Essa semana eu estava em um dilema pensando no que escrever e não me vinha ideia nenhuma. Então eu estava a procura de sugestões quando perguntei ao Jão se ele tinha algo e a sugestão dele me agradou. Graças a isso, o tema da matéria dessa semana será: "Por que Jack Bruun venceu o YCS Barcelona?"
Antes de começar vamos dar uma relembrada na Deck List dele.
Macro Rabbit
18 Monstros
[3] Kabazauls
[3] Sabersaurus
[3] Jurrac Guaiba
[1] Neo-Spacian Grand Mole
[1] Night Assailant
[2] Rescue Rabbit
[1] Sangan
[2] Spirit Reaper
[2] Tour Guide From the Underworld
9 Mágicas
[1] Book of Moon
[1] Dark Hole
[3] Forbidden Lance
[1] Heavy Storm
[1] Monster Reborn
[2] Mystical Space Typhoon
14 Armadilhas
[2] Bottomless Trap Hole
[2] Dimensional Prison
[2] Fiendish Chain
[2] Macro Cosmos
[1] Solemn Judgment
[2] Solemn Warning
[1] Starlight Road
[2] Torrential Tribute
SIDE
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[2] Maxx "C"
[2] Snowman Eater
[2] Thunder King Rai-Oh
[1] Mystical Space Typhoon
[2] Nobleman of Crossout
[2] Soul Taker
[2] Dust Tornado
[1] Macro Cosmos
EX DECK
[1] Stardust Dragon
[2] Evolzar Dolkka
[2] Evolzar Laggia
[1] Gagaga Gunman
[2] Leviair the Sea Dragon
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Number 30: Acid Golem of Destruction
[1] Number 39: Utopia
[1] Photon Papilloperative
[1] Temtempo the Percussion Djinn
[1] Wind-Up Zenmaines
Simplificando, pra maioria, a resposta é obvia: Macro Cosmos. Mas pra mim o buraco disso é mais embaixo. Na maioria dos Torneios o que eu mais vejo é que quem venceu não foi o jogador, foi o Deck, pois tem umas Builds que simplesmente você não tem trabalho nenhum para jogar é só fazer o que está "programado" e pronto. Mermail e o Deck Wind-Up que tinha o Loop do Wind-Up Hunter são exemplos de Decks assim. O jogador não tinha que pensar muito, só saber o Loop ou como o Deck TEM que rodar e pronto. Mas esse Macro Rabbit não, ele é um Deck em que não é qualquer um que pega e sai jogando com ele, não de primeira pelo menos. Ele não se resume só em baixar Rescue Rabbit, faz Laggia e passa.
Discutindo com um amigo sobre esse Deck ele me disse algo que concordei, ao olhar essa Build você fica com a impressão de que o Jack ficou um bom tempo estudando com que Deck ir pro YCS. Ele escolheu um que (além de beeeem econômico) pegava no fraco da maioria, incluindo o favorito Mermail, Cemitério. Ele percebeu que se tirasse o cemitério da jogada abriria uma boa vantagem, então começamos essa analise falando da carta responsável por isso: Macro Cosmos.
You can Special Summon 1 "Helion - The Primordial Sun" from your hand or Deck when you activate this card. While this card is on the field, any card sent to the Graveyard is removed from play instead.
Duas no Main Deck e uma no Side Deck, foi uma opção de uso perfeita não só na Build mas para todo o torneio. Vendo pelo Top 8 vimos que a estratégia de Jack deu muito certo, todos os Decks eram extremamente dependentes de Cemitério. Wind-Ups, Agents e Mermails, todos eles rodam usando o controle de Grave e sem ele, o Deck perde uns 60% de poder, limitando muito as jogadas do adversário e deixando ele com muitas cartas pressas na mão. Por exemplo, a maioria dos Mermail/Atlantean não podem ativar seus efeitos pois pedem para serem enviados/descartados para o Grave, se ele não existe graças a Macro, então ficam presas na mão. O oponente não vai poder fazer muitos efeitos dos Wind-Ups pois de que adianta fazer um Wind-Up Carrier ou trazer um Rat se você não tem o que buscar no Grave? O cara pode até chamar um Master Hyperion da mão mas não vai te destruir nada pois não tem Fairys no Grave pra excluir. Enfim, Jack realmente cortou o mal pela raiz.
