terça-feira, 17 de maio de 2011

Conseqüências do Metagame!

Conseqüências do Metagame!

Por Vilson Stratos: 17/05 20:35







“Cara não entendo a Konami ou o Kazuki, sei lá, eles pegam, criam um Metagame. Beleza, vendem pra burro, muitas vezes por causa de uma carta ou duas faz um Deck inteiro valer mais de 500 reais e do dia pra noite e não contente faz com que qualquer moleque de 12 anos riquinho da vida que começou a jogar ontem por que não tinha mais o que fazer consiga ganhar um torneio inteiro.”

Fala chapas do Blog 5D´s, estou eu aqui de novo iniciando este post com essa frase dita por um amigo meu e achei muito interessante, nada que todos nós já não soubéssemos claro, mas me fez refletir e comecei a analisar o Metagame desde o começo.

O Yu-Gi-Oh! já teve vários tipo de Metagame. Quem não se lembra da época que Gemini Elf equipada com Axe of Despair era uma apelação só ou então uma Guardian Sphinx era uma bela dor de cabeça? Mas de uns tempos pra cá os Meta-Decks deixaram de ser algo simplório assim e simplesmente tomaram conta de todo o Yu-Gi-Oh! por seus efeitos fascinantes, desvalorizando todos os outros arquétipos que a Konami já criou.

Muitos Decks podem servir de exemplo pra isso, mas vou citar um bem comum e conhecido, porém na lista atual não tão forte, os Lightsworm. A não ser que os LS duelem com outro deck metagame, um duelista que joga com seu arquétipo favorito, com um deck muito bem montado vai simplesmente ir ao chão para Judgment Dragon e toda a sua tropa de choque Meta-Deck. E isso faz com que cada vez mais pessoas façam decks iguais, deixando uma infinidade de cartas apenas na memória que um dia já foram úteis, trocando a diversão de duelos com jogadas interessantes, por efeitos poderosos e que todo mundo já conhece, tornando os duelos cada vez mais previsíveis e monótonos!

O duelo onde se apreciava a diversão se transformou em um jogo mecânico onde só se pensa em vencer. E o mais revoltante é que fica muito fácil pra um filho de papai procurar uma Deck List Metagame na internet, comprar as cartas e jogar com o que vem na mão pois, de certa maneira, não é muito complicado jogar com um deck que possui cartas com efeitos muito mais poderosos. E os duelistas de verdade, que jogam com suas próprias estratégias e por prazer, não ganham recompensa por seu esforço, pois os méritos vão para os Metagamers que não tiveram nenhuma dificuldade em montar um deck imbatível.

Pessoalmente não tenho nada contra os Decks que ganham a classificação de Metas, mas sou contra é com o que eles acabam acarretando a PREGUIÇA! Muitos duelistas pararam de usar seus neurônios para criarem um Deck, uma estratégia própria, de ousar investir em algum arquétipo esquecido e fazer dele não só útil mas sim algo que ele possa dizer “É o meu Deck que ninguém no mundo tem igual”. Pois é essa preguiça que transforma um deck normal em Meta-Deck. Um bom exemplo é o extinto Deck Frog Mass Driver FTK. Era um deck normal… mas alguém venceu, deixou que alguém copiasse a estratégia, e esse plagiador também venceu com mérito dos outros, e assim o ciclo vai se repetindo e repetindo.

O que os duelistas de hoje precisam é se aprofundarem mais no jogo, pesquisarem mais sobre os arquétipos existentes e não deixarem-se levar por efeitos poderosos e cartas imbatíveis. O que eles DEVEM fazer é inventarem sua própria estratégia, tornando o duelo mais inteligente, variado… e assim como o Meta-Deck se espalhou por todos os duelistas, o espírito de um duelo divertido pode se espalhar também, desde que cada apreciador do jogo faça sua parte.

