caso já tenha exclarecido suas duvidas pode parar por aqui,caso contrario,continue lendo....

Vamos assumir que o jogador do turno tente invocar um monstro. Nesse momento uma pequena janela se abre,dando à ambos jogadores a chance de negar a invocação.Uma unica chain iniciada por cartas que negam invicação de monstros é permitida.

O jogador do turno tem prioridade para negar sua propria invocação.se ele passar,o oponente ganha a chance de ativar alguma carta para negar a invocação.se nem um dos jogadores negar nada,a janela de negação de monstros é fechada,a invocação é considerada de sucesso,efeitos continuos são aplicados e a janela de resposta à uma invocação com sucesso é aberta.apenas uma chain é permitida nesta janela tambem
(essa questão das janelas é justamente o que causa aquilo que chamamos de "miss timing",mas não vou aprofundar nesse assunto,este guia é sobre prioridade)

Durante a main phase,caso a invocação com sucesso ocorra para o jogador do turno e assumindo que não existam efeitos trigger interferindo.ele tem prioridade para ativar o efeito de ignição de um de seus monstros,ou ativar um efeito de spell speed 2 ou maior

Efeitos trigger do jogador do turno que ativam quando o monstro do jogador do turno é invocado "usam" a prioridade do jogador,e ela é passada imediatamente para o oponente (lembrem da regrinha basica lá no começo; ações que usam a chain passam prioridade automaticamente).

exemplo:

O jogador do turno invoca Caius the Shadow Monarch com sucesso.O efeito trigger de caius é ativado e um alvo é escolhido.a prioridade imediatamente vai para o oponente.

exemplo:

O jogador do turno invoca "Snipe Hunter" enquanto seu oponente controla Black garden.O jogador do turno não pode ativar efeitos de ignição com prioridade pois o efeito trigger obrigatorio de black garden já é chain link 1.

exemplo:

O jogador do turno invoca Exiled Force enquanto já controla um Cyber Valley.Ele pode então ativar o efeito de qualquer um dos dois com sua prioridade.

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Bem então é isso galera pra quem tem duvidas sobre prioridade está aew toda explicação em uma maneira fácil de entender. Aqui o link sobre as regras : Regras de Yu-Gi-Oh!

Se vcs tiverem alguma duvida, coloquem no comentário, onde poderei responder e se tiver uma grande variedade de perguntas poderei ate fazer um post respondendo.

Bem isso aew galera, um bom fim de ano. Muitos pot of duality para vcs. Um abraço a toda turma do Blog 5D's Brasil, e um abraço ao ankz que sempre está me pertubando no chat do blog...

Fonte : http://sites.google.com/site/metagamebrasil/regras/prioridade

E comentem, não se esqueçam que seu comentário é meu salário.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Bem Bacana até onde li, tenho muita priguiça pra ler topicos muito extensos mais muito bom mesmo!

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  2. aeaeae, meu abraço. -q,btw, MUITO bom o Tópico!

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