Mas claro que um Deck não se faz por uma carta só, então vamos ao Trio que complementou mais ainda as estratégias desse Deck.
Mas claro que um Deck não se faz por uma carta só, então vamos ao Trio que complementou mais ainda as estratégias desse Deck.
Cannot be Special Summoned from the Deck. You can banish this face-up card you control; Special Summon 2 Level 4 or lower Normal Monsters with the same name from your Deck. Destroy them during the End Phase. You can only use the effect of "Rescue Rabbit" once per turn.
During either player's turn, when a monster effect activates: You can detach 1 Xyz Material from this card; negate the activation, and if you do, destroy that monster.
During either player's turn, when a monster(s) would be Normal or Special Summoned, OR a Spell/Trap Card is Activated: You can detach 2 Xyz Materials from this card; negate the Summon or activation, and if you do, destroy that card.
Se Macro Cosmos faz o controle (ou descontrole LOL) do cemitério, esses três são os responsáveis por deixar o campo nivelado. Bem, na verdade dois né? Já que o Rescue Rabbit só serve de Engine. Enfim, com Laggia e Dolkka pode-se controlar a situação do duelo mas por mais bons que eles sejam, o jogador tem que saber a hora certa de trazer cada um, muitas vezes você terá que mentalmente antecipar algumas jogadas do seu oponente pra decidir qual dos dois trazer, com isso feito, você consegue ficar seguro por uns bons turnos.
Nessa matemática, já temos a soma de Grave fechado + Controle de campo. Seu oponente está com suas jogadas limitadas e você poderá parar aqueles efeitos de monstros chatinhos, negar o Summon daquele Moulinglacia matador ou alguma Spell/Trap perigosa como Heavy Storm ou aquela Mirror Force inconveniente. Tendo tudo isso só está faltando apenas uma coisa, Defesa! Afinal, por mais que você tente parar a maioria dos Decks, sempre tem aqueles que conseguem superar isso tudo e sempre temos que contar com o fator "Meu combo não vai vir." A frente explico melhor mas vamos ver que cartas dessa Build formam uma boa defesa.
Nessa matemática, já temos a soma de Grave fechado + Controle de campo. Seu oponente está com suas jogadas limitadas e você poderá parar aqueles efeitos de monstros chatinhos, negar o Summon daquele Moulinglacia matador ou alguma Spell/Trap perigosa como Heavy Storm ou aquela Mirror Force inconveniente. Tendo tudo isso só está faltando apenas uma coisa, Defesa! Afinal, por mais que você tente parar a maioria dos Decks, sempre tem aqueles que conseguem superar isso tudo e sempre temos que contar com o fator "Meu combo não vai vir." A frente explico melhor mas vamos ver que cartas dessa Build formam uma boa defesa.
If this card attacks or is attacked by an opponent's monster, you can return both monsters to their owners' hands at the start of the Damage Step (without damage calculation).
Cannot be destroyed by battle. After resolving a card effect that targets this face-up card, destroy this card. When this card inflicts Battle Damage to you opponent by a direct attack: Discard 1 random card from their hand.
Select 1 face-up monster on the field. Until the End Phase, it loses 800 ATK but is unaffected by the effects of other Spell/Trap Cards.
Select 1 face-up Effect Monster on the field. Its effect(s) is negated, and it cannot attack. If it is destroyed, destroy this card.