Bem, chapas espero que tenham curtido e fique de dica para todos nós. Não que isso signifique “Então vamos todos parar de jogar com Decks metas?” Claro que não, só que é inegável para todos que o nosso Yu-Gi-Oh! está se tornando cada vez mais um jogo mais previsível e capitalista. Variem, criem, inovem, pesquisem. Não coloquem em um pedestal os decks metas e ignorem a existência de mais de 5000 cartas diferentes. Se vocês acham a sensação de ganhar boa, vão achar melhor ainda a de ganhar e se divertir ao mesmo tempo com algo que saiu de suas mãos, de sua idéia, de toda a sua habilidade como jogador e mesmo que perca, quando um jogo é bom mesmo não importa vitória ou derrota, importa que você vai chegar ao final de um duelo sorrindo e dizendo “Que duelo épico!” Como digo para qualquer um que me pergunta sobre o que é o Card Game Yu-Gi-Oh! “Para se jogar é preciso só 4 coisinhas: Uma leve noção de inglês, um pouquinho de raciocínio lógico e muita, muita originalidade e criatividade.”
Valeu chapas e até a próxima!
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. MANOOO!! PARABENS PELO LINDO POST.
    xD

    REALMENTE OS DUELOS FICARAM DESTA FORMA MESMO, NA MESMA CHATISSE DE SEMPRE.

    OS DUELISTAS TEM PREGUIÇA DE MONTAR UM DECK.

    So querem vencer a custa de algum deck que com seus efeitos poderosos ganham o duelo sem que o proprio duelista não faça nada, apenas coloque as cartas no campo.
    =/

    Tragico.

    OTIMO POST MANO

    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. cara vc tem razão, consertesa os duelistas que fazem isso, quando lerem esse post vão querer elaborar, perder a preguiça e montar o seus próprios decks. MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir
  3. é legal jogar com as cartas que voce se indentifica que gosta seja pela arte dela ou por outro algum motivo exceto claro efeito e mesmo assim a efeitos bem diferentes e n o mesmo arroz e feijao de sempre>>remove/destroi/retorna/especial summon seje da onde for

    e quanto ao post bem formulado o/ só poderia se aprofunda mais 1 poco mas falar sobre meta geraria 1 livro AUHAHUAUH oque n é 1 o objetivo do blog hehe mesmo assim parabens boa materia

    ResponderExcluir
  4. mano vsf olha as coisa q vcs flm mano pqp mano eu so meta gamer mesmo fodasse tenho six full mano vsf gasto grana memo e ainda vo no nacional e vcs ai so jogam torneio relampago do mauro ou sozinhos e quandoe sozinhos ainda perdem pra vcs mesmos vsf seus porra by sua mãe

    ResponderExcluir
  5. Bem, bkt_hsa se esse é o estilo de jogo e/ou deck com que você se identifica, então está tudo bem. O importante é se divertir com o que se está em mãos. Eu mesmo sou um grande fã dos Six Samurais desde a criação deles e de fato é um deck excelente que ganhou ótimos reforços. Como disse no post, não sou contra o metagame, mas sim com o que ele gera.

    E aos outros obrigado pelos comentários, fico contente que tenham gostado do post e vou me esforça para trazer mais matérias boas e construtivas. Vlw mesmo chapas.

    ResponderExcluir
  6. Caraiooo veio!!falo tudo ai!!!faz tempo q num ouço alguem falar bem assim sobre os metas!kkk certissimo!kkk num é atoa q uso meu deck dark gaia/demsie em camp!@kkk issu pelo motivoq vc flao, diversão apenas!

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo plenamente, cara eu já peguei o yugioh na epoca dos metas mais apeloes, mas mesmo assim investi em um deck que so uma pessoa usava na minha cidade e ainda sim perdendo umas e ganhando tbm algumas e me divertia. Seu post foi otimo espero que as pessoas reflitam sobre isso, acho meio dificil q algo mude depois do post mais a esperança é a ultima que morre. Por fim segui com o deck de morphtronic ate o fim do 5ds e fim do Leo agora toh atras de outro deck tbm ignorado pelo povao Mainspring e nao me arrependo.

