sábado, 1 de dezembro de 2012

Choque de Realidade


Fala chapas, amigos e leitores do 5D's Brasil!

Sou o Vilson Stratos! Novo redator do Blog e estou aqui hoje pra falar de um assunto que eu pessoalmente não costumo ver muito sendo abordado na maioria dos blogs e acho que é algo que deveria ser comentado, ser colocado em pauta e ver as histórias e opiniões dos jogadores.


O ponto que quero tocar aqui é sobre como alguns jogadores (como foi o meu caso) tiveram aquele impacto ao se deparar com o jogo sério de Yu-Gi-Oh! Digo, como nos sentimos, como me senti, quando esse card game deixa de ser uma brincadeira entre amigos para se tornar um hobby sério, quase um esporte mental como Xadrez.


Sabemos que existem tipos de Players. Aqueles que levam mais a sério, aqueles que só jogam por diversão e tem até mesmo aqueles que se contentam apenas com os Dueling Network e YGOPRO. Vou começar aqui contando minha história pessoal que não deve ser muito diferente da maioria dos Players espalhados pelo mundo, então vocês vão entender onde quero chegar.



Eu jogo Yu-Gi-Oh! a muitos anos, posso dizer que jogo desde quando veio pro Brasil praticamente, mas era daqueles que estava fechado em sua rodinha de amigos, onde na época nem mesmo nos preocupávamos em ter cartas originais e ainda por cima achava absurdo quem dava 10 reais sequer em cartas quando podia ter a que quisesse só imprimindo da Net. Não me envergonho dessa época pois isso creio que faz parte do crescimento. Em 2008 eu acho, foi quando eu tive o meu primeiro "choque" de realidade no mundo de YGO, certo dia veio um forasteiro aqui na minha cidade querendo desafiar os jogadores (é sério, foi assim mesmo) e claro não deixaríamos alguém invadir nosso território assim. Eu e outro amigo fomos os encarregados de jogar com esse cara e aquele duelo mudou muito a minha visão sobre YGO. Ele usava um Deck Gladiator Beast e foi a primeira vez que vi um Deck de Arquetipo, até então pra mim Deck tinha que ser Yugi Style, sabem? Mistureba! Só monstros com mais de 2000 de ataque, monstros de 1 tributo e Spells e Trap só de destruição! Na minha região só haviam alguns tipos de Deck diferentes, ou era Deck de porrada, ou defensivo ou no máximo de algum elemento. Ver aquele Deck GB rodando foi algo fora do normal para nós! Monstros que voltam pro Deck? E ainda por cima trazem outro? Que só funciona com monstros do mesmo nome! Spells e Traps especificas!? E o pior, FUSÃO SEM POLY?? MINDBLOW!!!

Para nossa sorte, por pouco, mas conseguimos vencer os duelos. Apesar da avalanche de novidades os nossos decks mistureba pegavam no fraco de GB que é contra decks que usam monstros com ataque muito alto. Enfim, depois desse duelo, meus olhos abriram e comecei a buscar o caminho "PRO" de YGO. Aos poucos fui originalizando minhas cartas e escolhi um Arquetipo pra começar a jogar a sério que por sinal é o deck que possuo até hoje, Machina. Quando me dei conta, estava com Decks originais, já havia comprado vários Boosters, Starter Decks, começado uma coleção particular, tendo fichário, Playmat, Deckbox e etc. Tudo que é necessário pra ser um jogador de Yu-Gi-Oh! de verdade! Mas mesmo assim, ainda estava preso a essa minha cidade, com Deck original mas ainda jogando só entre os meus amigos e participando de torneios só entre nós mesmos. Então, recentemente, no mês passado para ser exato, eu fui pela primeira vez no Point daqui do Rio (Loja Point CHQ, em Ipanema). Todos me diziam que ir pro Point muda a sua vida de jogador e sou obrigado a reconhecer isso, realmente foi um baque grande essa experiencia. Eu fui lá, participei dos torneios e vi que por mais que eu fosse bom na minha região, entre meus amigos, lá eu não era nada! Tudo que eu sabia, tudo que eu desenvolvi nos meus decks, tudo que imaginava não eram o suficiente. Desde de então larguei alguns "preconceitos" que eu tinha quanto a algumas cartas, a alguns estilos de jogo e até tipos de jogadas e builds de deck. E isso está me fazendo um jogador melhor e creio que com todos que passam pelo mesmo é assim também.

Compartilhar essas experiencias é algo importante para os jogadores, principalmente os novatos. Yu-Gi-Oh! é um hobby caro? Depende muito, mas em sí, é. É um jogo caro. Pra montar um Deck com sorte você vai gastar só uns 200 reais, mesmo que seja o deck mais underground possível. Quando você vira PRO, quando você se sente um jogador PRO, é um sensação ótima, pois você sente que faz parte de algo, você faz parte de um grupo exclusivo, entendem? Você conhece amigos novos, aprende muita coisa nova a cada Point em que você vai, fora a emoção que é participar dos torneios, sejam só os torneios da loja/de eventos ou oficiais da Konami como a Regional. Agora que eu sei como é isso, sempre estou aconselhando aos novatos a seguirem esse caminho da "originalização", de fazer esse Card Game virar mais do que um joguinho de cartinhas.