Olhando pra cartas como Grand Mole e Reaper eu vejo que Jack pensou até mesmo no Top Deck, pra virem naqueles momentos em que você precisa de um tempo pra se recuperar ou dar uma quebra na estratégia do seu oponente. A marmotinha pode ser aquela carta que vai te tirar do sufoco quando o oponente estiver travando o jogo com aquele Zenmaines ou baixado aquele monstro chave que tem um custo considerável para vir a campo. Hoje em dia muitas vezes está mais vantajoso retornar um monstro pra mão/Extra Deck do que destruí-lo ou banir ele do jogo, estamos lidando com muitos monstros que possuem condições de Summon muito fáceis, entretanto, não são condições que podem ser repetidas facilmente, como exemplo eu cito o Mermail - Megaloabyss, uma carta chave do Deck, como condição você tem que descartar 2 monstros water, mas então vem a marmota e volta ele pra mão, isso pode atrapalhar já que, contando com a Macro Cosmos em campo, o oponente não terá mais 2 monstros water para descartar e ficará com o Megalo travado na mão por um ou dois turnos, te dando tempo. Spirit Reaper está ai para a mesma serventia travando os ataques do oponente e alguma vezes o obrigando a usar certas cartas importantes para tirar-lo do campo, ou seja, tudo pra te dar alguma vantagem. Forbidden Lance é uma carta quase Stample dos Decks Rabbit, sua função principal não é nem necessariamente defender os Evol mas sim não fazer você gastar cartas a toa. Exemplo: O oponente ativa uma Dark Hole pra te obrigar a usar o efeito do Laggia, você pega e usa a Lance para protege-lo e o efeito de negar do Laggia ainda pode ser usado pra parar outra jogada do oponente.
Claro que não só pra isso serve a Lance, pode ser útil pra dar aquela vantagem em ATK ou pra dar uma ajuda a fazer o efeito do Jurrac Guaiba. Fiendish Chain cai ai pra pegar aquelas Tour Guides e Genex Undine chatos em que você não quer gastar o efeito do seu Dolkka pra negar.
Claro que não só pra isso serve a Lance, pode ser útil pra dar aquela vantagem em ATK ou pra dar uma ajuda a fazer o efeito do Jurrac Guaiba. Fiendish Chain cai ai pra pegar aquelas Tour Guides e Genex Undine chatos em que você não quer gastar o efeito do seu Dolkka pra negar.
Eu disse antes sobre "Não contar que o seu combo vai vir" e digo que esse é um tipo de pensamento que eu mesmo tenho a montar qualquer Deck. Eu sempre procuro contar que o meu combo nunca vai vir e por isso, preciso de cartas que me façam continuar no jogo mesmo sem ele e/ou me deem tempo pra armar. Tem gente que simplesmente ignora esse fator estratégico e monta seus Decks achando que sua mão sempre vai vir linda e perfeita pra dar OTK mágico no oponente. Yu-Gi-Oh antes de tudo é um jogo em que lidamos com sorte e azar, o que temos que fazer com nossa habilidade como jogador é aumentar e diminuir esses fatores o máximo que der, mas nunca vamos nos ver livres deles.
Então, de uma forma simples e inteligente, Jack Bruun montou um Deck muito bem equilibrado e totalmente pensado para o YCS Barcelona tendo em mente os tipos de Deck que encontraria por lá. Graças a originalidade e perspicácia de Jack não foi dessa vez que os Mermail/Atlantean puderam ser campeões em um torneio. Eu não vou comentar sobre o Side e o Extra pois isso vária muito, pra esse torneio ele julgou que essas cartas seriam ideais mas para outro talvez não fosse o mesmo. Se eu montasse esse Deck (Como pretendo fazer por sinal) não mudaria nada no Main Deck, pois está realmente muito bom porém o Extra e Side manteria algumas coisas e outras trocaria, vária do torneio pra que estiver indo ou humor.
Essa matéria não foi muito grande pois esse Deck já foi muito visto e comentado mundo afora e só quis mesmo destacar os pontos diferenciais que fizeram desse Deck campeão, no meu humilde ponto de vista.
Como sempre, comentem e deixem suas opniões. Se concordam ou discordam de algo, se querem acrescentar (ou corrigir =P), o que vocês mudariam? E etc.
Mais uma vez agradeço pelos ótimos comentários da matéria anterior e saibam que são essas coisas que motivam não só a mim mas a toda a equipe, tenho certeza, a se dedicar sempre mais a fazer bons posts pra vocês.