    ResponderExcluir
  8. bkt_hsa vc é 1 meta recalcado que só sabe joga de six(aposto) =D de six até minha vó caolha vai pro nacional =D n pense que vc é fodao porq bem antes de vc os japas ja estavam usando six e a situaçao era tao critica que o pessoal usava no side o puppet plant entaum baixa a bola seu meta e vai aprende monta deck =D

    ResponderExcluir
  9. Esse post é meu pensamento escrito. Meu deck baseado no Yusei, é de pura diversão, pra fazer monstros quase impossíveis como o Savior Star Dragon. Aí chega um manolo e diz: "Bora jogar", e começa um combo que dura umas 5 horas e já sai uns 20 passos de vantagem na sua frente. Vemos isso na maioria dos metagames. Vc perde o duelo, e no próximo, acontece o mesmo combo de 5 horas. E isso quantas vezes forem necessárias. Aí no final, o cara sai se achando o fodão com senso lógico de jogabilidade infinito. Aí eu pergunto: cadê a graça de jogar com um deck que sempre faz a mesma coisa, nada inovador, que muita gente tem e é completamente previsível? Se cada um fizesse seu próprio deck, sem CRTL C + CTRL V nas decklists, YuGiOh seria outra coisa.

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post,está assim msm hj em dia '-' nao tem diversao,o pessoal so vai na força,só escolhem decks pra zerar o LP do oponente rapido,claro q tem pessoas q escolhemo deck meta pq gosta do tipo/arquetipo do deck(eu tinha deck evil hero q eh considerado deck meta)gosto muito dos deck Hero^^ mas preferi ficar com o bom e velho Crystal Beast.enfim..ficou otimo esse post,para mim yugioh eh um jogo divertido e reune amigos e q participam de torneios relampagos como o bkt_hsa mensionou por dirversao(nunca gostei de decks metas u.u evil hero foi excessao^^)..esse post ta de parabens ^^ muito bom msm.

    ResponderExcluir
  11. Enquanto ouver alguem com criatividade sempre vai ter alguem copiando...

    ResponderExcluir
  12. -Eu vou pro nacional de Morphtronic e to loco pra pega esse tiu ae de six xD

    -Btw, Vilson parabéns pelo post, só confirmou seu status de otimo redator que tinha se formado no seu primeiro post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom... talvez com a chega dos Exeed Monsters, volte a ser o q era antes.

    ResponderExcluir
  14. primeiro evil hero naoe meta segundo mano naoq a mesma coisa o foda mano e q vcs nao investem no deck pq tem medo de gasta grana e fl q e pra diverção ai nao topa e fl q joga so pra curti foda isto mano foda mesmo
    q nem tele-dad super mega ultra divertido de joga mas os malukko aii nao sei se gasto 200 conto num tele port foda-sse mano nao quero sabe eu quero ganha e pronto topei pronto cabo

    ResponderExcluir
  15. Bom só jogo com deck montados por mim mesmo mantenho algumas cartas como Summoned Skull, Dark necrofear, mistical lamp, dark magican, sangan, milenium shield, só as classicas com algumas combinações de magicas e armadilhas novas e antigas mas nada de inovação ao extremo meta deck eh facil de usar.
    Quero ver o cara montar um deck sem ser meta e queimar a mufa para vencer.

    Yugi the king of game esse é o cara.

    ResponderExcluir
  16. Gostei de ver pessoal, afinal não sou o único que pensa dessa forma XD Nada contra mesmo evoluir o jogo ou ter essas apelosidades, isso faz parte, mas o lance é sempre priorizar o entretenimento, a diversão. Quem não se lembra antigamente o quanto era legal fazer uma jogada simples tipo invocar um Dark Magician, tipo, todos ficavam "Caraca! É o Dark Magician"
    O chapa Zao falou bem, e comentando do Yugi me lembrou que se agente for analisar o deck dele era uma misturada só! Tinha Alpha, Beta e Gamma, Queen, Jack e King Knight, Green, Yellow e Red Gadget, os Deuses! Nossa e mesmo assim ele fazia combos de fazer agente pular no sofá de empolgação.
    Todos nós continuaremos a jogar YGO, e mais Matagames irão vir e outros morrer, mas o importante é não nos deixar influenciar por isso e aos poucos diminuir esse "jogo mecanico" como citei no post.