Bem chapas, é isso. Espero que tenham gostado desse testemunho de um jogador. Eu tive amigos que puderam me contar essas histórias e aconselhar como me tornar um jogador melhor e quero poder passar isso adiante, também ser o amigo que vai aconselhar e mostrar esse mundo incrível que é o YGO.

Já faz um tempo que não escrevo uma matéria assim então desde já peço desculpas por algum erro e prometo que vou melhorar com o tempo trazendo mais assuntos interessantes!

Comentem e compartilhem também suas histórias! Como começaram no YGO? Onde jogam? Já participaram de algum torneio? Alguma vez também já tiveram que defender sua região de forasteiros? XD Escrevam ai nos comentários e vamos fazer isso mais do que uma matéria e sim um bate-papo bem legal!

Até a próxima, Chapas! 

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Gostei mto da tua postagem. Fala diretamente a linguagem do jogador. Participei de um torneio, + foi meio chato pq os jogadores eram chatos. Da próxima vez, irei com uns amigos pra melhorar o ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Faaala meu chapa, muito bom seu post e devo admitir que o meu começo no yu-gi-oh foi beeem parecido com o seu: Comecei a jogar yu-gi-oh usando Machina Gadget e nunca mais parei, e o primeiro deck realmente competitivo que eu joguei contra foi o gb :/

    ResponderExcluir
  3. lol
    Muito fod* cara eu estou passando por essa ''mudança'' agora, e foi graças ao point hq também,quase me matei para construir meu deck chaos dragons e agora estou feliz pakas com ele, que horas você vai no point ? vai todo sábado ?
    gostaria de duelar com você, Sim isso é um desafio xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho tido tempo de ir com tanta frequencia (nem dinheiro) pra ir no Point mais vezes. Tento pelo menos ir 2 sábados por mês.

      Excluir
    2. Mauricio schiappacassa limasábado, dezembro 01, 2012 3:43:00 PM

      eu só consigo ir no point um sábado no mês e já fico feliz xD
      eu só posso ir la uma vez no mês porque tenho 14 anos e moro em nova iguaçu, ai fica difícil ir pra la todo sábado

      Excluir
  4. Mauricio schiappacassa limasábado, dezembro 01, 2012 11:00:00 AM

    lol
    Muito fod* cara eu estou passando por essa ''mudança'' agora, e foi graças ao point hq também,quase me matei para construir meu deck chaos dragons e agora estou feliz pakas com ele, que horas você vai no point ? vai todo sábado ?
    gostaria de duelar com você, Sim isso é um desafio xD

    ResponderExcluir
  5. cara, falou tudo! esse ano passei por essa "mudança". eu jogava a muito tempo com meus primos (que sao 9), mais no yugi-style kkkkk
    ai eu conheci um point aki na minha cidade e levei muita porrada de inzektors. foi ai que a ficha caiu e eu percebi que eu n sabia nada de ygo.fiz novos amigos la. montei um deck competitivo e mostrei pros meus primos e eles entrarfam na onda "pro" e agora ficou mto mais divertido!!!

    ResponderExcluir
  6. po cara muito foda sua postagem quero passar tambem a jogar yugiho de verdade nao so nos jogos eletronicos

    ResponderExcluir
  7. ótima postagem,to passando pelo mesmo que vc ,jogava com deck yugi modinha , magician no caso rs e descobri os archtypes,meta-game e agora estou montando meu deck real ,ta meio caro mas faze o que né,tem que fazer um sacrificio pra conquista o que vc quer,obrigado pela postagem man.

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! É bem isso mesmo! Eu não passei por isso porque todos os meus amigos já jogavam então eu já fui bem encaminhado, mas todos eles passaram pela mesma situação e curiosamente tbm sofreram choque de realidade com GB kkkkkkkkkkk! A propósito aqui em São Paulo o Point CHK e o Centro Cultural lol, mas quando nós fomos lá também mudou a nossa vida como jogador. Muito bom o post me diverti bastante

    ResponderExcluir
  9. O primeiro "duelo oficial" que eu tive foi na Shinozaki, e levei um pau tão grande que até hoje tenho vergonha (para terem uma idéia, quiseram incendiar meu deck XD).

    Estava com um deck "mistureba" feito com base no Structure do Yugi japonês, e o adversário foi um carinha (que depois virou amigo, mas faz tempo que eu não vejo) que estava com um deck de maquina. Depois comecei a participar de pequenos torneios na região que eu morava (principalmente de PS1), e fui "originalizando" meu deck aos poucos até que saiu o Structure Deck Blaze of Destruction, que eu não aguentei e comprei na hora. Pouco depois eu comecei a frequentar novamente a Shinozaki e permaneci por lá (aprendendo a usar de forma correta o lockdown do Solar Flare Dragon e apanhando igual a um condenado dos decks de caos) até mais ou menos a época que fecharam as mesas de lá e pararam os torneios semanais.

    E hoje estou por aí, tentando voltar, mas sem tampo por causa da facu. Envelheci e não ganhei até hoje nenhum torneio lol XD. Mas minha esperança é que com os meus "novos miguchos" que estão prestes a nascer, a coisa para decks FIRE melhore consideravelmente e eu possa finalmente ter um troféuzinho que seja ao lado dos meus legos, action figures e garage kits.

    ResponderExcluir