Até a próxima, chapas. o/
Como sempre, comentem e deixem suas opniões. Se concordam ou discordam de algo, se querem acrescentar (ou corrigir =P), o que vocês mudariam? E etc.
Mais uma vez agradeço pelos ótimos comentários da matéria anterior e saibam que são essas coisas que motivam não só a mim mas a toda a equipe, tenho certeza, a se dedicar sempre mais a fazer bons posts pra vocês.
Até a próxima, chapas. o/
acho que vai acontecer com os mermail o mesmo que aconteceu com os inzektor, não vão ganhar nenhum torneio importante, aí a banlist acerta eles em cheio e aí sim, eles vão ganhar um torneio importante
ResponderExcluirAuhauahuaha. Maybe.
ExcluirMas o caso dos Inzektor ganharem torneios pós-banlist é algo mais simples. Tipo, acho que eles ganham por que ninguém estava achando que sequer ia ver eles no torneio, então, ninguém mais tinha side pra duelar contra eles direito, por isso levavam a pior e o deck acabava pegando top/ganhando. As vezes o mal dos jogadores é subestimar os decks sem nem saber o que eles podem ou não fazer no pós-lista. Dino Rabbit também foi condenado quando Tour Guide e Rescure foram semi-limitados e olha ai, dando trabalho e não deixando os decks novos agirem.
eu penso do mesmo jeito
Excluiramigo, qual a função do Night Assailant nesta plataforma? Não ha outros flips. É apenas pra destruir 1 monstro? Ele não poderia fazer isso com uma trap ou spell? Otima materia e obrigado.
ResponderExcluirA função do Night Assailant é pra não deixar uma Tour Guide inutilizada e é uma boa opção pra isso. Sò pensar
ResponderExcluirSe uma Tour Guide traz o Sangan (que geralmente é pra depois trazer o Rescue Rabbit) A Tour Guide que sobrar vai trazer o que? Se ela vier na mão pode ser uma dead draw, então o Night Assailant previne isso e sozinho ele serve como um bom monstro flip pra destruir um monstro do oponente.
hm... Ótimo matéria... Deve ajudar muita gente...
ResponderExcluirConheço uma bando de gente que compra um deck top e caro e pensa só na jogada perfeita, não sabendo na verdade potencial do deck (e dele própio).
Meu deck é um karakuri... Não um karakuri geargia, karakuri machina, karakuri plants (essas modalidades mais caras e "modinhas")... é um "simples" karakuri. O que mais gosto nele é quantidade de opções de jogadas que ele me da, me permitindo me adequar ao oponente. Claro que ele tem a jogada perfeita... mas o duelo é muito mais massa quando a mão vem ruim e eu dou um jeito de ganhar... e depois do duelo escuto do meu oponente "Esse foi top eim ?" ^^
Não há mal nenhum em se jogar com um Deck meta ou top, o problema é mesmo as pessoas que idolatram e idealizam muito o deck. Tem muitos daquele tipo de pessoa que monta um... sei lá, um Mermail mesmo e é só vir uma mão ruim que o cara quer desistir do deck. Todo deck normalmente tem sua jogada principal e que geralmente é a mais comum e fácil, mas é sempre bom explorar as outras opções que ele te dá e surpreender.
Excluirboa matéria, acho realmente que esse deck foi bem montado. Olhando os duelos dele percebi também que ele contou bastante com o fator sorte, quase todos os duelos ele nao demorou muito para ter o rabbit e fazer aquele controle laggia + macro.
ResponderExcluirTambém percebi q ele é um player extremamente conservativo dificilmente ele arriscava uma jogada.
Uma materia que acharia boa seria falar sobre a queda na popularidade das hands traps, tenho visto muitos decks por ai de ycs e afins que so tem usando veiler e maxx c no side. Uma analise disso seria boa
Uma ótima sugestão Sr Anônimo o_o Muito boa mesmo. Pensarei com cuidado nela.
Excluir