    Vlw mesmo galera por todos os comentários =D

    Ah, e se alguem ai jogar em qualquer plataforma online (KCVDS, Nintendo DS, XP 1.8, CF, XP 2.0 ou até Dueling Network) só me procurar para umas partidas XD

    ResponderExcluir
  17. Eu sou do tempo que queria montar um deck parecido com o do Kaiba. Ele não vencia o Yugi/Atem nem a pau, mas comecei a gostar dos dragões aí.

    No começo montava deck com aquelas figurinhas de banca de esquina pois não tinha grana..., depois fui pros gameboy da vida, sempre montando dragon decks...

    Nunca copiei. No gba/nds colocava 60 cartas no deck e cobria quase todas as estratégias do jogo, trancando, recuperando LPs, tomando controle, swarm, eu me sentia o Faraó!!! Pirava quando vinha a carta necessária quando tava perdendo e acabava virando o jogo...

    Hoje eu tô montando um Dragunity Deck (tá não é só de dragão, mas gostei muito do arquétipo)e reparo que nos torneios os metadecks Disaster/Hopeless Dragon não aparecem muito no top 8 ou 32, mas continuo fã. Dragunity tem um monte de gente botando a mesma decklist e tá na mesma situação...
    todos esquecendo que existem outros dragunitys além do phalanx, legionnaire, dux e vajrayanna.

    Não tenho muita grana, mas pesquiso e estudo outras estratégias que envolvam cartas mais acessíveis. Por exemplo: Dragunity tem muito special summon, mas Pot of Duality nega special summon quando usada, além de cara... por isso nem pensar!

    Peço desculpas pelo longo comentário, mas gosto de Yu-Gi-Oh! e NÃO QUERO JOGAR COM UMA ESTRATÉGIA QUE NÃO ME REPRESENTE COMO DUELISTA.

    Vilson Stratos parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  18. Po Andre que isso, claro que não vou reclamar de comentários grandes XD Fico feliz que tenha curtido o post e concordo contigo. Vc falando do Kaiba me fez lembra, de muuuito tempo atrás, quando comecei a jogar que eu todo feliz com um Starter Deck Kaiba, ganhando todo mundo com Blue Eyes e tal até que um colega comprou um Starter Deck Pegasus e veio com Relinquished, nossa, Blue Eyes virou nada perto dessa apelação XD

    ResponderExcluir
  19. Sensacional seu post, concordo com você e acho que deveríamos espalhar essa ideia a fim de buscarmos uma mudança para o cenário atual. Se alguém tiver uma ideia, poste.

    ResponderExcluir
  20. Mano eu achei otimo tava pesquisando um deck novo pra fazer mais depois de ver isso decidi criar meu proprio deck.

    ResponderExcluir
  21. Pows, gostei demais do post. Eu tinha postado um deck de Dark Magician q eu criei pra avaliarem numa comu do orkut e oq fizeram? me jogaram pedras.

    Botaram o deck fodão do campeão do YCS Charlotte. Nem curti.

    Esse metas de hj só servem para ganhar mesmo, ta certissimo.

    Eu sou do tempo em que Dark Magician e Summoned Skull eram o terror qdo estavam no campo, agora todo mundo despreza.

    Eu tbm nem copio. Pra vc ter uma ideia, eu criei um Lavalsworn (ideia maluca) que nem rodou, mas pelo menos eu tentei inovar xD

    E os metas de hj estão mt enjoados, só tem uma estratégia. Eu curto mt é Spellcaster como eu disse no post acima. Dizem que é lixo mas eu acho q o meu está mt bem montado.

    mals pelo livro

    ResponderExcluir
  22. Outra coisa q ferra com os q montam um deck com criatividade é quando o cara ganha um torneio com o seu proprio deck e nao com um deck meta, e ele tem q postar a sua deck list dai todo mundo vai la e copia e o deck que era so dele acaba virando um metagame, foi o q aconteceu com o meta rabbit, no começo ninguem usava ele com os dino ate alguem ganhar um campeonato com esse deck e teve que postar a deck list na net pq eram normas do campeonato e dai todo mundo copiou e virou um metagame. Eu particularmente sou contra essa de haver um campeonato e o vencedor ter que postar a sua deck list, se nao houvesse isso nao teria hj em dia tanto metagame!!!

    ResponderExcluir